História e Cultura Indígena na Formação Inicial de Professores: investigando o curso de licenciatura em química da UFSC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santander, Malu Abreu
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/224223
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Físicas e Matemáticas. Curso de Química.
id UFSC_922d9fc60ffea678f82577fc065eacfa
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/224223
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling História e Cultura Indígena na Formação Inicial de Professores: investigando o curso de licenciatura em química da UFSCHistória e cultura indígenaFormação de professoresEnsino de químicaTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Físicas e Matemáticas. Curso de Química.Este estudo buscou analisar, partir da fala de licenciandos, qual a contribuição de curso de Licenciatura em Química, da Universidade Federal de Santa Catarina, para a formação de docentes que possam promover a valorização das histórias e culturas indígenas em processos de ensino e aprendizagem em química. Os resultados foram obtidos a partir do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) e da realização de entrevista semiestruturada com graduandos em fases finais do curso de licenciatura em química da UFSC, e foi realizada a Análise Textual Discursiva dos dados.Com a análise do PPC, conclui-se que o projeto não contempla as questões de respeito à diversidade étnica e racial. Porém, os entrevistados, em sua maioria, tiveram a abordagem da temática indígena em disciplina do curso trazida por interesse da docente ministrante, onde os alunos realizaram seminários relacionando o ensino de química e a temática étnico-cultural de Santa Catarina. No entanto, os entrevistados relataram a carência de discussão e problematização sobre as etnias apresentadas. O contato com a questão indígena em outros espaços formativos também é presente na fala dos licenciandos, mostrando a importância do espaço da universidade na formação, e a participação em projetos de extensão. Logo, existe uma diferença na formação curricular e efetiva do curso de licenciatura em química.Florianópolis, SCRegiani, Anelise MariaUniversidade Federal de Santa CatarinaSantander, Malu Abreu2021-06-08T20:18:45Z2021-06-08T20:18:45Z2020-12-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis57application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/224223info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2021-06-08T20:18:47Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/224223Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-06-08T20:18:47Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv História e Cultura Indígena na Formação Inicial de Professores: investigando o curso de licenciatura em química da UFSC
title História e Cultura Indígena na Formação Inicial de Professores: investigando o curso de licenciatura em química da UFSC
spellingShingle História e Cultura Indígena na Formação Inicial de Professores: investigando o curso de licenciatura em química da UFSC
Santander, Malu Abreu
História e cultura indígena
Formação de professores
Ensino de química
title_short História e Cultura Indígena na Formação Inicial de Professores: investigando o curso de licenciatura em química da UFSC
title_full História e Cultura Indígena na Formação Inicial de Professores: investigando o curso de licenciatura em química da UFSC
title_fullStr História e Cultura Indígena na Formação Inicial de Professores: investigando o curso de licenciatura em química da UFSC
title_full_unstemmed História e Cultura Indígena na Formação Inicial de Professores: investigando o curso de licenciatura em química da UFSC
title_sort História e Cultura Indígena na Formação Inicial de Professores: investigando o curso de licenciatura em química da UFSC
author Santander, Malu Abreu
author_facet Santander, Malu Abreu
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Regiani, Anelise Maria
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Santander, Malu Abreu
dc.subject.por.fl_str_mv História e cultura indígena
Formação de professores
Ensino de química
topic História e cultura indígena
Formação de professores
Ensino de química
description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Físicas e Matemáticas. Curso de Química.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-11
2021-06-08T20:18:45Z
2021-06-08T20:18:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/224223
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/224223
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 57
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652206402961408