Abordagem de conceitos químicos em livros didáticos de Ciências do 9º ano: do texto ao contexto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Mariangela C. S.
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Mesquita, Nyuara A. S.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Didática Sistêmica
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/4800
Resumo: O livro didático é uma importante ferramenta utilizada pelo professor e pelos alunos, tendo uma função determinante no processo de ensino aprendizagem e exercendo grandes influências quanto às concepções de conteúdo. Assim os livros didáticos de ciências devem apresentar uma abordagem coletiva e complexa a respeito dos conhecimentos científicos, sendo estes apresentados de forma cientificamente correta, com a linguagem adequada à faixa etária da série a ser trabalhada e com ilustrações que possam ajudar numa melhor compreensão dos conceitos. Neste âmbito, o presente trabalho investigou como os livros didáticos de Ciências de nono ano vêm trabalhando os conceitos de química. A pesquisa, realizada no enfoque qualitativo, se pautou em uma análise documental de três livros aprovados no PNLD. Identificou-se, nos livros analisados, a presença de conceitos químicos com conceitos equivocados e errôneos ou desatualizados e inclusão e apresentação de ideias não convencionais com a ciência.
id FURG-12_5ce2e241b13ddeddcda90df768c59fed
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/4800
network_acronym_str FURG-12
network_name_str Revista Didática Sistêmica
repository_id_str
spelling Abordagem de conceitos químicos em livros didáticos de Ciências do 9º ano: do texto ao contextoLivros didáticos. Conceitos químicos. Conhecimento cientificoO livro didático é uma importante ferramenta utilizada pelo professor e pelos alunos, tendo uma função determinante no processo de ensino aprendizagem e exercendo grandes influências quanto às concepções de conteúdo. Assim os livros didáticos de ciências devem apresentar uma abordagem coletiva e complexa a respeito dos conhecimentos científicos, sendo estes apresentados de forma cientificamente correta, com a linguagem adequada à faixa etária da série a ser trabalhada e com ilustrações que possam ajudar numa melhor compreensão dos conceitos. Neste âmbito, o presente trabalho investigou como os livros didáticos de Ciências de nono ano vêm trabalhando os conceitos de química. A pesquisa, realizada no enfoque qualitativo, se pautou em uma análise documental de três livros aprovados no PNLD. Identificou-se, nos livros analisados, a presença de conceitos químicos com conceitos equivocados e errôneos ou desatualizados e inclusão e apresentação de ideias não convencionais com a ciência.Lepidus2016-05-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/4800Revista Didática Sistêmica; v. 17 n. 1 (2015); 15-281809-3108reponame:Revista Didática Sistêmicainstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/4800/3572Copyright (c) 2016 Revista Didática Sistêmicainfo:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Mariangela C. S.Mesquita, Nyuara A. S.2018-11-08T18:38:37Zoai:periodicos.furg.br:article/4800Revistahttps://periodicos.furg.br/redsisPUBhttps://periodicos.furg.br/redsis/oairevdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com1809-31081809-3108opendoar:2018-11-08T18:38:37Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Abordagem de conceitos químicos em livros didáticos de Ciências do 9º ano: do texto ao contexto
title Abordagem de conceitos químicos em livros didáticos de Ciências do 9º ano: do texto ao contexto
spellingShingle Abordagem de conceitos químicos em livros didáticos de Ciências do 9º ano: do texto ao contexto
Costa, Mariangela C. S.
Livros didáticos. Conceitos químicos. Conhecimento cientifico
title_short Abordagem de conceitos químicos em livros didáticos de Ciências do 9º ano: do texto ao contexto
title_full Abordagem de conceitos químicos em livros didáticos de Ciências do 9º ano: do texto ao contexto
title_fullStr Abordagem de conceitos químicos em livros didáticos de Ciências do 9º ano: do texto ao contexto
title_full_unstemmed Abordagem de conceitos químicos em livros didáticos de Ciências do 9º ano: do texto ao contexto
title_sort Abordagem de conceitos químicos em livros didáticos de Ciências do 9º ano: do texto ao contexto
author Costa, Mariangela C. S.
author_facet Costa, Mariangela C. S.
Mesquita, Nyuara A. S.
author_role author
author2 Mesquita, Nyuara A. S.
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Mariangela C. S.
Mesquita, Nyuara A. S.
dc.subject.por.fl_str_mv Livros didáticos. Conceitos químicos. Conhecimento cientifico
topic Livros didáticos. Conceitos químicos. Conhecimento cientifico
description O livro didático é uma importante ferramenta utilizada pelo professor e pelos alunos, tendo uma função determinante no processo de ensino aprendizagem e exercendo grandes influências quanto às concepções de conteúdo. Assim os livros didáticos de ciências devem apresentar uma abordagem coletiva e complexa a respeito dos conhecimentos científicos, sendo estes apresentados de forma cientificamente correta, com a linguagem adequada à faixa etária da série a ser trabalhada e com ilustrações que possam ajudar numa melhor compreensão dos conceitos. Neste âmbito, o presente trabalho investigou como os livros didáticos de Ciências de nono ano vêm trabalhando os conceitos de química. A pesquisa, realizada no enfoque qualitativo, se pautou em uma análise documental de três livros aprovados no PNLD. Identificou-se, nos livros analisados, a presença de conceitos químicos com conceitos equivocados e errôneos ou desatualizados e inclusão e apresentação de ideias não convencionais com a ciência.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-05-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/4800
url https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/4800
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/4800/3572
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Didática Sistêmica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Didática Sistêmica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv Revista Didática Sistêmica; v. 17 n. 1 (2015); 15-28
1809-3108
reponame:Revista Didática Sistêmica
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Revista Didática Sistêmica
collection Revista Didática Sistêmica
repository.name.fl_str_mv Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv revdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com
_version_ 1797041940470956032