Os desafios em ser educador no ensino de ciências: uma análise das práticas educativas de estágio supervisionado ii das acadêmicas de ciências biológicas da UNIPAMPA em São Gabriel – RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neufeld, Ângela
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Conceição, Martha Silva, Carvalho, Veridiana Pereira de, Pereira, Vilmar Alves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Didática Sistêmica
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1650
Resumo: Este artigo investiga as práticas educativas de educadoras em formação do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Pampa Campus São Gabriel. Trata-se do acompanhamento e registros das experiências no processo de Estágios Supervisionado II na rede municipal de educação em São Gabriel e se encontra dividido em duas etapas: a primeira, de fundamentação teórica sobre o ensino de ciências visando resgatar a trajetória do ensino de ciências no Brasil e suas principais abordagens metodológicas; a segunda, a partir dos relatórios e das reflexões sobre a docência no estágio, elegeu-se categorias que permitiram identificar o processo de ensino e de aprendizagem. As categorias investigadas são: angústias, expectativas, dificuldades, diálogos – educando e educadora de ciências, metodologia – práticas educativas, desafios cotidianos, aprendizagens e oportunidades. A abordagem metodológica é qualitativa e permitiu a compreensão sobre os desafios do Ensino de Ciências na atualidade bem como a convicção de sua adoção nas práticas educativas de estágios como possibilidade de uma leitura crítica do contexto do Ensino de Ciências em São Gabriel – RS.
id FURG-12_89c418aeb2be264f1c177584c20f8e43
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/1650
network_acronym_str FURG-12
network_name_str Revista Didática Sistêmica
repository_id_str
spelling Os desafios em ser educador no ensino de ciências: uma análise das práticas educativas de estágio supervisionado ii das acadêmicas de ciências biológicas da UNIPAMPA em São Gabriel – RSFormação. Educador. Ensino. Ciências. São Gabriel - RS.Este artigo investiga as práticas educativas de educadoras em formação do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Pampa Campus São Gabriel. Trata-se do acompanhamento e registros das experiências no processo de Estágios Supervisionado II na rede municipal de educação em São Gabriel e se encontra dividido em duas etapas: a primeira, de fundamentação teórica sobre o ensino de ciências visando resgatar a trajetória do ensino de ciências no Brasil e suas principais abordagens metodológicas; a segunda, a partir dos relatórios e das reflexões sobre a docência no estágio, elegeu-se categorias que permitiram identificar o processo de ensino e de aprendizagem. As categorias investigadas são: angústias, expectativas, dificuldades, diálogos – educando e educadora de ciências, metodologia – práticas educativas, desafios cotidianos, aprendizagens e oportunidades. A abordagem metodológica é qualitativa e permitiu a compreensão sobre os desafios do Ensino de Ciências na atualidade bem como a convicção de sua adoção nas práticas educativas de estágios como possibilidade de uma leitura crítica do contexto do Ensino de Ciências em São Gabriel – RS.Lepidus2010-11-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1650Revista Didática Sistêmica; v. 11 (2010); 104-1291809-3108reponame:Revista Didática Sistêmicainstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1650/794Copyright (c) 2014 Revista Didática Sistêmicainfo:eu-repo/semantics/openAccessNeufeld, ÂngelaConceição, Martha SilvaCarvalho, Veridiana Pereira dePereira, Vilmar Alves2018-11-08T18:45:19Zoai:periodicos.furg.br:article/1650Revistahttps://periodicos.furg.br/redsisPUBhttps://periodicos.furg.br/redsis/oairevdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com1809-31081809-3108opendoar:2018-11-08T18:45:19Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Os desafios em ser educador no ensino de ciências: uma análise das práticas educativas de estágio supervisionado ii das acadêmicas de ciências biológicas da UNIPAMPA em São Gabriel – RS
title Os desafios em ser educador no ensino de ciências: uma análise das práticas educativas de estágio supervisionado ii das acadêmicas de ciências biológicas da UNIPAMPA em São Gabriel – RS
spellingShingle Os desafios em ser educador no ensino de ciências: uma análise das práticas educativas de estágio supervisionado ii das acadêmicas de ciências biológicas da UNIPAMPA em São Gabriel – RS
Neufeld, Ângela
Formação. Educador. Ensino. Ciências. São Gabriel - RS.
title_short Os desafios em ser educador no ensino de ciências: uma análise das práticas educativas de estágio supervisionado ii das acadêmicas de ciências biológicas da UNIPAMPA em São Gabriel – RS
title_full Os desafios em ser educador no ensino de ciências: uma análise das práticas educativas de estágio supervisionado ii das acadêmicas de ciências biológicas da UNIPAMPA em São Gabriel – RS
title_fullStr Os desafios em ser educador no ensino de ciências: uma análise das práticas educativas de estágio supervisionado ii das acadêmicas de ciências biológicas da UNIPAMPA em São Gabriel – RS
title_full_unstemmed Os desafios em ser educador no ensino de ciências: uma análise das práticas educativas de estágio supervisionado ii das acadêmicas de ciências biológicas da UNIPAMPA em São Gabriel – RS
title_sort Os desafios em ser educador no ensino de ciências: uma análise das práticas educativas de estágio supervisionado ii das acadêmicas de ciências biológicas da UNIPAMPA em São Gabriel – RS
author Neufeld, Ângela
author_facet Neufeld, Ângela
Conceição, Martha Silva
Carvalho, Veridiana Pereira de
Pereira, Vilmar Alves
author_role author
author2 Conceição, Martha Silva
Carvalho, Veridiana Pereira de
Pereira, Vilmar Alves
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Neufeld, Ângela
Conceição, Martha Silva
Carvalho, Veridiana Pereira de
Pereira, Vilmar Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Formação. Educador. Ensino. Ciências. São Gabriel - RS.
topic Formação. Educador. Ensino. Ciências. São Gabriel - RS.
description Este artigo investiga as práticas educativas de educadoras em formação do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Pampa Campus São Gabriel. Trata-se do acompanhamento e registros das experiências no processo de Estágios Supervisionado II na rede municipal de educação em São Gabriel e se encontra dividido em duas etapas: a primeira, de fundamentação teórica sobre o ensino de ciências visando resgatar a trajetória do ensino de ciências no Brasil e suas principais abordagens metodológicas; a segunda, a partir dos relatórios e das reflexões sobre a docência no estágio, elegeu-se categorias que permitiram identificar o processo de ensino e de aprendizagem. As categorias investigadas são: angústias, expectativas, dificuldades, diálogos – educando e educadora de ciências, metodologia – práticas educativas, desafios cotidianos, aprendizagens e oportunidades. A abordagem metodológica é qualitativa e permitiu a compreensão sobre os desafios do Ensino de Ciências na atualidade bem como a convicção de sua adoção nas práticas educativas de estágios como possibilidade de uma leitura crítica do contexto do Ensino de Ciências em São Gabriel – RS.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-11-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1650
url https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1650
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1650/794
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Revista Didática Sistêmica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Revista Didática Sistêmica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv Revista Didática Sistêmica; v. 11 (2010); 104-129
1809-3108
reponame:Revista Didática Sistêmica
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Revista Didática Sistêmica
collection Revista Didática Sistêmica
repository.name.fl_str_mv Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv revdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com
_version_ 1797041939561840640