A evolução histórica do conceito de elemento químico está presente nos livros didáticos do PNLD 2021?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
Texto Completo: | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5266 |
Resumo: | O presente trabalho tem como tema principal o desenvolvimento histórico do conceito de elemento ao longo do tempo, buscando compreender como tal conceito vem sofrendo profundas mudanças. Escolhemos a evolução histórica do referido conceito na medida em que reconhecemos que é fundamental para a evolução da química como ciência moderna e da contemporaneidade. Nesse sentido, vamos analisar como o contexto histórico relacionado à evolução do conceito de elemento químico é abordado em livros didáticos do Ensino Médio. Tal análise inicia o entendimento que o conceito tem seu início na antiguidade e sofre uma mudança profunda no período denominado modernidade. Portanto, vamos iniciar a construção histórica a partir de concepções dos filósofos antigos e dos cientistas na modernidade, alterando o paradigma anterior a respeito do conceito de elemento. Portanto, o trabalho tem como objetivo principal identificar se as coleções de livros do Ensino Médio utilizam o desenvolvimento histórico do conceito. Para isso, foram escolhidos seis livros de quatro coleções distintas do PNLD 2021 do Ensino Médio, para averiguar se há coerência histórica sobre o conceito de elemento e a maneira como são apresentados. Por fim, graças às análises destes livros, os resultados apontam que o conceito de elemento químico presente em livros do Ensino Médio ainda é essencialmente tradicional, já que esta definição se faz de maneira isolada, com pouca ou sem nenhuma abordagem histórica, ainda que o conceito (sua definição) seja corretamente especificado. |
id |
UFRPE_c72938053f55dd7df9ee60c58a8c3e7a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace:123456789/5266 |
network_acronym_str |
UFRPE |
network_name_str |
Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
repository_id_str |
https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/10612 |
spelling |
A evolução histórica do conceito de elemento químico está presente nos livros didáticos do PNLD 2021?Elementos químicosConceitosLivros didáticosEnsino médioHistória da ciênciaO presente trabalho tem como tema principal o desenvolvimento histórico do conceito de elemento ao longo do tempo, buscando compreender como tal conceito vem sofrendo profundas mudanças. Escolhemos a evolução histórica do referido conceito na medida em que reconhecemos que é fundamental para a evolução da química como ciência moderna e da contemporaneidade. Nesse sentido, vamos analisar como o contexto histórico relacionado à evolução do conceito de elemento químico é abordado em livros didáticos do Ensino Médio. Tal análise inicia o entendimento que o conceito tem seu início na antiguidade e sofre uma mudança profunda no período denominado modernidade. Portanto, vamos iniciar a construção histórica a partir de concepções dos filósofos antigos e dos cientistas na modernidade, alterando o paradigma anterior a respeito do conceito de elemento. Portanto, o trabalho tem como objetivo principal identificar se as coleções de livros do Ensino Médio utilizam o desenvolvimento histórico do conceito. Para isso, foram escolhidos seis livros de quatro coleções distintas do PNLD 2021 do Ensino Médio, para averiguar se há coerência histórica sobre o conceito de elemento e a maneira como são apresentados. Por fim, graças às análises destes livros, os resultados apontam que o conceito de elemento químico presente em livros do Ensino Médio ainda é essencialmente tradicional, já que esta definição se faz de maneira isolada, com pouca ou sem nenhuma abordagem histórica, ainda que o conceito (sua definição) seja corretamente especificado.The main theme of this work is the historical development of the concept of element over time, seeking to understand how this concept has undergone profound changes. We chose the historical evolution of that concept as we recognize that it is fundamental for the evolution of chemistry as a modern and contemporary science. In this sense, we will analyze how the historical context related to the evolution of the concept of chemical element is addressed in high school textbooks. Such an analysis begins with the understanding that the concept has its beginnings in antiquity and undergoes a profound change in the period called modernity. Therefore, we are going to start the historical construction from conceptions of ancient philosophers and scientists in modernity, changing the previous paradigm regarding the concept of element. Therefore, the main objective of this work is to identify whether high school book collections use the historical development of the concept. For this, four books were chosen from six different collections of the High School PNLD 2021, to check if there is historical coherence about the concept of element and the way they are presented. Finally, thanks to the analysis of these books, the results indicate that the concept of chemical element present in high school books is still essentially traditional, since this conceptualization is done in an isolated way, with little or no historical approach, even if the concept (its definition) is correctly specified.BrasilAlmeida, Maria Angela Vasconcelos dehttp://lattes.cnpq.br/1751589909512790http://lattes.cnpq.br/7841487134333019Nascimento, Gleybson Rodrigues do2023-12-27T17:57:09Z2023-12-27T17:57:09Z2023-05-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis75 f.application/pdfNASCIMENTO, Gleybson Rodrigues do. A evolução histórica do conceito de elemento químico está presente nos livros didáticos do PNLD 2021? 2023. 75 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Departamento de Química, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5266porhttps://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/deed.pt_BRAtribuição-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-ND 4.0)info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)instacron:UFRPE2023-12-27T17:58:18Zoai:dspace:123456789/5266Repositório InstitucionalPUBhttps://repository.ufrpe.br/oai/requestrepositorio.sib@ufrpe.bropendoar:https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/106122023-12-27T17:58:18Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A evolução histórica do conceito de elemento químico está presente nos livros didáticos do PNLD 2021? |
title |
A evolução histórica do conceito de elemento químico está presente nos livros didáticos do PNLD 2021? |
spellingShingle |
A evolução histórica do conceito de elemento químico está presente nos livros didáticos do PNLD 2021? Nascimento, Gleybson Rodrigues do Elementos químicos Conceitos Livros didáticos Ensino médio História da ciência |
title_short |
A evolução histórica do conceito de elemento químico está presente nos livros didáticos do PNLD 2021? |
title_full |
A evolução histórica do conceito de elemento químico está presente nos livros didáticos do PNLD 2021? |
title_fullStr |
A evolução histórica do conceito de elemento químico está presente nos livros didáticos do PNLD 2021? |
title_full_unstemmed |
A evolução histórica do conceito de elemento químico está presente nos livros didáticos do PNLD 2021? |
title_sort |
A evolução histórica do conceito de elemento químico está presente nos livros didáticos do PNLD 2021? |
author |
Nascimento, Gleybson Rodrigues do |
author_facet |
Nascimento, Gleybson Rodrigues do |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Almeida, Maria Angela Vasconcelos de http://lattes.cnpq.br/1751589909512790 http://lattes.cnpq.br/7841487134333019 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nascimento, Gleybson Rodrigues do |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Elementos químicos Conceitos Livros didáticos Ensino médio História da ciência |
topic |
Elementos químicos Conceitos Livros didáticos Ensino médio História da ciência |
description |
O presente trabalho tem como tema principal o desenvolvimento histórico do conceito de elemento ao longo do tempo, buscando compreender como tal conceito vem sofrendo profundas mudanças. Escolhemos a evolução histórica do referido conceito na medida em que reconhecemos que é fundamental para a evolução da química como ciência moderna e da contemporaneidade. Nesse sentido, vamos analisar como o contexto histórico relacionado à evolução do conceito de elemento químico é abordado em livros didáticos do Ensino Médio. Tal análise inicia o entendimento que o conceito tem seu início na antiguidade e sofre uma mudança profunda no período denominado modernidade. Portanto, vamos iniciar a construção histórica a partir de concepções dos filósofos antigos e dos cientistas na modernidade, alterando o paradigma anterior a respeito do conceito de elemento. Portanto, o trabalho tem como objetivo principal identificar se as coleções de livros do Ensino Médio utilizam o desenvolvimento histórico do conceito. Para isso, foram escolhidos seis livros de quatro coleções distintas do PNLD 2021 do Ensino Médio, para averiguar se há coerência histórica sobre o conceito de elemento e a maneira como são apresentados. Por fim, graças às análises destes livros, os resultados apontam que o conceito de elemento químico presente em livros do Ensino Médio ainda é essencialmente tradicional, já que esta definição se faz de maneira isolada, com pouca ou sem nenhuma abordagem histórica, ainda que o conceito (sua definição) seja corretamente especificado. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-27T17:57:09Z 2023-12-27T17:57:09Z 2023-05-03 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
NASCIMENTO, Gleybson Rodrigues do. A evolução histórica do conceito de elemento químico está presente nos livros didáticos do PNLD 2021? 2023. 75 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Departamento de Química, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023. https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5266 |
identifier_str_mv |
NASCIMENTO, Gleybson Rodrigues do. A evolução histórica do conceito de elemento químico está presente nos livros didáticos do PNLD 2021? 2023. 75 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Departamento de Química, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023. |
url |
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5266 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/deed.pt_BR Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-ND 4.0) info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/deed.pt_BR Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-ND 4.0) |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
75 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) instacron:UFRPE |
instname_str |
Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) |
instacron_str |
UFRPE |
institution |
UFRPE |
reponame_str |
Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
collection |
Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio.sib@ufrpe.br |
_version_ |
1809277165009633280 |