Os desafios em ser educador no ensino de ciências: uma análise das práticas educativas de estágio supervisionado ii das acadêmicas de ciências biológicas da UNIPAMPA em São Gabriel – RS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Didática Sistêmica |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1650 |
Resumo: | Este artigo investiga as práticas educativas de educadoras em formação do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Pampa Campus São Gabriel. Trata-se do acompanhamento e registros das experiências no processo de Estágios Supervisionado II na rede municipal de educação em São Gabriel e se encontra dividido em duas etapas: a primeira, de fundamentação teórica sobre o ensino de ciências visando resgatar a trajetória do ensino de ciências no Brasil e suas principais abordagens metodológicas; a segunda, a partir dos relatórios e das reflexões sobre a docência no estágio, elegeu-se categorias que permitiram identificar o processo de ensino e de aprendizagem. As categorias investigadas são: angústias, expectativas, dificuldades, diálogos – educando e educadora de ciências, metodologia – práticas educativas, desafios cotidianos, aprendizagens e oportunidades. A abordagem metodológica é qualitativa e permitiu a compreensão sobre os desafios do Ensino de Ciências na atualidade bem como a convicção de sua adoção nas práticas educativas de estágios como possibilidade de uma leitura crítica do contexto do Ensino de Ciências em São Gabriel – RS. |
id |
FURG-12_89c418aeb2be264f1c177584c20f8e43 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/1650 |
network_acronym_str |
FURG-12 |
network_name_str |
Revista Didática Sistêmica |
repository_id_str |
|
spelling |
Os desafios em ser educador no ensino de ciências: uma análise das práticas educativas de estágio supervisionado ii das acadêmicas de ciências biológicas da UNIPAMPA em São Gabriel – RSFormação. Educador. Ensino. Ciências. São Gabriel - RS.Este artigo investiga as práticas educativas de educadoras em formação do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Pampa Campus São Gabriel. Trata-se do acompanhamento e registros das experiências no processo de Estágios Supervisionado II na rede municipal de educação em São Gabriel e se encontra dividido em duas etapas: a primeira, de fundamentação teórica sobre o ensino de ciências visando resgatar a trajetória do ensino de ciências no Brasil e suas principais abordagens metodológicas; a segunda, a partir dos relatórios e das reflexões sobre a docência no estágio, elegeu-se categorias que permitiram identificar o processo de ensino e de aprendizagem. As categorias investigadas são: angústias, expectativas, dificuldades, diálogos – educando e educadora de ciências, metodologia – práticas educativas, desafios cotidianos, aprendizagens e oportunidades. A abordagem metodológica é qualitativa e permitiu a compreensão sobre os desafios do Ensino de Ciências na atualidade bem como a convicção de sua adoção nas práticas educativas de estágios como possibilidade de uma leitura crítica do contexto do Ensino de Ciências em São Gabriel – RS.Lepidus2010-11-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1650Revista Didática Sistêmica; v. 11 (2010); 104-1291809-3108reponame:Revista Didática Sistêmicainstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1650/794Copyright (c) 2014 Revista Didática Sistêmicainfo:eu-repo/semantics/openAccessNeufeld, ÂngelaConceição, Martha SilvaCarvalho, Veridiana Pereira dePereira, Vilmar Alves2018-11-08T18:45:19Zoai:periodicos.furg.br:article/1650Revistahttps://periodicos.furg.br/redsisPUBhttps://periodicos.furg.br/redsis/oairevdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com1809-31081809-3108opendoar:2018-11-08T18:45:19Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os desafios em ser educador no ensino de ciências: uma análise das práticas educativas de estágio supervisionado ii das acadêmicas de ciências biológicas da UNIPAMPA em São Gabriel – RS |
title |
Os desafios em ser educador no ensino de ciências: uma análise das práticas educativas de estágio supervisionado ii das acadêmicas de ciências biológicas da UNIPAMPA em São Gabriel – RS |
spellingShingle |
Os desafios em ser educador no ensino de ciências: uma análise das práticas educativas de estágio supervisionado ii das acadêmicas de ciências biológicas da UNIPAMPA em São Gabriel – RS Neufeld, Ângela Formação. Educador. Ensino. Ciências. São Gabriel - RS. |
title_short |
Os desafios em ser educador no ensino de ciências: uma análise das práticas educativas de estágio supervisionado ii das acadêmicas de ciências biológicas da UNIPAMPA em São Gabriel – RS |
title_full |
Os desafios em ser educador no ensino de ciências: uma análise das práticas educativas de estágio supervisionado ii das acadêmicas de ciências biológicas da UNIPAMPA em São Gabriel – RS |
title_fullStr |
Os desafios em ser educador no ensino de ciências: uma análise das práticas educativas de estágio supervisionado ii das acadêmicas de ciências biológicas da UNIPAMPA em São Gabriel – RS |
title_full_unstemmed |
Os desafios em ser educador no ensino de ciências: uma análise das práticas educativas de estágio supervisionado ii das acadêmicas de ciências biológicas da UNIPAMPA em São Gabriel – RS |
title_sort |
Os desafios em ser educador no ensino de ciências: uma análise das práticas educativas de estágio supervisionado ii das acadêmicas de ciências biológicas da UNIPAMPA em São Gabriel – RS |
author |
Neufeld, Ângela |
author_facet |
Neufeld, Ângela Conceição, Martha Silva Carvalho, Veridiana Pereira de Pereira, Vilmar Alves |
author_role |
author |
author2 |
Conceição, Martha Silva Carvalho, Veridiana Pereira de Pereira, Vilmar Alves |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Neufeld, Ângela Conceição, Martha Silva Carvalho, Veridiana Pereira de Pereira, Vilmar Alves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação. Educador. Ensino. Ciências. São Gabriel - RS. |
topic |
Formação. Educador. Ensino. Ciências. São Gabriel - RS. |
description |
Este artigo investiga as práticas educativas de educadoras em formação do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Pampa Campus São Gabriel. Trata-se do acompanhamento e registros das experiências no processo de Estágios Supervisionado II na rede municipal de educação em São Gabriel e se encontra dividido em duas etapas: a primeira, de fundamentação teórica sobre o ensino de ciências visando resgatar a trajetória do ensino de ciências no Brasil e suas principais abordagens metodológicas; a segunda, a partir dos relatórios e das reflexões sobre a docência no estágio, elegeu-se categorias que permitiram identificar o processo de ensino e de aprendizagem. As categorias investigadas são: angústias, expectativas, dificuldades, diálogos – educando e educadora de ciências, metodologia – práticas educativas, desafios cotidianos, aprendizagens e oportunidades. A abordagem metodológica é qualitativa e permitiu a compreensão sobre os desafios do Ensino de Ciências na atualidade bem como a convicção de sua adoção nas práticas educativas de estágios como possibilidade de uma leitura crítica do contexto do Ensino de Ciências em São Gabriel – RS. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-11-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1650 |
url |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1650 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1650/794 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 Revista Didática Sistêmica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 Revista Didática Sistêmica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Didática Sistêmica; v. 11 (2010); 104-129 1809-3108 reponame:Revista Didática Sistêmica instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Revista Didática Sistêmica |
collection |
Revista Didática Sistêmica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com |
_version_ |
1797041939561840640 |