ESTUDO DA HISTÓRIA E CULTURA INDÍGENAS: ALGUMAS CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO EM LICENCIATURA EM HISTÓRIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bezerra, Ricardo José Lima
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Didática Sistêmica
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/7339
Resumo: Neste texto apresentamos a importância da Educação das Relações Étnico-Raciais, enfatizando o estudo da História e da Cultura Indígenas, para a formação de professores em Licenciatura em História. A partir de determinações legais e culturais, procuramos caracterizar que o estudo desta temática contribui para a formação docente na luta contra os preconceitos étnicos ainda presentes na História escolar. Como resultado dessa discussão, propomos, ao final, contribuições a serem implementadas ou ampliadas nos cursos de História como estratégias para melhorar a formação docente em temáticas étnico-raciais.
id FURG-12_834cf0d921aa6876a8052dc444a4ba33
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/7339
network_acronym_str FURG-12
network_name_str Revista Didática Sistêmica
repository_id_str
spelling ESTUDO DA HISTÓRIA E CULTURA INDÍGENAS: ALGUMAS CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO EM LICENCIATURA EM HISTÓRIAEducação das Relações Étnico-Raciais. História e Cultura Indígenas. Formação de Professores. Licenciatura em História.Neste texto apresentamos a importância da Educação das Relações Étnico-Raciais, enfatizando o estudo da História e da Cultura Indígenas, para a formação de professores em Licenciatura em História. A partir de determinações legais e culturais, procuramos caracterizar que o estudo desta temática contribui para a formação docente na luta contra os preconceitos étnicos ainda presentes na História escolar. Como resultado dessa discussão, propomos, ao final, contribuições a serem implementadas ou ampliadas nos cursos de História como estratégias para melhorar a formação docente em temáticas étnico-raciais.Lepidus2018-03-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/733910.14295/rds.v19i2.7339Revista Didática Sistêmica; v. 19 n. 2 (2017); 69-831809-3108reponame:Revista Didática Sistêmicainstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/7339/5063Copyright (c) 2018 Revista Didática Sistêmicainfo:eu-repo/semantics/openAccessBezerra, Ricardo José Lima2018-03-04T01:24:17Zoai:periodicos.furg.br:article/7339Revistahttps://periodicos.furg.br/redsisPUBhttps://periodicos.furg.br/redsis/oairevdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com1809-31081809-3108opendoar:2018-03-04T01:24:17Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv ESTUDO DA HISTÓRIA E CULTURA INDÍGENAS: ALGUMAS CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO EM LICENCIATURA EM HISTÓRIA
title ESTUDO DA HISTÓRIA E CULTURA INDÍGENAS: ALGUMAS CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO EM LICENCIATURA EM HISTÓRIA
spellingShingle ESTUDO DA HISTÓRIA E CULTURA INDÍGENAS: ALGUMAS CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO EM LICENCIATURA EM HISTÓRIA
Bezerra, Ricardo José Lima
Educação das Relações Étnico-Raciais. História e Cultura Indígenas. Formação de Professores. Licenciatura em História.
title_short ESTUDO DA HISTÓRIA E CULTURA INDÍGENAS: ALGUMAS CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO EM LICENCIATURA EM HISTÓRIA
title_full ESTUDO DA HISTÓRIA E CULTURA INDÍGENAS: ALGUMAS CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO EM LICENCIATURA EM HISTÓRIA
title_fullStr ESTUDO DA HISTÓRIA E CULTURA INDÍGENAS: ALGUMAS CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO EM LICENCIATURA EM HISTÓRIA
title_full_unstemmed ESTUDO DA HISTÓRIA E CULTURA INDÍGENAS: ALGUMAS CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO EM LICENCIATURA EM HISTÓRIA
title_sort ESTUDO DA HISTÓRIA E CULTURA INDÍGENAS: ALGUMAS CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO EM LICENCIATURA EM HISTÓRIA
author Bezerra, Ricardo José Lima
author_facet Bezerra, Ricardo José Lima
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bezerra, Ricardo José Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Educação das Relações Étnico-Raciais. História e Cultura Indígenas. Formação de Professores. Licenciatura em História.
topic Educação das Relações Étnico-Raciais. História e Cultura Indígenas. Formação de Professores. Licenciatura em História.
description Neste texto apresentamos a importância da Educação das Relações Étnico-Raciais, enfatizando o estudo da História e da Cultura Indígenas, para a formação de professores em Licenciatura em História. A partir de determinações legais e culturais, procuramos caracterizar que o estudo desta temática contribui para a formação docente na luta contra os preconceitos étnicos ainda presentes na História escolar. Como resultado dessa discussão, propomos, ao final, contribuições a serem implementadas ou ampliadas nos cursos de História como estratégias para melhorar a formação docente em temáticas étnico-raciais.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-03-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/7339
10.14295/rds.v19i2.7339
url https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/7339
identifier_str_mv 10.14295/rds.v19i2.7339
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/7339/5063
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Didática Sistêmica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Didática Sistêmica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv Revista Didática Sistêmica; v. 19 n. 2 (2017); 69-83
1809-3108
reponame:Revista Didática Sistêmica
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Revista Didática Sistêmica
collection Revista Didática Sistêmica
repository.name.fl_str_mv Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv revdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com
_version_ 1797041941036138496