Abordagem de conceitos químicos em livros didáticos de Ciências do 9º ano: do texto ao contexto
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Didática Sistêmica |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/4800 |
Resumo: | O livro didático é uma importante ferramenta utilizada pelo professor e pelos alunos, tendo uma função determinante no processo de ensino aprendizagem e exercendo grandes influências quanto às concepções de conteúdo. Assim os livros didáticos de ciências devem apresentar uma abordagem coletiva e complexa a respeito dos conhecimentos científicos, sendo estes apresentados de forma cientificamente correta, com a linguagem adequada à faixa etária da série a ser trabalhada e com ilustrações que possam ajudar numa melhor compreensão dos conceitos. Neste âmbito, o presente trabalho investigou como os livros didáticos de Ciências de nono ano vêm trabalhando os conceitos de química. A pesquisa, realizada no enfoque qualitativo, se pautou em uma análise documental de três livros aprovados no PNLD. Identificou-se, nos livros analisados, a presença de conceitos químicos com conceitos equivocados e errôneos ou desatualizados e inclusão e apresentação de ideias não convencionais com a ciência. |
id |
FURG-12_5ce2e241b13ddeddcda90df768c59fed |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/4800 |
network_acronym_str |
FURG-12 |
network_name_str |
Revista Didática Sistêmica |
repository_id_str |
|
spelling |
Abordagem de conceitos químicos em livros didáticos de Ciências do 9º ano: do texto ao contextoLivros didáticos. Conceitos químicos. Conhecimento cientificoO livro didático é uma importante ferramenta utilizada pelo professor e pelos alunos, tendo uma função determinante no processo de ensino aprendizagem e exercendo grandes influências quanto às concepções de conteúdo. Assim os livros didáticos de ciências devem apresentar uma abordagem coletiva e complexa a respeito dos conhecimentos científicos, sendo estes apresentados de forma cientificamente correta, com a linguagem adequada à faixa etária da série a ser trabalhada e com ilustrações que possam ajudar numa melhor compreensão dos conceitos. Neste âmbito, o presente trabalho investigou como os livros didáticos de Ciências de nono ano vêm trabalhando os conceitos de química. A pesquisa, realizada no enfoque qualitativo, se pautou em uma análise documental de três livros aprovados no PNLD. Identificou-se, nos livros analisados, a presença de conceitos químicos com conceitos equivocados e errôneos ou desatualizados e inclusão e apresentação de ideias não convencionais com a ciência.Lepidus2016-05-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/4800Revista Didática Sistêmica; v. 17 n. 1 (2015); 15-281809-3108reponame:Revista Didática Sistêmicainstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/4800/3572Copyright (c) 2016 Revista Didática Sistêmicainfo:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Mariangela C. S.Mesquita, Nyuara A. S.2018-11-08T18:38:37Zoai:periodicos.furg.br:article/4800Revistahttps://periodicos.furg.br/redsisPUBhttps://periodicos.furg.br/redsis/oairevdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com1809-31081809-3108opendoar:2018-11-08T18:38:37Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Abordagem de conceitos químicos em livros didáticos de Ciências do 9º ano: do texto ao contexto |
title |
Abordagem de conceitos químicos em livros didáticos de Ciências do 9º ano: do texto ao contexto |
spellingShingle |
Abordagem de conceitos químicos em livros didáticos de Ciências do 9º ano: do texto ao contexto Costa, Mariangela C. S. Livros didáticos. Conceitos químicos. Conhecimento cientifico |
title_short |
Abordagem de conceitos químicos em livros didáticos de Ciências do 9º ano: do texto ao contexto |
title_full |
Abordagem de conceitos químicos em livros didáticos de Ciências do 9º ano: do texto ao contexto |
title_fullStr |
Abordagem de conceitos químicos em livros didáticos de Ciências do 9º ano: do texto ao contexto |
title_full_unstemmed |
Abordagem de conceitos químicos em livros didáticos de Ciências do 9º ano: do texto ao contexto |
title_sort |
Abordagem de conceitos químicos em livros didáticos de Ciências do 9º ano: do texto ao contexto |
author |
Costa, Mariangela C. S. |
author_facet |
Costa, Mariangela C. S. Mesquita, Nyuara A. S. |
author_role |
author |
author2 |
Mesquita, Nyuara A. S. |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Mariangela C. S. Mesquita, Nyuara A. S. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Livros didáticos. Conceitos químicos. Conhecimento cientifico |
topic |
Livros didáticos. Conceitos químicos. Conhecimento cientifico |
description |
O livro didático é uma importante ferramenta utilizada pelo professor e pelos alunos, tendo uma função determinante no processo de ensino aprendizagem e exercendo grandes influências quanto às concepções de conteúdo. Assim os livros didáticos de ciências devem apresentar uma abordagem coletiva e complexa a respeito dos conhecimentos científicos, sendo estes apresentados de forma cientificamente correta, com a linguagem adequada à faixa etária da série a ser trabalhada e com ilustrações que possam ajudar numa melhor compreensão dos conceitos. Neste âmbito, o presente trabalho investigou como os livros didáticos de Ciências de nono ano vêm trabalhando os conceitos de química. A pesquisa, realizada no enfoque qualitativo, se pautou em uma análise documental de três livros aprovados no PNLD. Identificou-se, nos livros analisados, a presença de conceitos químicos com conceitos equivocados e errôneos ou desatualizados e inclusão e apresentação de ideias não convencionais com a ciência. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-05-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/4800 |
url |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/4800 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/4800/3572 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Didática Sistêmica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Didática Sistêmica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Didática Sistêmica; v. 17 n. 1 (2015); 15-28 1809-3108 reponame:Revista Didática Sistêmica instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Revista Didática Sistêmica |
collection |
Revista Didática Sistêmica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com |
_version_ |
1797041940470956032 |