Política Educacional e Legislação Educacional em debate: a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e as transformações vividas pelo Ensino Médio brasileiro nesse contexto
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Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Revista Didática Sistêmica |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/3336 |
Resumo: | Neste artigo discutimos alguns aspectos históricos e legais da constituição e organização da política educacional brasileira em torno da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional desde da sua primeira versão em 1961 até a atual a Lei 9394 de 1996. Os últimos 50 anos apresentam marcas da historicidade social e econômica nos objetivos educacionais e nos princípios norteadores da política educacional estabelecidos que integraram a LDBEN conforme o momento em que cada uma das três versões foi formulada, publicitada e aplicada. Ressaltamos, sobretudo, o impacto dessa legislação geral da educação brasileira sobre a escolarização de nível médio pública, destacando algumas das suas mudanças e diferenciações desde 1961 até a atualidade, sob o signo do avanço das práticas associadas a globalização e do pensamento neoliberal a respeito das funções e atribuições do ensino médio. |
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Política Educacional e Legislação Educacional em debate: a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e as transformações vividas pelo Ensino Médio brasileiro nesse contextoPolítica educacional brasileira. História da educação brasileira. Legislação educacional. Ensino médio brasileiro. Reformas educacionaisNeste artigo discutimos alguns aspectos históricos e legais da constituição e organização da política educacional brasileira em torno da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional desde da sua primeira versão em 1961 até a atual a Lei 9394 de 1996. Os últimos 50 anos apresentam marcas da historicidade social e econômica nos objetivos educacionais e nos princípios norteadores da política educacional estabelecidos que integraram a LDBEN conforme o momento em que cada uma das três versões foi formulada, publicitada e aplicada. Ressaltamos, sobretudo, o impacto dessa legislação geral da educação brasileira sobre a escolarização de nível médio pública, destacando algumas das suas mudanças e diferenciações desde 1961 até a atualidade, sob o signo do avanço das práticas associadas a globalização e do pensamento neoliberal a respeito das funções e atribuições do ensino médio.Lepidus2013-08-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/3336Revista Didática Sistêmica; v. 15 n. 1 (2013); 3-161809-3108reponame:Revista Didática Sistêmicainstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/3336/2240Copyright (c) 2014 Revista Didática Sistêmicainfo:eu-repo/semantics/openAccessFeldmann, Marina GrazielaBezerra, Ricardo José Lima2018-11-08T18:40:52Zoai:periodicos.furg.br:article/3336Revistahttps://periodicos.furg.br/redsisPUBhttps://periodicos.furg.br/redsis/oairevdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com1809-31081809-3108opendoar:2018-11-08T18:40:52Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
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