Formação de conceitos científicos: reflexões a partir da produção de livros didáticos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ciência & Educação (Bauru. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132011000400006 |
Resumo: | Este trabalho sistematiza reflexões que orientaram a produção de texto didático de ciências de modo a encorajar os estudantes a desenvolverem conceitos científicos fundamentais. Apoiamo-nos em Vygotsky e Bakhtin para afirmarmos nossa convicção de que os sentidos das palavras não se resolvem em glossários, mas por meio de seu uso em contextos sociais específicos. Apresentamos exemplos, extraídos do texto didático, de estratégias elaboradas com o intuito de se estabelecerem pontes entre os sentidos pessoais, presentes no cotidiano dos estudantes, e os conceitos científicos, com significados mais estabilizados. |
id |
UNESP-22_880a95c2907d2b60492d9317155b23e9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1516-73132011000400006 |
network_acronym_str |
UNESP-22 |
network_name_str |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação de conceitos científicos: reflexões a partir da produção de livros didáticosLivro didáticoformação de conceitossocioconstrutivismolinguagem e cogniçãoEste trabalho sistematiza reflexões que orientaram a produção de texto didático de ciências de modo a encorajar os estudantes a desenvolverem conceitos científicos fundamentais. Apoiamo-nos em Vygotsky e Bakhtin para afirmarmos nossa convicção de que os sentidos das palavras não se resolvem em glossários, mas por meio de seu uso em contextos sociais específicos. Apresentamos exemplos, extraídos do texto didático, de estratégias elaboradas com o intuito de se estabelecerem pontes entre os sentidos pessoais, presentes no cotidiano dos estudantes, e os conceitos científicos, com significados mais estabilizados.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2011-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132011000400006Ciência & Educação (Bauru) v.17 n.4 2011reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/S1516-73132011000400006info:eu-repo/semantics/openAccessLima,Maria Emília Caixeta de CastroAguiar Júnior,OrlandoDe Caro,Carmen Mariapor2012-01-30T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132011000400006Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:30:42.355655Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação de conceitos científicos: reflexões a partir da produção de livros didáticos |
title |
Formação de conceitos científicos: reflexões a partir da produção de livros didáticos |
spellingShingle |
Formação de conceitos científicos: reflexões a partir da produção de livros didáticos Lima,Maria Emília Caixeta de Castro Livro didático formação de conceitos socioconstrutivismo linguagem e cognição |
title_short |
Formação de conceitos científicos: reflexões a partir da produção de livros didáticos |
title_full |
Formação de conceitos científicos: reflexões a partir da produção de livros didáticos |
title_fullStr |
Formação de conceitos científicos: reflexões a partir da produção de livros didáticos |
title_full_unstemmed |
Formação de conceitos científicos: reflexões a partir da produção de livros didáticos |
title_sort |
Formação de conceitos científicos: reflexões a partir da produção de livros didáticos |
author |
Lima,Maria Emília Caixeta de Castro |
author_facet |
Lima,Maria Emília Caixeta de Castro Aguiar Júnior,Orlando De Caro,Carmen Maria |
author_role |
author |
author2 |
Aguiar Júnior,Orlando De Caro,Carmen Maria |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima,Maria Emília Caixeta de Castro Aguiar Júnior,Orlando De Caro,Carmen Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Livro didático formação de conceitos socioconstrutivismo linguagem e cognição |
topic |
Livro didático formação de conceitos socioconstrutivismo linguagem e cognição |
description |
Este trabalho sistematiza reflexões que orientaram a produção de texto didático de ciências de modo a encorajar os estudantes a desenvolverem conceitos científicos fundamentais. Apoiamo-nos em Vygotsky e Bakhtin para afirmarmos nossa convicção de que os sentidos das palavras não se resolvem em glossários, mas por meio de seu uso em contextos sociais específicos. Apresentamos exemplos, extraídos do texto didático, de estratégias elaboradas com o intuito de se estabelecerem pontes entre os sentidos pessoais, presentes no cotidiano dos estudantes, e os conceitos científicos, com significados mais estabilizados. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132011000400006 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132011000400006 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1516-73132011000400006 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru) v.17 n.4 2011 reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
collection |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br |
_version_ |
1788170956280168448 |