O ‘V’ Epistemológico como Instrumento Metodológico para o Processo de Investigação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferracioli, Laércio
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/577
Resumo: O texto apresenta os conceitos básicos sobre a heurística de trabalho para o estudo da produção de conhecimento no contexto educacional denominada de ‘V’ epistemológico de Gowin ou simplesmente ‘V’de Gowin bem como uma leitura desta heurística dentro do contexto do processo de investigação na área de ensino de física. Neste contexto, o ‘V’ de Gowin é apresentado tanto como instrumento metodológico norteador do processo de investigação quanto instrumento de análise e interpretação de dados de uma pesquisa. Estas duas perspectivas são ilustradas a partir da discussão de dois exemplos de estudos provenientes da área de pesquisa em ensino de física. Ao final são feitas considerações sobre a utilização desta heurística no cotidiano educacional.
id FURG_e4fefb9a30dd0e11056387c896ecad9d
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:1/577
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling O ‘V’ Epistemológico como Instrumento Metodológico para o Processo de InvestigaçãoMetodologia de pesquisaEstrutura de conhecimentoEnsino de físicaConhecimento do senso comumResearch methodologyKnowledge structurePhysics educationCommonsense knowledgeO texto apresenta os conceitos básicos sobre a heurística de trabalho para o estudo da produção de conhecimento no contexto educacional denominada de ‘V’ epistemológico de Gowin ou simplesmente ‘V’de Gowin bem como uma leitura desta heurística dentro do contexto do processo de investigação na área de ensino de física. Neste contexto, o ‘V’ de Gowin é apresentado tanto como instrumento metodológico norteador do processo de investigação quanto instrumento de análise e interpretação de dados de uma pesquisa. Estas duas perspectivas são ilustradas a partir da discussão de dois exemplos de estudos provenientes da área de pesquisa em ensino de física. Ao final são feitas considerações sobre a utilização desta heurística no cotidiano educacional.The Epistemological Vee as Methodological Tool for the Research Process The text presents the basic concepts about Gowin´s Vee heuristic for the study of knowledge production into educational context as well as an application of this heuristic within the context of the research process in physics education. The Gowin´s Vee is presented as a methodological tool for guiding the research process as well as an instrument for analyzing and interpreting data. These two perspectives are illustrated and discussed with pieces of researches in physics education. In the end consideration about the use of this heuristic within educational are drawn.2011-05-25T21:52:29Z2011-05-25T21:52:29Z2005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfFERRACIOLI, Laércio. O ‘V’ epistemológico como instrumento metodológico para o processo de investigação. Didática Sistêmica, Rio Grande, v. 1, p. 106-125, out./dez. 2005. Disponível em: <http://www.seer.furg.br/ojs/index.php/redsis/article/viewFile/1191/481>. Acesso em: 17 maio 2011.1809-3108http://repositorio.furg.br/handle/1/577porFerracioli, Laércioinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2011-08-08T18:52:15Zoai:repositorio.furg.br:1/577Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2011-08-08T18:52:15Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv O ‘V’ Epistemológico como Instrumento Metodológico para o Processo de Investigação
title O ‘V’ Epistemológico como Instrumento Metodológico para o Processo de Investigação
spellingShingle O ‘V’ Epistemológico como Instrumento Metodológico para o Processo de Investigação
Ferracioli, Laércio
Metodologia de pesquisa
Estrutura de conhecimento
Ensino de física
Conhecimento do senso comum
Research methodology
Knowledge structure
Physics education
Commonsense knowledge
title_short O ‘V’ Epistemológico como Instrumento Metodológico para o Processo de Investigação
title_full O ‘V’ Epistemológico como Instrumento Metodológico para o Processo de Investigação
title_fullStr O ‘V’ Epistemológico como Instrumento Metodológico para o Processo de Investigação
title_full_unstemmed O ‘V’ Epistemológico como Instrumento Metodológico para o Processo de Investigação
title_sort O ‘V’ Epistemológico como Instrumento Metodológico para o Processo de Investigação
author Ferracioli, Laércio
author_facet Ferracioli, Laércio
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferracioli, Laércio
dc.subject.por.fl_str_mv Metodologia de pesquisa
Estrutura de conhecimento
Ensino de física
Conhecimento do senso comum
Research methodology
Knowledge structure
Physics education
Commonsense knowledge
topic Metodologia de pesquisa
Estrutura de conhecimento
Ensino de física
Conhecimento do senso comum
Research methodology
Knowledge structure
Physics education
Commonsense knowledge
description O texto apresenta os conceitos básicos sobre a heurística de trabalho para o estudo da produção de conhecimento no contexto educacional denominada de ‘V’ epistemológico de Gowin ou simplesmente ‘V’de Gowin bem como uma leitura desta heurística dentro do contexto do processo de investigação na área de ensino de física. Neste contexto, o ‘V’ de Gowin é apresentado tanto como instrumento metodológico norteador do processo de investigação quanto instrumento de análise e interpretação de dados de uma pesquisa. Estas duas perspectivas são ilustradas a partir da discussão de dois exemplos de estudos provenientes da área de pesquisa em ensino de física. Ao final são feitas considerações sobre a utilização desta heurística no cotidiano educacional.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005
2011-05-25T21:52:29Z
2011-05-25T21:52:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FERRACIOLI, Laércio. O ‘V’ epistemológico como instrumento metodológico para o processo de investigação. Didática Sistêmica, Rio Grande, v. 1, p. 106-125, out./dez. 2005. Disponível em: <http://www.seer.furg.br/ojs/index.php/redsis/article/viewFile/1191/481>. Acesso em: 17 maio 2011.
1809-3108
http://repositorio.furg.br/handle/1/577
identifier_str_mv FERRACIOLI, Laércio. O ‘V’ epistemológico como instrumento metodológico para o processo de investigação. Didática Sistêmica, Rio Grande, v. 1, p. 106-125, out./dez. 2005. Disponível em: <http://www.seer.furg.br/ojs/index.php/redsis/article/viewFile/1191/481>. Acesso em: 17 maio 2011.
1809-3108
url http://repositorio.furg.br/handle/1/577
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813187249384194048