A evolução histórica do conceito de elemento químico está presente nos livros didáticos do PNLD 2021?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Gleybson Rodrigues do
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
Texto Completo: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5266
Resumo: O presente trabalho tem como tema principal o desenvolvimento histórico do conceito de elemento ao longo do tempo, buscando compreender como tal conceito vem sofrendo profundas mudanças. Escolhemos a evolução histórica do referido conceito na medida em que reconhecemos que é fundamental para a evolução da química como ciência moderna e da contemporaneidade. Nesse sentido, vamos analisar como o contexto histórico relacionado à evolução do conceito de elemento químico é abordado em livros didáticos do Ensino Médio. Tal análise inicia o entendimento que o conceito tem seu início na antiguidade e sofre uma mudança profunda no período denominado modernidade. Portanto, vamos iniciar a construção histórica a partir de concepções dos filósofos antigos e dos cientistas na modernidade, alterando o paradigma anterior a respeito do conceito de elemento. Portanto, o trabalho tem como objetivo principal identificar se as coleções de livros do Ensino Médio utilizam o desenvolvimento histórico do conceito. Para isso, foram escolhidos seis livros de quatro coleções distintas do PNLD 2021 do Ensino Médio, para averiguar se há coerência histórica sobre o conceito de elemento e a maneira como são apresentados. Por fim, graças às análises destes livros, os resultados apontam que o conceito de elemento químico presente em livros do Ensino Médio ainda é essencialmente tradicional, já que esta definição se faz de maneira isolada, com pouca ou sem nenhuma abordagem histórica, ainda que o conceito (sua definição) seja corretamente especificado.
id UFRPE_c72938053f55dd7df9ee60c58a8c3e7a
oai_identifier_str oai:dspace:123456789/5266
network_acronym_str UFRPE
network_name_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository_id_str https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/10612
spelling A evolução histórica do conceito de elemento químico está presente nos livros didáticos do PNLD 2021?Elementos químicosConceitosLivros didáticosEnsino médioHistória da ciênciaO presente trabalho tem como tema principal o desenvolvimento histórico do conceito de elemento ao longo do tempo, buscando compreender como tal conceito vem sofrendo profundas mudanças. Escolhemos a evolução histórica do referido conceito na medida em que reconhecemos que é fundamental para a evolução da química como ciência moderna e da contemporaneidade. Nesse sentido, vamos analisar como o contexto histórico relacionado à evolução do conceito de elemento químico é abordado em livros didáticos do Ensino Médio. Tal análise inicia o entendimento que o conceito tem seu início na antiguidade e sofre uma mudança profunda no período denominado modernidade. Portanto, vamos iniciar a construção histórica a partir de concepções dos filósofos antigos e dos cientistas na modernidade, alterando o paradigma anterior a respeito do conceito de elemento. Portanto, o trabalho tem como objetivo principal identificar se as coleções de livros do Ensino Médio utilizam o desenvolvimento histórico do conceito. Para isso, foram escolhidos seis livros de quatro coleções distintas do PNLD 2021 do Ensino Médio, para averiguar se há coerência histórica sobre o conceito de elemento e a maneira como são apresentados. Por fim, graças às análises destes livros, os resultados apontam que o conceito de elemento químico presente em livros do Ensino Médio ainda é essencialmente tradicional, já que esta definição se faz de maneira isolada, com pouca ou sem nenhuma abordagem histórica, ainda que o conceito (sua definição) seja corretamente especificado.The main theme of this work is the historical development of the concept of element over time, seeking to understand how this concept has undergone profound changes. We chose the historical evolution of that concept as we recognize that it is fundamental for the evolution of chemistry as a modern and contemporary science. In this sense, we will analyze how the historical context related to the evolution of the concept of chemical element is addressed in high school textbooks. Such an analysis begins with the understanding that the concept has its beginnings in antiquity and undergoes a profound change in the period called modernity. Therefore, we are going to start the historical construction from conceptions of ancient philosophers and scientists in modernity, changing the previous paradigm regarding the concept of element. Therefore, the main objective of this work is to identify whether high school book collections use the historical development of the concept. For this, four books were chosen from six different collections of the High School PNLD 2021, to check if there is historical coherence about the concept of element and the way they are presented. Finally, thanks to the analysis of these books, the results indicate that the concept of chemical element present in high school books is still essentially traditional, since this conceptualization is done in an isolated way, with little or no historical approach, even if the concept (its definition) is correctly specified.BrasilAlmeida, Maria Angela Vasconcelos dehttp://lattes.cnpq.br/1751589909512790http://lattes.cnpq.br/7841487134333019Nascimento, Gleybson Rodrigues do2023-12-27T17:57:09Z2023-12-27T17:57:09Z2023-05-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis75 f.application/pdfNASCIMENTO, Gleybson Rodrigues do. A evolução histórica do conceito de elemento químico está presente nos livros didáticos do PNLD 2021? 2023. 75 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Departamento de Química, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5266porhttps://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/deed.pt_BRAtribuição-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-ND 4.0)info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)instacron:UFRPE2023-12-27T17:58:18Zoai:dspace:123456789/5266Repositório InstitucionalPUBhttps://repository.ufrpe.br/oai/requestrepositorio.sib@ufrpe.bropendoar:https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/106122023-12-27T17:58:18Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)false
dc.title.none.fl_str_mv A evolução histórica do conceito de elemento químico está presente nos livros didáticos do PNLD 2021?
title A evolução histórica do conceito de elemento químico está presente nos livros didáticos do PNLD 2021?
spellingShingle A evolução histórica do conceito de elemento químico está presente nos livros didáticos do PNLD 2021?
Nascimento, Gleybson Rodrigues do
Elementos químicos
Conceitos
Livros didáticos
Ensino médio
História da ciência
title_short A evolução histórica do conceito de elemento químico está presente nos livros didáticos do PNLD 2021?
title_full A evolução histórica do conceito de elemento químico está presente nos livros didáticos do PNLD 2021?
title_fullStr A evolução histórica do conceito de elemento químico está presente nos livros didáticos do PNLD 2021?
title_full_unstemmed A evolução histórica do conceito de elemento químico está presente nos livros didáticos do PNLD 2021?
title_sort A evolução histórica do conceito de elemento químico está presente nos livros didáticos do PNLD 2021?
author Nascimento, Gleybson Rodrigues do
author_facet Nascimento, Gleybson Rodrigues do
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Almeida, Maria Angela Vasconcelos de
http://lattes.cnpq.br/1751589909512790
http://lattes.cnpq.br/7841487134333019
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Gleybson Rodrigues do
dc.subject.por.fl_str_mv Elementos químicos
Conceitos
Livros didáticos
Ensino médio
História da ciência
topic Elementos químicos
Conceitos
Livros didáticos
Ensino médio
História da ciência
description O presente trabalho tem como tema principal o desenvolvimento histórico do conceito de elemento ao longo do tempo, buscando compreender como tal conceito vem sofrendo profundas mudanças. Escolhemos a evolução histórica do referido conceito na medida em que reconhecemos que é fundamental para a evolução da química como ciência moderna e da contemporaneidade. Nesse sentido, vamos analisar como o contexto histórico relacionado à evolução do conceito de elemento químico é abordado em livros didáticos do Ensino Médio. Tal análise inicia o entendimento que o conceito tem seu início na antiguidade e sofre uma mudança profunda no período denominado modernidade. Portanto, vamos iniciar a construção histórica a partir de concepções dos filósofos antigos e dos cientistas na modernidade, alterando o paradigma anterior a respeito do conceito de elemento. Portanto, o trabalho tem como objetivo principal identificar se as coleções de livros do Ensino Médio utilizam o desenvolvimento histórico do conceito. Para isso, foram escolhidos seis livros de quatro coleções distintas do PNLD 2021 do Ensino Médio, para averiguar se há coerência histórica sobre o conceito de elemento e a maneira como são apresentados. Por fim, graças às análises destes livros, os resultados apontam que o conceito de elemento químico presente em livros do Ensino Médio ainda é essencialmente tradicional, já que esta definição se faz de maneira isolada, com pouca ou sem nenhuma abordagem histórica, ainda que o conceito (sua definição) seja corretamente especificado.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-27T17:57:09Z
2023-12-27T17:57:09Z
2023-05-03
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv NASCIMENTO, Gleybson Rodrigues do. A evolução histórica do conceito de elemento químico está presente nos livros didáticos do PNLD 2021? 2023. 75 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Departamento de Química, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023.
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5266
identifier_str_mv NASCIMENTO, Gleybson Rodrigues do. A evolução histórica do conceito de elemento químico está presente nos livros didáticos do PNLD 2021? 2023. 75 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Departamento de Química, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023.
url https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5266
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/deed.pt_BR
Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-ND 4.0)
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/deed.pt_BR
Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-ND 4.0)
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 75 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron:UFRPE
instname_str Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron_str UFRPE
institution UFRPE
reponame_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
collection Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository.name.fl_str_mv Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
repository.mail.fl_str_mv repositorio.sib@ufrpe.br
_version_ 1809277165009633280