O ‘V’ epistemológico como instrumento metodológico para o processo de investigação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Didática Sistêmica |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1191 |
Resumo: | The Epistemological Vee as Methodological Tool for the Research Process The text presents the basic concepts about Gowin´s Vee heuristic for the study of knowledge production into educational context as well as an application of this heuristic within the context of the research process in physics education. The Gowin´s Vee is presented as a methodological tool for guiding the research process as well as an instrument for analyzing and interpreting data. These two perspectives are illustrated and discussed with pieces of researches in physics education. In the end consideration about the use of this heuristic within educational are drawn. |
id |
FURG-12_8596def402310f20c05621f97baac8d8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/1191 |
network_acronym_str |
FURG-12 |
network_name_str |
Revista Didática Sistêmica |
repository_id_str |
|
spelling |
O ‘V’ epistemológico como instrumento metodológico para o processo de investigaçãoMetodologia de pesquisa. Estrutura de conhecimento. Ensino de física. Conhecimento do senso comum.The Epistemological Vee as Methodological Tool for the Research Process The text presents the basic concepts about Gowin´s Vee heuristic for the study of knowledge production into educational context as well as an application of this heuristic within the context of the research process in physics education. The Gowin´s Vee is presented as a methodological tool for guiding the research process as well as an instrument for analyzing and interpreting data. These two perspectives are illustrated and discussed with pieces of researches in physics education. In the end consideration about the use of this heuristic within educational are drawn.O texto apresenta os conceitos básicos sobre a heurística de trabalho para o estudo da produção de conhecimento no contexto educacional denominada de ‘V’ epistemológico de Gowin ou simplesmente ‘V’de Gowin bem como uma leitura desta heurística dentro do contexto do processo de investigação na área de ensino de física. Neste contexto, o ‘V’ de Gowin é apresentado tanto como instrumento metodológico norteador do processo de investigação quanto instrumento de análise e interpretação de dados de uma pesquisa. Estas duas perspectivas são ilustradas a partir da discussão de dois exemplos de estudos provenientes da área de pesquisa em ensino de física. Ao final são feitas considerações sobre a utilização desta heurística no cotidiano educacional.Lepidus2010-03-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1191Revista Didática Sistêmica; v. 1 (2005); 106-1251809-3108reponame:Revista Didática Sistêmicainstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1191/481Copyright (c) 2014 Revista Didática Sistêmicainfo:eu-repo/semantics/openAccessFerracioli, Laércio2018-11-08T19:35:30Zoai:periodicos.furg.br:article/1191Revistahttps://periodicos.furg.br/redsisPUBhttps://periodicos.furg.br/redsis/oairevdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com1809-31081809-3108opendoar:2018-11-08T19:35:30Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ‘V’ epistemológico como instrumento metodológico para o processo de investigação |
title |
O ‘V’ epistemológico como instrumento metodológico para o processo de investigação |
spellingShingle |
O ‘V’ epistemológico como instrumento metodológico para o processo de investigação Ferracioli, Laércio Metodologia de pesquisa. Estrutura de conhecimento. Ensino de física. Conhecimento do senso comum. |
title_short |
O ‘V’ epistemológico como instrumento metodológico para o processo de investigação |
title_full |
O ‘V’ epistemológico como instrumento metodológico para o processo de investigação |
title_fullStr |
O ‘V’ epistemológico como instrumento metodológico para o processo de investigação |
title_full_unstemmed |
O ‘V’ epistemológico como instrumento metodológico para o processo de investigação |
title_sort |
O ‘V’ epistemológico como instrumento metodológico para o processo de investigação |
author |
Ferracioli, Laércio |
author_facet |
Ferracioli, Laércio |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferracioli, Laércio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Metodologia de pesquisa. Estrutura de conhecimento. Ensino de física. Conhecimento do senso comum. |
topic |
Metodologia de pesquisa. Estrutura de conhecimento. Ensino de física. Conhecimento do senso comum. |
description |
The Epistemological Vee as Methodological Tool for the Research Process The text presents the basic concepts about Gowin´s Vee heuristic for the study of knowledge production into educational context as well as an application of this heuristic within the context of the research process in physics education. The Gowin´s Vee is presented as a methodological tool for guiding the research process as well as an instrument for analyzing and interpreting data. These two perspectives are illustrated and discussed with pieces of researches in physics education. In the end consideration about the use of this heuristic within educational are drawn. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-03-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1191 |
url |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1191 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1191/481 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 Revista Didática Sistêmica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 Revista Didática Sistêmica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Didática Sistêmica; v. 1 (2005); 106-125 1809-3108 reponame:Revista Didática Sistêmica instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Revista Didática Sistêmica |
collection |
Revista Didática Sistêmica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com |
_version_ |
1797041939088932865 |