CONSTITUIÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL DO MUNICÍPIO DO RIO GRANDE (RS): PERSPECTIVAS PARA UMA SOCIOLOGIA DA INFÂNCIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Didática Sistêmica |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/12928 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo discorrer sobre a constituição do lugar da Educação Física na Educação Infantil no município do Rio Grande, estado do Rio Grande do Sul. Para tanto, fez-se uso de trabalhos acadêmicos, editais dos concursos públicos municipais e documentos legais. Constatamos que a inserção do/a professor/a de Educação Física nessa etapa de ensino no município é recente, pois a primeira nomeação em cargo efetivo se deu em 2015 contabilizando atualmente 16 docentes efetivos/as. Tal fato não atende a todas as escolas municipais, mas integra um movimento estimulado pelos projetos de lei que trataram dessa questão. Esse cenário também reflete a escassa literatura produzida sobre a Educação Física na Educação Infantil local. Dessa forma, concluímos que ao direcionarmos nosso olhar para a história (re)conhecendo-a, podemos identificar suas potencialidades e fragilidades para pensar estratégias a fim de qualificar a ação docente. Assim como registrá-la nos permite formar arcabouço teórico que incitem futuras reflexões e ações nesse campo. |
id |
FURG-12_df9098bb54b249077c1beabdb9e792aa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.furg.br:article/12928 |
network_acronym_str |
FURG-12 |
network_name_str |
Revista Didática Sistêmica |
repository_id_str |
|
spelling |
CONSTITUIÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL DO MUNICÍPIO DO RIO GRANDE (RS): PERSPECTIVAS PARA UMA SOCIOLOGIA DA INFÂNCIAEste artigo tem como objetivo discorrer sobre a constituição do lugar da Educação Física na Educação Infantil no município do Rio Grande, estado do Rio Grande do Sul. Para tanto, fez-se uso de trabalhos acadêmicos, editais dos concursos públicos municipais e documentos legais. Constatamos que a inserção do/a professor/a de Educação Física nessa etapa de ensino no município é recente, pois a primeira nomeação em cargo efetivo se deu em 2015 contabilizando atualmente 16 docentes efetivos/as. Tal fato não atende a todas as escolas municipais, mas integra um movimento estimulado pelos projetos de lei que trataram dessa questão. Esse cenário também reflete a escassa literatura produzida sobre a Educação Física na Educação Infantil local. Dessa forma, concluímos que ao direcionarmos nosso olhar para a história (re)conhecendo-a, podemos identificar suas potencialidades e fragilidades para pensar estratégias a fim de qualificar a ação docente. Assim como registrá-la nos permite formar arcabouço teórico que incitem futuras reflexões e ações nesse campo.Lepidus2022-01-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1292810.14295/rds.v23i1.12928Revista Didática Sistêmica; v. 23 n. 1 (2021): DOSSIÊ: DA INSERÇÃO À LEGITIMAÇÃO: DILEMAS E PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA COM A EDUCAÇÃO INFANTIL; 201-2151809-3108reponame:Revista Didática Sistêmicainstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/12928/9230Copyright (c) 2022 Revista Didática Sistêmicainfo:eu-repo/semantics/openAccessBorges Ribeiro, CamilaVian Domingues, JosianeSchimdt Bersch, Ângela Adriane2024-02-22T22:47:27Zoai:ojs.periodicos.furg.br:article/12928Revistahttps://periodicos.furg.br/redsisPUBhttps://periodicos.furg.br/redsis/oairevdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com1809-31081809-3108opendoar:2024-02-22T22:47:27Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CONSTITUIÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL DO MUNICÍPIO DO RIO GRANDE (RS): PERSPECTIVAS PARA UMA SOCIOLOGIA DA INFÂNCIA |
title |
CONSTITUIÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL DO MUNICÍPIO DO RIO GRANDE (RS): PERSPECTIVAS PARA UMA SOCIOLOGIA DA INFÂNCIA |
spellingShingle |
CONSTITUIÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL DO MUNICÍPIO DO RIO GRANDE (RS): PERSPECTIVAS PARA UMA SOCIOLOGIA DA INFÂNCIA Borges Ribeiro, Camila |
title_short |
CONSTITUIÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL DO MUNICÍPIO DO RIO GRANDE (RS): PERSPECTIVAS PARA UMA SOCIOLOGIA DA INFÂNCIA |
title_full |
CONSTITUIÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL DO MUNICÍPIO DO RIO GRANDE (RS): PERSPECTIVAS PARA UMA SOCIOLOGIA DA INFÂNCIA |
title_fullStr |
CONSTITUIÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL DO MUNICÍPIO DO RIO GRANDE (RS): PERSPECTIVAS PARA UMA SOCIOLOGIA DA INFÂNCIA |
title_full_unstemmed |
CONSTITUIÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL DO MUNICÍPIO DO RIO GRANDE (RS): PERSPECTIVAS PARA UMA SOCIOLOGIA DA INFÂNCIA |
title_sort |
CONSTITUIÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL DO MUNICÍPIO DO RIO GRANDE (RS): PERSPECTIVAS PARA UMA SOCIOLOGIA DA INFÂNCIA |
author |
Borges Ribeiro, Camila |
author_facet |
Borges Ribeiro, Camila Vian Domingues, Josiane Schimdt Bersch, Ângela Adriane |
author_role |
author |
author2 |
Vian Domingues, Josiane Schimdt Bersch, Ângela Adriane |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Borges Ribeiro, Camila Vian Domingues, Josiane Schimdt Bersch, Ângela Adriane |
description |
Este artigo tem como objetivo discorrer sobre a constituição do lugar da Educação Física na Educação Infantil no município do Rio Grande, estado do Rio Grande do Sul. Para tanto, fez-se uso de trabalhos acadêmicos, editais dos concursos públicos municipais e documentos legais. Constatamos que a inserção do/a professor/a de Educação Física nessa etapa de ensino no município é recente, pois a primeira nomeação em cargo efetivo se deu em 2015 contabilizando atualmente 16 docentes efetivos/as. Tal fato não atende a todas as escolas municipais, mas integra um movimento estimulado pelos projetos de lei que trataram dessa questão. Esse cenário também reflete a escassa literatura produzida sobre a Educação Física na Educação Infantil local. Dessa forma, concluímos que ao direcionarmos nosso olhar para a história (re)conhecendo-a, podemos identificar suas potencialidades e fragilidades para pensar estratégias a fim de qualificar a ação docente. Assim como registrá-la nos permite formar arcabouço teórico que incitem futuras reflexões e ações nesse campo. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-01-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/12928 10.14295/rds.v23i1.12928 |
url |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/12928 |
identifier_str_mv |
10.14295/rds.v23i1.12928 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/12928/9230 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Didática Sistêmica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Didática Sistêmica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Didática Sistêmica; v. 23 n. 1 (2021): DOSSIÊ: DA INSERÇÃO À LEGITIMAÇÃO: DILEMAS E PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA COM A EDUCAÇÃO INFANTIL; 201-215 1809-3108 reponame:Revista Didática Sistêmica instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Revista Didática Sistêmica |
collection |
Revista Didática Sistêmica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com |
_version_ |
1797041938468175872 |