AVALIAÇÃO DOS SABERES DOS ALUNOS DE UMA INSTITUIÇÃO EDUCACIONAL DO MUNICÍPIO DE CABIXI-RO ACERCA DE PARASITOSES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Didática Sistêmica |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/7751 |
Resumo: | O presente estudo teve como objetivo investigar os conhecimentos de alunos, frequentadores do Centro Municipal Recanto Feliz (CEMURF), no município de Cabixi-RO, em 2016, sobre parasitoses e os possíveis avanços de saberes, após intervenção dinâmica do conteúdo, feita pelo grupo de pesquisa. A pesquisa foi desenvolvida em três fases. Nos resultados, constatou-se que houve um crescimento significativo no número de alunos que responderam afirmativamente as questões sobre as parasitoses após as atividades educativas. Questões específicas como o conceito de vermes teve uma elevação percentual de 21%, posteriormente ao desenvolvimento das atividades. A porcentagem de alunos que afirmaram conhecer nomes de vermes e formas de prevenção elevou-se 35% e 22%, respectivamente. A análise evidenciou que as atividades diferenciadas, de intervenção, constituem-se uma valiosa ferramenta na construção e aprimoramento dos conhecimentos dos alunos acerca das parasitoses |
id |
FURG-12_852fe41adf0685fe97e5e97e838f50ee |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/7751 |
network_acronym_str |
FURG-12 |
network_name_str |
Revista Didática Sistêmica |
repository_id_str |
|
spelling |
AVALIAÇÃO DOS SABERES DOS ALUNOS DE UMA INSTITUIÇÃO EDUCACIONAL DO MUNICÍPIO DE CABIXI-RO ACERCA DE PARASITOSESConhecimentos. Crianças. Intervenção. Prevenção.O presente estudo teve como objetivo investigar os conhecimentos de alunos, frequentadores do Centro Municipal Recanto Feliz (CEMURF), no município de Cabixi-RO, em 2016, sobre parasitoses e os possíveis avanços de saberes, após intervenção dinâmica do conteúdo, feita pelo grupo de pesquisa. A pesquisa foi desenvolvida em três fases. Nos resultados, constatou-se que houve um crescimento significativo no número de alunos que responderam afirmativamente as questões sobre as parasitoses após as atividades educativas. Questões específicas como o conceito de vermes teve uma elevação percentual de 21%, posteriormente ao desenvolvimento das atividades. A porcentagem de alunos que afirmaram conhecer nomes de vermes e formas de prevenção elevou-se 35% e 22%, respectivamente. A análise evidenciou que as atividades diferenciadas, de intervenção, constituem-se uma valiosa ferramenta na construção e aprimoramento dos conhecimentos dos alunos acerca das parasitosesLepidus2018-12-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/775110.14295/rds.v20i1.7751Revista Didática Sistêmica; v. 20 n. 1 (2018); 15-301809-3108reponame:Revista Didática Sistêmicainstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/7751/5539Copyright (c) 2018 Revista Didática Sistêmicainfo:eu-repo/semantics/openAccessde Moraes, Vanessa CamposFONSECA, EMANUEL VICTOR BASTOS DAALMEIDA, ERASMO ROCHA DEOLIVEIRA, EVANETE DOS REISREIS, JUCIMAR SILVA DOSMACHADO, KASHNA SELHORST MACHADO SELHORSTMOREIRA, NEIVA2019-10-30T19:55:58Zoai:periodicos.furg.br:article/7751Revistahttps://periodicos.furg.br/redsisPUBhttps://periodicos.furg.br/redsis/oairevdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com1809-31081809-3108opendoar:2019-10-30T19:55:58Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
AVALIAÇÃO DOS SABERES DOS ALUNOS DE UMA INSTITUIÇÃO EDUCACIONAL DO MUNICÍPIO DE CABIXI-RO ACERCA DE PARASITOSES |
title |
AVALIAÇÃO DOS SABERES DOS ALUNOS DE UMA INSTITUIÇÃO EDUCACIONAL DO MUNICÍPIO DE CABIXI-RO ACERCA DE PARASITOSES |
spellingShingle |
AVALIAÇÃO DOS SABERES DOS ALUNOS DE UMA INSTITUIÇÃO EDUCACIONAL DO MUNICÍPIO DE CABIXI-RO ACERCA DE PARASITOSES de Moraes, Vanessa Campos Conhecimentos. Crianças. Intervenção. Prevenção. |
title_short |
AVALIAÇÃO DOS SABERES DOS ALUNOS DE UMA INSTITUIÇÃO EDUCACIONAL DO MUNICÍPIO DE CABIXI-RO ACERCA DE PARASITOSES |
title_full |
AVALIAÇÃO DOS SABERES DOS ALUNOS DE UMA INSTITUIÇÃO EDUCACIONAL DO MUNICÍPIO DE CABIXI-RO ACERCA DE PARASITOSES |
title_fullStr |
AVALIAÇÃO DOS SABERES DOS ALUNOS DE UMA INSTITUIÇÃO EDUCACIONAL DO MUNICÍPIO DE CABIXI-RO ACERCA DE PARASITOSES |
title_full_unstemmed |
AVALIAÇÃO DOS SABERES DOS ALUNOS DE UMA INSTITUIÇÃO EDUCACIONAL DO MUNICÍPIO DE CABIXI-RO ACERCA DE PARASITOSES |
title_sort |
AVALIAÇÃO DOS SABERES DOS ALUNOS DE UMA INSTITUIÇÃO EDUCACIONAL DO MUNICÍPIO DE CABIXI-RO ACERCA DE PARASITOSES |
author |
de Moraes, Vanessa Campos |
author_facet |
de Moraes, Vanessa Campos FONSECA, EMANUEL VICTOR BASTOS DA ALMEIDA, ERASMO ROCHA DE OLIVEIRA, EVANETE DOS REIS REIS, JUCIMAR SILVA DOS MACHADO, KASHNA SELHORST MACHADO SELHORST MOREIRA, NEIVA |
author_role |
author |
author2 |
FONSECA, EMANUEL VICTOR BASTOS DA ALMEIDA, ERASMO ROCHA DE OLIVEIRA, EVANETE DOS REIS REIS, JUCIMAR SILVA DOS MACHADO, KASHNA SELHORST MACHADO SELHORST MOREIRA, NEIVA |
author2_role |
author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Moraes, Vanessa Campos FONSECA, EMANUEL VICTOR BASTOS DA ALMEIDA, ERASMO ROCHA DE OLIVEIRA, EVANETE DOS REIS REIS, JUCIMAR SILVA DOS MACHADO, KASHNA SELHORST MACHADO SELHORST MOREIRA, NEIVA |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Conhecimentos. Crianças. Intervenção. Prevenção. |
topic |
Conhecimentos. Crianças. Intervenção. Prevenção. |
description |
O presente estudo teve como objetivo investigar os conhecimentos de alunos, frequentadores do Centro Municipal Recanto Feliz (CEMURF), no município de Cabixi-RO, em 2016, sobre parasitoses e os possíveis avanços de saberes, após intervenção dinâmica do conteúdo, feita pelo grupo de pesquisa. A pesquisa foi desenvolvida em três fases. Nos resultados, constatou-se que houve um crescimento significativo no número de alunos que responderam afirmativamente as questões sobre as parasitoses após as atividades educativas. Questões específicas como o conceito de vermes teve uma elevação percentual de 21%, posteriormente ao desenvolvimento das atividades. A porcentagem de alunos que afirmaram conhecer nomes de vermes e formas de prevenção elevou-se 35% e 22%, respectivamente. A análise evidenciou que as atividades diferenciadas, de intervenção, constituem-se uma valiosa ferramenta na construção e aprimoramento dos conhecimentos dos alunos acerca das parasitoses |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/7751 10.14295/rds.v20i1.7751 |
url |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/7751 |
identifier_str_mv |
10.14295/rds.v20i1.7751 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/7751/5539 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Didática Sistêmica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Didática Sistêmica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Didática Sistêmica; v. 20 n. 1 (2018); 15-30 1809-3108 reponame:Revista Didática Sistêmica instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Revista Didática Sistêmica |
collection |
Revista Didática Sistêmica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com |
_version_ |
1797041941350711296 |