EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM BALANÇO DAS DISSERTAÇÕES E TESES DA ÚLTIMA DÉCADA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duarte, Leonardo de Carvalho
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Neira, Marcos Garcia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Didática Sistêmica
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/12886
Resumo: O artigo analisa as pesquisas no âmbito da pós-graduação realizadas durante a última década (2010 – 2020), com objetivo de identificar possíveis mudanças paradigmáticas nos estudos mais recentes sobre a Educação Física na Educação Infantil. Para tanto, recorre à Biblioteca Digital de Teses e Dissertações para empreender um gesto descritivo-analítico que permitiu compor o campo e caracterizar a produção acadêmico-científica sobre o tema. A análise de 07 teses de doutorado e 47 dissertações de mestrado permitiu evidenciar a aproximação da área com referenciais contemporâneos das Ciências Humanas e Sociais, preservando alguma incidência da Psicologia do Desenvolvimento, mas ampliando o diálogo com as teorias curriculares críticas e pós-críticas. Os trabalhos da última década consideram, significativamente, a produção dos estudos sociais da infância, porém, ainda persiste o desafio da escuta, participação e coautoria das crianças em pesquisas e práticas pedagógicas da Educação Física na Educação Infantil.
id FURG-12_58197c1ce055c16c12e5a7601278c484
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/12886
network_acronym_str FURG-12
network_name_str Revista Didática Sistêmica
repository_id_str
spelling EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM BALANÇO DAS DISSERTAÇÕES E TESES DA ÚLTIMA DÉCADAO artigo analisa as pesquisas no âmbito da pós-graduação realizadas durante a última década (2010 – 2020), com objetivo de identificar possíveis mudanças paradigmáticas nos estudos mais recentes sobre a Educação Física na Educação Infantil. Para tanto, recorre à Biblioteca Digital de Teses e Dissertações para empreender um gesto descritivo-analítico que permitiu compor o campo e caracterizar a produção acadêmico-científica sobre o tema. A análise de 07 teses de doutorado e 47 dissertações de mestrado permitiu evidenciar a aproximação da área com referenciais contemporâneos das Ciências Humanas e Sociais, preservando alguma incidência da Psicologia do Desenvolvimento, mas ampliando o diálogo com as teorias curriculares críticas e pós-críticas. Os trabalhos da última década consideram, significativamente, a produção dos estudos sociais da infância, porém, ainda persiste o desafio da escuta, participação e coautoria das crianças em pesquisas e práticas pedagógicas da Educação Física na Educação Infantil.Lepidus2022-01-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1288610.14295/rds.v23i1.12886Revista Didática Sistêmica; v. 23 n. 1 (2021): DOSSIÊ: Da inserção à legitimação: dilemas e perspectivas da educação física com a educação infantil e DOSSIÊ: Múltiplas linguagens nas infâncias; 16-341809-3108reponame:Revista Didática Sistêmicainstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/12886/9233Copyright (c) 2022 Revista Didática Sistêmicainfo:eu-repo/semantics/openAccessDuarte, Leonardo de CarvalhoNeira, Marcos Garcia2022-01-24T16:07:06Zoai:periodicos.furg.br:article/12886Revistahttps://periodicos.furg.br/redsisPUBhttps://periodicos.furg.br/redsis/oairevdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com1809-31081809-3108opendoar:2022-01-24T16:07:06Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM BALANÇO DAS DISSERTAÇÕES E TESES DA ÚLTIMA DÉCADA
title EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM BALANÇO DAS DISSERTAÇÕES E TESES DA ÚLTIMA DÉCADA
spellingShingle EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM BALANÇO DAS DISSERTAÇÕES E TESES DA ÚLTIMA DÉCADA
Duarte, Leonardo de Carvalho
title_short EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM BALANÇO DAS DISSERTAÇÕES E TESES DA ÚLTIMA DÉCADA
title_full EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM BALANÇO DAS DISSERTAÇÕES E TESES DA ÚLTIMA DÉCADA
title_fullStr EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM BALANÇO DAS DISSERTAÇÕES E TESES DA ÚLTIMA DÉCADA
title_full_unstemmed EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM BALANÇO DAS DISSERTAÇÕES E TESES DA ÚLTIMA DÉCADA
title_sort EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM BALANÇO DAS DISSERTAÇÕES E TESES DA ÚLTIMA DÉCADA
author Duarte, Leonardo de Carvalho
author_facet Duarte, Leonardo de Carvalho
Neira, Marcos Garcia
author_role author
author2 Neira, Marcos Garcia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Duarte, Leonardo de Carvalho
Neira, Marcos Garcia
description O artigo analisa as pesquisas no âmbito da pós-graduação realizadas durante a última década (2010 – 2020), com objetivo de identificar possíveis mudanças paradigmáticas nos estudos mais recentes sobre a Educação Física na Educação Infantil. Para tanto, recorre à Biblioteca Digital de Teses e Dissertações para empreender um gesto descritivo-analítico que permitiu compor o campo e caracterizar a produção acadêmico-científica sobre o tema. A análise de 07 teses de doutorado e 47 dissertações de mestrado permitiu evidenciar a aproximação da área com referenciais contemporâneos das Ciências Humanas e Sociais, preservando alguma incidência da Psicologia do Desenvolvimento, mas ampliando o diálogo com as teorias curriculares críticas e pós-críticas. Os trabalhos da última década consideram, significativamente, a produção dos estudos sociais da infância, porém, ainda persiste o desafio da escuta, participação e coautoria das crianças em pesquisas e práticas pedagógicas da Educação Física na Educação Infantil.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/12886
10.14295/rds.v23i1.12886
url https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/12886
identifier_str_mv 10.14295/rds.v23i1.12886
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/12886/9233
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Didática Sistêmica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Didática Sistêmica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv Revista Didática Sistêmica; v. 23 n. 1 (2021): DOSSIÊ: Da inserção à legitimação: dilemas e perspectivas da educação física com a educação infantil e DOSSIÊ: Múltiplas linguagens nas infâncias; 16-34
1809-3108
reponame:Revista Didática Sistêmica
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Revista Didática Sistêmica
collection Revista Didática Sistêmica
repository.name.fl_str_mv Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv revdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com
_version_ 1797041941515337728