ESTUDO DA HISTÓRIA E CULTURA INDÍGENAS: ALGUMAS CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO EM LICENCIATURA EM HISTÓRIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Didática Sistêmica |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/7339 |
Resumo: | Neste texto apresentamos a importância da Educação das Relações Étnico-Raciais, enfatizando o estudo da História e da Cultura Indígenas, para a formação de professores em Licenciatura em História. A partir de determinações legais e culturais, procuramos caracterizar que o estudo desta temática contribui para a formação docente na luta contra os preconceitos étnicos ainda presentes na História escolar. Como resultado dessa discussão, propomos, ao final, contribuições a serem implementadas ou ampliadas nos cursos de História como estratégias para melhorar a formação docente em temáticas étnico-raciais. |
id |
FURG-12_834cf0d921aa6876a8052dc444a4ba33 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/7339 |
network_acronym_str |
FURG-12 |
network_name_str |
Revista Didática Sistêmica |
repository_id_str |
|
spelling |
ESTUDO DA HISTÓRIA E CULTURA INDÍGENAS: ALGUMAS CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO EM LICENCIATURA EM HISTÓRIAEducação das Relações Étnico-Raciais. História e Cultura Indígenas. Formação de Professores. Licenciatura em História.Neste texto apresentamos a importância da Educação das Relações Étnico-Raciais, enfatizando o estudo da História e da Cultura Indígenas, para a formação de professores em Licenciatura em História. A partir de determinações legais e culturais, procuramos caracterizar que o estudo desta temática contribui para a formação docente na luta contra os preconceitos étnicos ainda presentes na História escolar. Como resultado dessa discussão, propomos, ao final, contribuições a serem implementadas ou ampliadas nos cursos de História como estratégias para melhorar a formação docente em temáticas étnico-raciais.Lepidus2018-03-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/733910.14295/rds.v19i2.7339Revista Didática Sistêmica; v. 19 n. 2 (2017); 69-831809-3108reponame:Revista Didática Sistêmicainstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/7339/5063Copyright (c) 2018 Revista Didática Sistêmicainfo:eu-repo/semantics/openAccessBezerra, Ricardo José Lima2018-03-04T01:24:17Zoai:periodicos.furg.br:article/7339Revistahttps://periodicos.furg.br/redsisPUBhttps://periodicos.furg.br/redsis/oairevdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com1809-31081809-3108opendoar:2018-03-04T01:24:17Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ESTUDO DA HISTÓRIA E CULTURA INDÍGENAS: ALGUMAS CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO EM LICENCIATURA EM HISTÓRIA |
title |
ESTUDO DA HISTÓRIA E CULTURA INDÍGENAS: ALGUMAS CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO EM LICENCIATURA EM HISTÓRIA |
spellingShingle |
ESTUDO DA HISTÓRIA E CULTURA INDÍGENAS: ALGUMAS CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO EM LICENCIATURA EM HISTÓRIA Bezerra, Ricardo José Lima Educação das Relações Étnico-Raciais. História e Cultura Indígenas. Formação de Professores. Licenciatura em História. |
title_short |
ESTUDO DA HISTÓRIA E CULTURA INDÍGENAS: ALGUMAS CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO EM LICENCIATURA EM HISTÓRIA |
title_full |
ESTUDO DA HISTÓRIA E CULTURA INDÍGENAS: ALGUMAS CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO EM LICENCIATURA EM HISTÓRIA |
title_fullStr |
ESTUDO DA HISTÓRIA E CULTURA INDÍGENAS: ALGUMAS CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO EM LICENCIATURA EM HISTÓRIA |
title_full_unstemmed |
ESTUDO DA HISTÓRIA E CULTURA INDÍGENAS: ALGUMAS CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO EM LICENCIATURA EM HISTÓRIA |
title_sort |
ESTUDO DA HISTÓRIA E CULTURA INDÍGENAS: ALGUMAS CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO EM LICENCIATURA EM HISTÓRIA |
author |
Bezerra, Ricardo José Lima |
author_facet |
Bezerra, Ricardo José Lima |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bezerra, Ricardo José Lima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação das Relações Étnico-Raciais. História e Cultura Indígenas. Formação de Professores. Licenciatura em História. |
topic |
Educação das Relações Étnico-Raciais. História e Cultura Indígenas. Formação de Professores. Licenciatura em História. |
description |
Neste texto apresentamos a importância da Educação das Relações Étnico-Raciais, enfatizando o estudo da História e da Cultura Indígenas, para a formação de professores em Licenciatura em História. A partir de determinações legais e culturais, procuramos caracterizar que o estudo desta temática contribui para a formação docente na luta contra os preconceitos étnicos ainda presentes na História escolar. Como resultado dessa discussão, propomos, ao final, contribuições a serem implementadas ou ampliadas nos cursos de História como estratégias para melhorar a formação docente em temáticas étnico-raciais. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-03-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/7339 10.14295/rds.v19i2.7339 |
url |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/7339 |
identifier_str_mv |
10.14295/rds.v19i2.7339 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/7339/5063 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Didática Sistêmica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Didática Sistêmica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Didática Sistêmica; v. 19 n. 2 (2017); 69-83 1809-3108 reponame:Revista Didática Sistêmica instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Revista Didática Sistêmica |
collection |
Revista Didática Sistêmica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com |
_version_ |
1797041941036138496 |