EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM BALANÇO DAS DISSERTAÇÕES E TESES DA ÚLTIMA DÉCADA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Didática Sistêmica |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/12886 |
Resumo: | O artigo analisa as pesquisas no âmbito da pós-graduação realizadas durante a última década (2010 – 2020), com objetivo de identificar possíveis mudanças paradigmáticas nos estudos mais recentes sobre a Educação Física na Educação Infantil. Para tanto, recorre à Biblioteca Digital de Teses e Dissertações para empreender um gesto descritivo-analítico que permitiu compor o campo e caracterizar a produção acadêmico-científica sobre o tema. A análise de 07 teses de doutorado e 47 dissertações de mestrado permitiu evidenciar a aproximação da área com referenciais contemporâneos das Ciências Humanas e Sociais, preservando alguma incidência da Psicologia do Desenvolvimento, mas ampliando o diálogo com as teorias curriculares críticas e pós-críticas. Os trabalhos da última década consideram, significativamente, a produção dos estudos sociais da infância, porém, ainda persiste o desafio da escuta, participação e coautoria das crianças em pesquisas e práticas pedagógicas da Educação Física na Educação Infantil. |
id |
FURG-12_58197c1ce055c16c12e5a7601278c484 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/12886 |
network_acronym_str |
FURG-12 |
network_name_str |
Revista Didática Sistêmica |
repository_id_str |
|
spelling |
EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM BALANÇO DAS DISSERTAÇÕES E TESES DA ÚLTIMA DÉCADAO artigo analisa as pesquisas no âmbito da pós-graduação realizadas durante a última década (2010 – 2020), com objetivo de identificar possíveis mudanças paradigmáticas nos estudos mais recentes sobre a Educação Física na Educação Infantil. Para tanto, recorre à Biblioteca Digital de Teses e Dissertações para empreender um gesto descritivo-analítico que permitiu compor o campo e caracterizar a produção acadêmico-científica sobre o tema. A análise de 07 teses de doutorado e 47 dissertações de mestrado permitiu evidenciar a aproximação da área com referenciais contemporâneos das Ciências Humanas e Sociais, preservando alguma incidência da Psicologia do Desenvolvimento, mas ampliando o diálogo com as teorias curriculares críticas e pós-críticas. Os trabalhos da última década consideram, significativamente, a produção dos estudos sociais da infância, porém, ainda persiste o desafio da escuta, participação e coautoria das crianças em pesquisas e práticas pedagógicas da Educação Física na Educação Infantil.Lepidus2022-01-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1288610.14295/rds.v23i1.12886Revista Didática Sistêmica; v. 23 n. 1 (2021): DOSSIÊ: Da inserção à legitimação: dilemas e perspectivas da educação física com a educação infantil e DOSSIÊ: Múltiplas linguagens nas infâncias; 16-341809-3108reponame:Revista Didática Sistêmicainstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/12886/9233Copyright (c) 2022 Revista Didática Sistêmicainfo:eu-repo/semantics/openAccessDuarte, Leonardo de CarvalhoNeira, Marcos Garcia2022-01-24T16:07:06Zoai:periodicos.furg.br:article/12886Revistahttps://periodicos.furg.br/redsisPUBhttps://periodicos.furg.br/redsis/oairevdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com1809-31081809-3108opendoar:2022-01-24T16:07:06Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM BALANÇO DAS DISSERTAÇÕES E TESES DA ÚLTIMA DÉCADA |
title |
EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM BALANÇO DAS DISSERTAÇÕES E TESES DA ÚLTIMA DÉCADA |
spellingShingle |
EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM BALANÇO DAS DISSERTAÇÕES E TESES DA ÚLTIMA DÉCADA Duarte, Leonardo de Carvalho |
title_short |
EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM BALANÇO DAS DISSERTAÇÕES E TESES DA ÚLTIMA DÉCADA |
title_full |
EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM BALANÇO DAS DISSERTAÇÕES E TESES DA ÚLTIMA DÉCADA |
title_fullStr |
EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM BALANÇO DAS DISSERTAÇÕES E TESES DA ÚLTIMA DÉCADA |
title_full_unstemmed |
EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM BALANÇO DAS DISSERTAÇÕES E TESES DA ÚLTIMA DÉCADA |
title_sort |
EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM BALANÇO DAS DISSERTAÇÕES E TESES DA ÚLTIMA DÉCADA |
author |
Duarte, Leonardo de Carvalho |
author_facet |
Duarte, Leonardo de Carvalho Neira, Marcos Garcia |
author_role |
author |
author2 |
Neira, Marcos Garcia |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Duarte, Leonardo de Carvalho Neira, Marcos Garcia |
description |
O artigo analisa as pesquisas no âmbito da pós-graduação realizadas durante a última década (2010 – 2020), com objetivo de identificar possíveis mudanças paradigmáticas nos estudos mais recentes sobre a Educação Física na Educação Infantil. Para tanto, recorre à Biblioteca Digital de Teses e Dissertações para empreender um gesto descritivo-analítico que permitiu compor o campo e caracterizar a produção acadêmico-científica sobre o tema. A análise de 07 teses de doutorado e 47 dissertações de mestrado permitiu evidenciar a aproximação da área com referenciais contemporâneos das Ciências Humanas e Sociais, preservando alguma incidência da Psicologia do Desenvolvimento, mas ampliando o diálogo com as teorias curriculares críticas e pós-críticas. Os trabalhos da última década consideram, significativamente, a produção dos estudos sociais da infância, porém, ainda persiste o desafio da escuta, participação e coautoria das crianças em pesquisas e práticas pedagógicas da Educação Física na Educação Infantil. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-01-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/12886 10.14295/rds.v23i1.12886 |
url |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/12886 |
identifier_str_mv |
10.14295/rds.v23i1.12886 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/12886/9233 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Didática Sistêmica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Didática Sistêmica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Didática Sistêmica; v. 23 n. 1 (2021): DOSSIÊ: Da inserção à legitimação: dilemas e perspectivas da educação física com a educação infantil e DOSSIÊ: Múltiplas linguagens nas infâncias; 16-34 1809-3108 reponame:Revista Didática Sistêmica instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Revista Didática Sistêmica |
collection |
Revista Didática Sistêmica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com |
_version_ |
1797041941515337728 |