Análise de duas formas distintas de competição escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Verber, Michel
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Souza Sobrinho, Antônio Evanhoé Pereira de, Fernandes, Luiz Fernando Framil
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Didática Sistêmica
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/5894
Resumo: A presente pesquisa tem como propósito investigar duas formas de competição distintas: competição jamboree e uma nos moldes formais, realizadas no ambiente escolar. Tendo como população indivíduos de doze a dezesseis anos, que frequentam regularmente o ensino fundamental, a amostra totalizou 21 (vinte e um) participantes, constituída intencionalmente. Os dados foram coletados através de um questionário estruturado. Os dados foram analisados através de análise de conteúdo. Dentre os resultados observou-se que os alunos investigados relacionaram os termos de envolvimento e participação de todos, juntamente com a mescla das equipes no jamboree como o principal atrativo para a realização da proposta solicitada, porém, destacam que a vantagem de desenvolver uma competição esportiva formal, possibilita apenas a inserção daqueles que desempenham melhor tecnicamente a prática esportiva.
id FURG-12_6b487d2532551d8698de14ce4cb2e355
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/5894
network_acronym_str FURG-12
network_name_str Revista Didática Sistêmica
repository_id_str
spelling Análise de duas formas distintas de competição escolarCompetiçãoEscolaEsporteA presente pesquisa tem como propósito investigar duas formas de competição distintas: competição jamboree e uma nos moldes formais, realizadas no ambiente escolar. Tendo como população indivíduos de doze a dezesseis anos, que frequentam regularmente o ensino fundamental, a amostra totalizou 21 (vinte e um) participantes, constituída intencionalmente. Os dados foram coletados através de um questionário estruturado. Os dados foram analisados através de análise de conteúdo. Dentre os resultados observou-se que os alunos investigados relacionaram os termos de envolvimento e participação de todos, juntamente com a mescla das equipes no jamboree como o principal atrativo para a realização da proposta solicitada, porém, destacam que a vantagem de desenvolver uma competição esportiva formal, possibilita apenas a inserção daqueles que desempenham melhor tecnicamente a prática esportiva.Lepidus2016-07-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/5894Revista Didática Sistêmica; 2015: Edição Especial; 18-261809-3108reponame:Revista Didática Sistêmicainstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/5894/3640Copyright (c) 2016 Revista Didática Sistêmicainfo:eu-repo/semantics/openAccessVerber, MichelSouza Sobrinho, Antônio Evanhoé Pereira deFernandes, Luiz Fernando Framil2018-11-08T18:38:23Zoai:periodicos.furg.br:article/5894Revistahttps://periodicos.furg.br/redsisPUBhttps://periodicos.furg.br/redsis/oairevdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com1809-31081809-3108opendoar:2018-11-08T18:38:23Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise de duas formas distintas de competição escolar
title Análise de duas formas distintas de competição escolar
spellingShingle Análise de duas formas distintas de competição escolar
Verber, Michel
Competição
Escola
Esporte
title_short Análise de duas formas distintas de competição escolar
title_full Análise de duas formas distintas de competição escolar
title_fullStr Análise de duas formas distintas de competição escolar
title_full_unstemmed Análise de duas formas distintas de competição escolar
title_sort Análise de duas formas distintas de competição escolar
author Verber, Michel
author_facet Verber, Michel
Souza Sobrinho, Antônio Evanhoé Pereira de
Fernandes, Luiz Fernando Framil
author_role author
author2 Souza Sobrinho, Antônio Evanhoé Pereira de
Fernandes, Luiz Fernando Framil
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Verber, Michel
Souza Sobrinho, Antônio Evanhoé Pereira de
Fernandes, Luiz Fernando Framil
dc.subject.por.fl_str_mv Competição
Escola
Esporte
topic Competição
Escola
Esporte
description A presente pesquisa tem como propósito investigar duas formas de competição distintas: competição jamboree e uma nos moldes formais, realizadas no ambiente escolar. Tendo como população indivíduos de doze a dezesseis anos, que frequentam regularmente o ensino fundamental, a amostra totalizou 21 (vinte e um) participantes, constituída intencionalmente. Os dados foram coletados através de um questionário estruturado. Os dados foram analisados através de análise de conteúdo. Dentre os resultados observou-se que os alunos investigados relacionaram os termos de envolvimento e participação de todos, juntamente com a mescla das equipes no jamboree como o principal atrativo para a realização da proposta solicitada, porém, destacam que a vantagem de desenvolver uma competição esportiva formal, possibilita apenas a inserção daqueles que desempenham melhor tecnicamente a prática esportiva.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-07-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/5894
url https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/5894
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/5894/3640
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Didática Sistêmica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Didática Sistêmica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv Revista Didática Sistêmica; 2015: Edição Especial; 18-26
1809-3108
reponame:Revista Didática Sistêmica
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Revista Didática Sistêmica
collection Revista Didática Sistêmica
repository.name.fl_str_mv Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv revdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com
_version_ 1797041940960641024