Os impactos da pandemia da COVID-19 sobre a educação brasileira: balanço tendencial das dissertações e teses

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Marcela Rodrigues do Nascimento
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/40020
Resumo: The objective of this study was to examine the impacts caused by the Covid-19 pandemic on Brazilian school education, through a trend balance of doctoral theses and master's dissertations present in the Catalog of Theses and Dissertations CAPES in the period from 2020 to 2022, in order to verify the initiatives of the Brazilian university in the immediate period in which the pandemic spread across the country. Using the descriptor "Covid-19 AND education", 376 productions were initially selected, which, after deleting those that did not return specifically for analysis of the investigated relationship, resulting in a documentary corpus of 183 theses and dissertations. Having as theoretical support the contributions of cultural materialism by Williams (1980), we investigated the institutional authorship (graduate program, higher education institution and area of knowledge), specific focuses and procedures were investigated. The data found were organized in tables and graphs, which, through the use of the statistical treatment software Sphinx iQ2, showed the effort of public and private higher education institutions (especially the former) in the search for elements that could contribute to minimization of the effects of the pandemic on school education, through a diversity of perspectives, which made up a substantive set of analyzes and proposals for overcoming these effects
id PUC_SP-1_f9a7be514a5a4627c3a44653b3ccce87
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/40020
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Bueno, José Geraldo Silveirahttp://lattes.cnpq.br/7661176986869406http://lattes.cnpq.br/5185069422587020Souza, Marcela Rodrigues do Nascimento2023-12-01T15:22:23Z2023-12-01T15:22:23Z2023-10-16Souza, Marcela Rodrigues do Nascimento. Os impactos da pandemia da COVID-19 sobre a educação brasileira: balanço tendencial das dissertações e teses. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2023.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/40020The objective of this study was to examine the impacts caused by the Covid-19 pandemic on Brazilian school education, through a trend balance of doctoral theses and master's dissertations present in the Catalog of Theses and Dissertations CAPES in the period from 2020 to 2022, in order to verify the initiatives of the Brazilian university in the immediate period in which the pandemic spread across the country. Using the descriptor "Covid-19 AND education", 376 productions were initially selected, which, after deleting those that did not return specifically for analysis of the investigated relationship, resulting in a documentary corpus of 183 theses and dissertations. Having as theoretical support the contributions of cultural materialism by Williams (1980), we investigated the institutional authorship (graduate program, higher education institution and area of knowledge), specific focuses and procedures were investigated. The data found were organized in tables and graphs, which, through the use of the statistical treatment software Sphinx iQ2, showed the effort of public and private higher education institutions (especially the former) in the search for elements that could contribute to minimization of the effects of the pandemic on school education, through a diversity of perspectives, which made up a substantive set of analyzes and proposals for overcoming these effectsO objetivo deste estudo foi o de examinar os impactos causados pela pandemia da Covid-19 sobre a educação escolar brasileira, por meio de balanço tendencial de teses de doutorado e dissertações de mestrado presentes no Catálogo de Teses e Dissertações CAPES, no período de 2020 a 2022, no intuito de verificar as iniciativas da universidade brasileira no imediato período em que a pandemia se disseminou pelo País. Pelo emprego do descritor "Covid-19 AND educação" foram selecionadas, inicialmente, 376 produções, as quais, após a supressão das que não se voltaram especificamente para análise da relação investigada, resultou em corpus documental de 183 teses e dissertações. Tendo como apoio teórico as contribuições do materialismo cultural de Williams (1980), investigou-se as autorias institucionais (programa de pós-graduação, instituição de ensino superior e área de conhecimento), os focos específicos e os procedimentos utilizados. Os dados encontrados foram organizados em tabelas e gráficos, os quais, por meio da utilização do software de tratamento estatístico Sphinx iQ2, evidenciaram o esforço das IES públicas e privadas (com destaque para as primeiras) na busca de elementos que pudessem contribuir para a diminuição dos efeitos da pandemia sobre a educação escolar, por meio de uma diversidade de perspectivas, que compuseram um conjunto substantivo de análises e proposições para a superação desses efeitosCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPESporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, SociedadePUC-SPBrasilFaculdade de EducaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOEducação escolarDesigualdades sociaisPesquisa educacionalPesquisa bibliográficaSchool educationSocial inequalitiesEducational researchBibliographic researchOs impactos da pandemia da COVID-19 sobre a educação brasileira: balanço tendencial das dissertações e tesesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALMarcela Rodrigues do Nascimento Souza.pdfapplication/pdf1142182https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/40020/1/Marcela%20Rodrigues%20do%20Nascimento%20Souza.pdf025e0ea0835f8c449702b7160399f682MD51TEXTMarcela Rodrigues do Nascimento Souza.pdf.txtMarcela Rodrigues do Nascimento Souza.pdf.txtExtracted texttext/plain230240https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/40020/2/Marcela%20Rodrigues%20do%20Nascimento%20Souza.pdf.txt3137d57c91dc6abe2accd3ec2b854d7aMD52THUMBNAILMarcela Rodrigues do Nascimento Souza.pdf.jpgMarcela Rodrigues do Nascimento Souza.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1247https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/40020/3/Marcela%20Rodrigues%20do%20Nascimento%20Souza.pdf.jpg1807259a2d6f3e3c7e24c29d4dd839acMD53handle/400202023-12-04 08:38:48.491oai:repositorio.pucsp.br:handle/40020Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-12-04T11:38:48Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Os impactos da pandemia da COVID-19 sobre a educação brasileira: balanço tendencial das dissertações e teses
title Os impactos da pandemia da COVID-19 sobre a educação brasileira: balanço tendencial das dissertações e teses
spellingShingle Os impactos da pandemia da COVID-19 sobre a educação brasileira: balanço tendencial das dissertações e teses
Souza, Marcela Rodrigues do Nascimento
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Educação escolar
Desigualdades sociais
Pesquisa educacional
Pesquisa bibliográfica
School education
Social inequalities
Educational research
Bibliographic research
title_short Os impactos da pandemia da COVID-19 sobre a educação brasileira: balanço tendencial das dissertações e teses
title_full Os impactos da pandemia da COVID-19 sobre a educação brasileira: balanço tendencial das dissertações e teses
title_fullStr Os impactos da pandemia da COVID-19 sobre a educação brasileira: balanço tendencial das dissertações e teses
title_full_unstemmed Os impactos da pandemia da COVID-19 sobre a educação brasileira: balanço tendencial das dissertações e teses
title_sort Os impactos da pandemia da COVID-19 sobre a educação brasileira: balanço tendencial das dissertações e teses
author Souza, Marcela Rodrigues do Nascimento
author_facet Souza, Marcela Rodrigues do Nascimento
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Bueno, José Geraldo Silveira
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7661176986869406
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5185069422587020
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Marcela Rodrigues do Nascimento
contributor_str_mv Bueno, José Geraldo Silveira
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Educação escolar
Desigualdades sociais
Pesquisa educacional
Pesquisa bibliográfica
School education
Social inequalities
Educational research
Bibliographic research
dc.subject.por.fl_str_mv Educação escolar
Desigualdades sociais
Pesquisa educacional
Pesquisa bibliográfica
dc.subject.eng.fl_str_mv School education
Social inequalities
Educational research
Bibliographic research
description The objective of this study was to examine the impacts caused by the Covid-19 pandemic on Brazilian school education, through a trend balance of doctoral theses and master's dissertations present in the Catalog of Theses and Dissertations CAPES in the period from 2020 to 2022, in order to verify the initiatives of the Brazilian university in the immediate period in which the pandemic spread across the country. Using the descriptor "Covid-19 AND education", 376 productions were initially selected, which, after deleting those that did not return specifically for analysis of the investigated relationship, resulting in a documentary corpus of 183 theses and dissertations. Having as theoretical support the contributions of cultural materialism by Williams (1980), we investigated the institutional authorship (graduate program, higher education institution and area of knowledge), specific focuses and procedures were investigated. The data found were organized in tables and graphs, which, through the use of the statistical treatment software Sphinx iQ2, showed the effort of public and private higher education institutions (especially the former) in the search for elements that could contribute to minimization of the effects of the pandemic on school education, through a diversity of perspectives, which made up a substantive set of analyzes and proposals for overcoming these effects
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-12-01T15:22:23Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-12-01T15:22:23Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-10-16
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Souza, Marcela Rodrigues do Nascimento. Os impactos da pandemia da COVID-19 sobre a educação brasileira: balanço tendencial das dissertações e teses. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2023.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/40020
identifier_str_mv Souza, Marcela Rodrigues do Nascimento. Os impactos da pandemia da COVID-19 sobre a educação brasileira: balanço tendencial das dissertações e teses. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2023.
url https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/40020
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/40020/1/Marcela%20Rodrigues%20do%20Nascimento%20Souza.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/40020/2/Marcela%20Rodrigues%20do%20Nascimento%20Souza.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/40020/3/Marcela%20Rodrigues%20do%20Nascimento%20Souza.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 025e0ea0835f8c449702b7160399f682
3137d57c91dc6abe2accd3ec2b854d7a
1807259a2d6f3e3c7e24c29d4dd839ac
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809277806744436736