O ‘V’ epistemológico como instrumento metodológico para o processo de investigação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferracioli, Laércio
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Didática Sistêmica
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1191
Resumo: The Epistemological Vee as Methodological Tool for the Research Process The text presents the basic concepts about Gowin´s Vee heuristic for the study of knowledge production into educational context as well as an application of this heuristic within the context of the research process in physics education. The Gowin´s Vee is presented as a methodological tool for guiding the research process as well as an instrument for analyzing and interpreting data. These two perspectives are illustrated and discussed with pieces of researches in physics education. In the end consideration about the use of this heuristic within educational are drawn.
id FURG-12_8596def402310f20c05621f97baac8d8
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/1191
network_acronym_str FURG-12
network_name_str Revista Didática Sistêmica
repository_id_str
spelling O ‘V’ epistemológico como instrumento metodológico para o processo de investigaçãoMetodologia de pesquisa. Estrutura de conhecimento. Ensino de física. Conhecimento do senso comum.The Epistemological Vee as Methodological Tool for the Research Process The text presents the basic concepts about Gowin´s Vee heuristic for the study of knowledge production into educational context as well as an application of this heuristic within the context of the research process in physics education. The Gowin´s Vee is presented as a methodological tool for guiding the research process as well as an instrument for analyzing and interpreting data. These two perspectives are illustrated and discussed with pieces of researches in physics education. In the end consideration about the use of this heuristic within educational are drawn.O texto apresenta os conceitos básicos sobre a heurística de trabalho para o estudo da produção de conhecimento no contexto educacional denominada de ‘V’ epistemológico de Gowin ou simplesmente ‘V’de Gowin bem como uma leitura desta heurística dentro do contexto do processo de investigação na área de ensino de física. Neste contexto, o ‘V’ de Gowin é apresentado tanto como instrumento metodológico norteador do processo de investigação quanto instrumento de análise e interpretação de dados de uma pesquisa. Estas duas perspectivas são ilustradas a partir da discussão de dois exemplos de estudos provenientes da área de pesquisa em ensino de física. Ao final são feitas considerações sobre a utilização desta heurística no cotidiano educacional.Lepidus2010-03-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1191Revista Didática Sistêmica; v. 1 (2005); 106-1251809-3108reponame:Revista Didática Sistêmicainstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1191/481Copyright (c) 2014 Revista Didática Sistêmicainfo:eu-repo/semantics/openAccessFerracioli, Laércio2018-11-08T19:35:30Zoai:periodicos.furg.br:article/1191Revistahttps://periodicos.furg.br/redsisPUBhttps://periodicos.furg.br/redsis/oairevdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com1809-31081809-3108opendoar:2018-11-08T19:35:30Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv O ‘V’ epistemológico como instrumento metodológico para o processo de investigação
title O ‘V’ epistemológico como instrumento metodológico para o processo de investigação
spellingShingle O ‘V’ epistemológico como instrumento metodológico para o processo de investigação
Ferracioli, Laércio
Metodologia de pesquisa. Estrutura de conhecimento. Ensino de física. Conhecimento do senso comum.
title_short O ‘V’ epistemológico como instrumento metodológico para o processo de investigação
title_full O ‘V’ epistemológico como instrumento metodológico para o processo de investigação
title_fullStr O ‘V’ epistemológico como instrumento metodológico para o processo de investigação
title_full_unstemmed O ‘V’ epistemológico como instrumento metodológico para o processo de investigação
title_sort O ‘V’ epistemológico como instrumento metodológico para o processo de investigação
author Ferracioli, Laércio
author_facet Ferracioli, Laércio
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferracioli, Laércio
dc.subject.por.fl_str_mv Metodologia de pesquisa. Estrutura de conhecimento. Ensino de física. Conhecimento do senso comum.
topic Metodologia de pesquisa. Estrutura de conhecimento. Ensino de física. Conhecimento do senso comum.
description The Epistemological Vee as Methodological Tool for the Research Process The text presents the basic concepts about Gowin´s Vee heuristic for the study of knowledge production into educational context as well as an application of this heuristic within the context of the research process in physics education. The Gowin´s Vee is presented as a methodological tool for guiding the research process as well as an instrument for analyzing and interpreting data. These two perspectives are illustrated and discussed with pieces of researches in physics education. In the end consideration about the use of this heuristic within educational are drawn.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-03-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1191
url https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1191
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1191/481
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Revista Didática Sistêmica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Revista Didática Sistêmica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv Revista Didática Sistêmica; v. 1 (2005); 106-125
1809-3108
reponame:Revista Didática Sistêmica
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Revista Didática Sistêmica
collection Revista Didática Sistêmica
repository.name.fl_str_mv Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv revdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com
_version_ 1797041939088932865