História e Cultura Indígena na Formação Inicial de Professores: investigando o curso de licenciatura em química da UFSC
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/224223 |
Resumo: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Físicas e Matemáticas. Curso de Química. |
id |
UFSC_922d9fc60ffea678f82577fc065eacfa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/224223 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
História e Cultura Indígena na Formação Inicial de Professores: investigando o curso de licenciatura em química da UFSCHistória e cultura indígenaFormação de professoresEnsino de químicaTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Físicas e Matemáticas. Curso de Química.Este estudo buscou analisar, partir da fala de licenciandos, qual a contribuição de curso de Licenciatura em Química, da Universidade Federal de Santa Catarina, para a formação de docentes que possam promover a valorização das histórias e culturas indígenas em processos de ensino e aprendizagem em química. Os resultados foram obtidos a partir do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) e da realização de entrevista semiestruturada com graduandos em fases finais do curso de licenciatura em química da UFSC, e foi realizada a Análise Textual Discursiva dos dados.Com a análise do PPC, conclui-se que o projeto não contempla as questões de respeito à diversidade étnica e racial. Porém, os entrevistados, em sua maioria, tiveram a abordagem da temática indígena em disciplina do curso trazida por interesse da docente ministrante, onde os alunos realizaram seminários relacionando o ensino de química e a temática étnico-cultural de Santa Catarina. No entanto, os entrevistados relataram a carência de discussão e problematização sobre as etnias apresentadas. O contato com a questão indígena em outros espaços formativos também é presente na fala dos licenciandos, mostrando a importância do espaço da universidade na formação, e a participação em projetos de extensão. Logo, existe uma diferença na formação curricular e efetiva do curso de licenciatura em química.Florianópolis, SCRegiani, Anelise MariaUniversidade Federal de Santa CatarinaSantander, Malu Abreu2021-06-08T20:18:45Z2021-06-08T20:18:45Z2020-12-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis57application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/224223info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2021-06-08T20:18:47Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/224223Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-06-08T20:18:47Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
História e Cultura Indígena na Formação Inicial de Professores: investigando o curso de licenciatura em química da UFSC |
title |
História e Cultura Indígena na Formação Inicial de Professores: investigando o curso de licenciatura em química da UFSC |
spellingShingle |
História e Cultura Indígena na Formação Inicial de Professores: investigando o curso de licenciatura em química da UFSC Santander, Malu Abreu História e cultura indígena Formação de professores Ensino de química |
title_short |
História e Cultura Indígena na Formação Inicial de Professores: investigando o curso de licenciatura em química da UFSC |
title_full |
História e Cultura Indígena na Formação Inicial de Professores: investigando o curso de licenciatura em química da UFSC |
title_fullStr |
História e Cultura Indígena na Formação Inicial de Professores: investigando o curso de licenciatura em química da UFSC |
title_full_unstemmed |
História e Cultura Indígena na Formação Inicial de Professores: investigando o curso de licenciatura em química da UFSC |
title_sort |
História e Cultura Indígena na Formação Inicial de Professores: investigando o curso de licenciatura em química da UFSC |
author |
Santander, Malu Abreu |
author_facet |
Santander, Malu Abreu |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Regiani, Anelise Maria Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santander, Malu Abreu |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História e cultura indígena Formação de professores Ensino de química |
topic |
História e cultura indígena Formação de professores Ensino de química |
description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Físicas e Matemáticas. Curso de Química. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-11 2021-06-08T20:18:45Z 2021-06-08T20:18:45Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/224223 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/224223 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
57 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652206402961408 |