CONSTITUIÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL DO MUNICÍPIO DO RIO GRANDE (RS): PERSPECTIVAS PARA UMA SOCIOLOGIA DA INFÂNCIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borges Ribeiro, Camila
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Vian Domingues, Josiane, Schimdt Bersch, Ângela Adriane
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Didática Sistêmica
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/12928
Resumo: Este artigo tem como objetivo discorrer sobre a constituição do lugar da Educação Física na Educação Infantil no município do Rio Grande, estado do Rio Grande do Sul. Para tanto, fez-se uso de trabalhos acadêmicos, editais dos concursos públicos municipais e documentos legais. Constatamos que a inserção do/a professor/a de Educação Física nessa etapa de ensino no município é recente, pois a primeira nomeação em cargo efetivo se deu em 2015 contabilizando atualmente 16 docentes efetivos/as. Tal fato não atende a todas as escolas municipais, mas integra um movimento estimulado pelos projetos de lei que trataram dessa questão. Esse cenário também reflete a escassa literatura produzida sobre a Educação Física na Educação Infantil local. Dessa forma, concluímos que ao direcionarmos nosso olhar para a história (re)conhecendo-a, podemos identificar suas potencialidades e fragilidades para pensar estratégias a fim de qualificar a ação docente. Assim como registrá-la nos permite formar arcabouço teórico que incitem futuras reflexões e ações nesse campo.
id FURG-12_7731ee9a98857b981c79c8b04ac5c19e
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/12928
network_acronym_str FURG-12
network_name_str Revista Didática Sistêmica
repository_id_str
spelling CONSTITUIÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL DO MUNICÍPIO DO RIO GRANDE (RS): PERSPECTIVAS PARA UMA SOCIOLOGIA DA INFÂNCIAEste artigo tem como objetivo discorrer sobre a constituição do lugar da Educação Física na Educação Infantil no município do Rio Grande, estado do Rio Grande do Sul. Para tanto, fez-se uso de trabalhos acadêmicos, editais dos concursos públicos municipais e documentos legais. Constatamos que a inserção do/a professor/a de Educação Física nessa etapa de ensino no município é recente, pois a primeira nomeação em cargo efetivo se deu em 2015 contabilizando atualmente 16 docentes efetivos/as. Tal fato não atende a todas as escolas municipais, mas integra um movimento estimulado pelos projetos de lei que trataram dessa questão. Esse cenário também reflete a escassa literatura produzida sobre a Educação Física na Educação Infantil local. Dessa forma, concluímos que ao direcionarmos nosso olhar para a história (re)conhecendo-a, podemos identificar suas potencialidades e fragilidades para pensar estratégias a fim de qualificar a ação docente. Assim como registrá-la nos permite formar arcabouço teórico que incitem futuras reflexões e ações nesse campo.Lepidus2022-01-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1292810.14295/rds.v23i1.12928Revista Didática Sistêmica; v. 23 n. 1 (2021): DOSSIÊ: Da inserção à legitimação: dilemas e perspectivas da educação física com a educação infantil e DOSSIÊ: Múltiplas linguagens nas infâncias; 201-2151809-3108reponame:Revista Didática Sistêmicainstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/12928/9230Copyright (c) 2022 Revista Didática Sistêmicainfo:eu-repo/semantics/openAccessBorges Ribeiro, CamilaVian Domingues, JosianeSchimdt Bersch, Ângela Adriane2022-01-24T16:07:06Zoai:periodicos.furg.br:article/12928Revistahttps://periodicos.furg.br/redsisPUBhttps://periodicos.furg.br/redsis/oairevdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com1809-31081809-3108opendoar:2022-01-24T16:07:06Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv CONSTITUIÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL DO MUNICÍPIO DO RIO GRANDE (RS): PERSPECTIVAS PARA UMA SOCIOLOGIA DA INFÂNCIA
title CONSTITUIÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL DO MUNICÍPIO DO RIO GRANDE (RS): PERSPECTIVAS PARA UMA SOCIOLOGIA DA INFÂNCIA
spellingShingle CONSTITUIÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL DO MUNICÍPIO DO RIO GRANDE (RS): PERSPECTIVAS PARA UMA SOCIOLOGIA DA INFÂNCIA
Borges Ribeiro, Camila
title_short CONSTITUIÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL DO MUNICÍPIO DO RIO GRANDE (RS): PERSPECTIVAS PARA UMA SOCIOLOGIA DA INFÂNCIA
title_full CONSTITUIÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL DO MUNICÍPIO DO RIO GRANDE (RS): PERSPECTIVAS PARA UMA SOCIOLOGIA DA INFÂNCIA
title_fullStr CONSTITUIÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL DO MUNICÍPIO DO RIO GRANDE (RS): PERSPECTIVAS PARA UMA SOCIOLOGIA DA INFÂNCIA
title_full_unstemmed CONSTITUIÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL DO MUNICÍPIO DO RIO GRANDE (RS): PERSPECTIVAS PARA UMA SOCIOLOGIA DA INFÂNCIA
title_sort CONSTITUIÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL DO MUNICÍPIO DO RIO GRANDE (RS): PERSPECTIVAS PARA UMA SOCIOLOGIA DA INFÂNCIA
author Borges Ribeiro, Camila
author_facet Borges Ribeiro, Camila
Vian Domingues, Josiane
Schimdt Bersch, Ângela Adriane
author_role author
author2 Vian Domingues, Josiane
Schimdt Bersch, Ângela Adriane
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Borges Ribeiro, Camila
Vian Domingues, Josiane
Schimdt Bersch, Ângela Adriane
description Este artigo tem como objetivo discorrer sobre a constituição do lugar da Educação Física na Educação Infantil no município do Rio Grande, estado do Rio Grande do Sul. Para tanto, fez-se uso de trabalhos acadêmicos, editais dos concursos públicos municipais e documentos legais. Constatamos que a inserção do/a professor/a de Educação Física nessa etapa de ensino no município é recente, pois a primeira nomeação em cargo efetivo se deu em 2015 contabilizando atualmente 16 docentes efetivos/as. Tal fato não atende a todas as escolas municipais, mas integra um movimento estimulado pelos projetos de lei que trataram dessa questão. Esse cenário também reflete a escassa literatura produzida sobre a Educação Física na Educação Infantil local. Dessa forma, concluímos que ao direcionarmos nosso olhar para a história (re)conhecendo-a, podemos identificar suas potencialidades e fragilidades para pensar estratégias a fim de qualificar a ação docente. Assim como registrá-la nos permite formar arcabouço teórico que incitem futuras reflexões e ações nesse campo.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/12928
10.14295/rds.v23i1.12928
url https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/12928
identifier_str_mv 10.14295/rds.v23i1.12928
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/12928/9230
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Didática Sistêmica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Didática Sistêmica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv Revista Didática Sistêmica; v. 23 n. 1 (2021): DOSSIÊ: Da inserção à legitimação: dilemas e perspectivas da educação física com a educação infantil e DOSSIÊ: Múltiplas linguagens nas infâncias; 201-215
1809-3108
reponame:Revista Didática Sistêmica
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Revista Didática Sistêmica
collection Revista Didática Sistêmica
repository.name.fl_str_mv Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv revdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com
_version_ 1797041941632778240