Clube de Ciências: uma atividade lúdica para o ensino de conceitos químicos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Didática Sistêmica |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/2937 |
Resumo: | Este trabalho apresenta a constituição e ações de um clube de ciências com o objetivo de discutir conceitos químicos por meio de atividades lúdicas. A abordagem utilizada é a qualitativa do tipo estudo de casos. O clube de ciências foi constituído por 15 alunos de três séries diferentes do ensino médio de uma escola pública na cidade de Goiânia – Goiás. Foram desenvolvidas 4 atividades durante o ano letivo que incluíam a utilização de jogos e a execução de uma atividade lúdico do tipo jogo teatral, além de leituras e interpretações de textos científicos. Os resultados mostraram que os clubes de ciência podem se tornar uma estratégia de avaliação do conhecimento químico e também um espaço não formal de debate e discussão científica. O clube socializa os alunos e ainda promove melhorias na sala de aula formal. |
id |
FURG-12_505896969a5b5fe1da8c19b9c331bc51 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/2937 |
network_acronym_str |
FURG-12 |
network_name_str |
Revista Didática Sistêmica |
repository_id_str |
|
spelling |
Clube de Ciências: uma atividade lúdica para o ensino de conceitos químicosClube de ciências. Atividades lúdicas. Ensino de química.Este trabalho apresenta a constituição e ações de um clube de ciências com o objetivo de discutir conceitos químicos por meio de atividades lúdicas. A abordagem utilizada é a qualitativa do tipo estudo de casos. O clube de ciências foi constituído por 15 alunos de três séries diferentes do ensino médio de uma escola pública na cidade de Goiânia – Goiás. Foram desenvolvidas 4 atividades durante o ano letivo que incluíam a utilização de jogos e a execução de uma atividade lúdico do tipo jogo teatral, além de leituras e interpretações de textos científicos. Os resultados mostraram que os clubes de ciência podem se tornar uma estratégia de avaliação do conhecimento químico e também um espaço não formal de debate e discussão científica. O clube socializa os alunos e ainda promove melhorias na sala de aula formal.Lepidus2013-02-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/2937Revista Didática Sistêmica; v. 14 n. 2 (2012); 46 - 611809-3108reponame:Revista Didática Sistêmicainstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/2937/1962Copyright (c) 2014 Revista Didática Sistêmicainfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Adriano José deBotter Junior, WilsonSoares, Márlon Herbert Flora Barbosa2018-11-08T18:41:07Zoai:periodicos.furg.br:article/2937Revistahttps://periodicos.furg.br/redsisPUBhttps://periodicos.furg.br/redsis/oairevdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com1809-31081809-3108opendoar:2018-11-08T18:41:07Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Clube de Ciências: uma atividade lúdica para o ensino de conceitos químicos |
title |
Clube de Ciências: uma atividade lúdica para o ensino de conceitos químicos |
spellingShingle |
Clube de Ciências: uma atividade lúdica para o ensino de conceitos químicos Oliveira, Adriano José de Clube de ciências. Atividades lúdicas. Ensino de química. |
title_short |
Clube de Ciências: uma atividade lúdica para o ensino de conceitos químicos |
title_full |
Clube de Ciências: uma atividade lúdica para o ensino de conceitos químicos |
title_fullStr |
Clube de Ciências: uma atividade lúdica para o ensino de conceitos químicos |
title_full_unstemmed |
Clube de Ciências: uma atividade lúdica para o ensino de conceitos químicos |
title_sort |
Clube de Ciências: uma atividade lúdica para o ensino de conceitos químicos |
author |
Oliveira, Adriano José de |
author_facet |
Oliveira, Adriano José de Botter Junior, Wilson Soares, Márlon Herbert Flora Barbosa |
author_role |
author |
author2 |
Botter Junior, Wilson Soares, Márlon Herbert Flora Barbosa |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Adriano José de Botter Junior, Wilson Soares, Márlon Herbert Flora Barbosa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Clube de ciências. Atividades lúdicas. Ensino de química. |
topic |
Clube de ciências. Atividades lúdicas. Ensino de química. |
description |
Este trabalho apresenta a constituição e ações de um clube de ciências com o objetivo de discutir conceitos químicos por meio de atividades lúdicas. A abordagem utilizada é a qualitativa do tipo estudo de casos. O clube de ciências foi constituído por 15 alunos de três séries diferentes do ensino médio de uma escola pública na cidade de Goiânia – Goiás. Foram desenvolvidas 4 atividades durante o ano letivo que incluíam a utilização de jogos e a execução de uma atividade lúdico do tipo jogo teatral, além de leituras e interpretações de textos científicos. Os resultados mostraram que os clubes de ciência podem se tornar uma estratégia de avaliação do conhecimento químico e também um espaço não formal de debate e discussão científica. O clube socializa os alunos e ainda promove melhorias na sala de aula formal. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-02-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/2937 |
url |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/2937 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/2937/1962 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 Revista Didática Sistêmica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 Revista Didática Sistêmica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Didática Sistêmica; v. 14 n. 2 (2012); 46 - 61 1809-3108 reponame:Revista Didática Sistêmica instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Revista Didática Sistêmica |
collection |
Revista Didática Sistêmica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com |
_version_ |
1797041940069351425 |