Dificuldade na leitura: uma proposta interdisciplinar com foco no lúdico, como fator de promoção para o processo de ensino e aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Aline Gonçalves
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Didática Sistêmica
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1188
Resumo: Reading and writing are the foundation for the intellectual development of children, as well as to live in society. Clearly the difficulty that many children and adults have to read. Many believe that this problem is coming from a poor literacy, but should be emphasized that all cases involving the purchase reading are distinguished into three types of significant problems in learning the same, namely: the children who find it hard to learn to read , Children who read in a passive way and the children who have difficulty in understanding. However, this article aims at reporting the actions of intervention with the State School Guaracy village in the town of Falkirk, where through a diagnosis found that the students of elementary school, have great difficulty1 in the act of reading and also in your understanding. In this article show up actions unde taken in a public school, focused on the methodology of projects.
id FURG-12_9f6a4b292de3390f17562616e33b065a
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/1188
network_acronym_str FURG-12
network_name_str Revista Didática Sistêmica
repository_id_str
spelling Dificuldade na leitura: uma proposta interdisciplinar com foco no lúdico, como fator de promoção para o processo de ensino e aprendizagemLeitura. Interdisciplinaridade. Lúdico. Aprendizagem.Reading and writing are the foundation for the intellectual development of children, as well as to live in society. Clearly the difficulty that many children and adults have to read. Many believe that this problem is coming from a poor literacy, but should be emphasized that all cases involving the purchase reading are distinguished into three types of significant problems in learning the same, namely: the children who find it hard to learn to read , Children who read in a passive way and the children who have difficulty in understanding. However, this article aims at reporting the actions of intervention with the State School Guaracy village in the town of Falkirk, where through a diagnosis found that the students of elementary school, have great difficulty1 in the act of reading and also in your understanding. In this article show up actions unde taken in a public school, focused on the methodology of projects.Ler e escrever são as bases para o desenvolvimento intelectual da criança, bem como para o convivo em sociedade. É evidente a dificuldade que muitas crianças e adultos possuem em ler. Muitos acreditam que tal problema é oriundo de uma má alfabetização, porém devem-se ressaltar que os processos que envolvem a aquisição leitura se distinguem em três tipos de problemas significativos na aprendizagem da mesma, a saber: as crianças que encontram dificuldades para aprender a ler, as crianças que lêem de forma passiva e as crianças que têm dificuldades na compreensão. No entanto, o presente artigo visa relatar as ações de intervenção junto a Escola Estadual Vila Guaracy, no município de Gurupi, onde por meio de um diagnostico detectou-se que os educandos do ensino fundamental, possuem grande dificuldade no ato de ler e também na sua compreensão. Neste artigo evidenciam-se ações desenvolvidas em uma escola pública, focalizadas na metodologia de projetos.Lepidus2010-03-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1188Revista Didática Sistêmica; v. 8 (2008); 50-561809-3108reponame:Revista Didática Sistêmicainstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1188/499Copyright (c) 2014 Revista Didática Sistêmicainfo:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Aline Gonçalves2018-11-08T19:02:23Zoai:periodicos.furg.br:article/1188Revistahttps://periodicos.furg.br/redsisPUBhttps://periodicos.furg.br/redsis/oairevdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com1809-31081809-3108opendoar:2018-11-08T19:02:23Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Dificuldade na leitura: uma proposta interdisciplinar com foco no lúdico, como fator de promoção para o processo de ensino e aprendizagem
title Dificuldade na leitura: uma proposta interdisciplinar com foco no lúdico, como fator de promoção para o processo de ensino e aprendizagem
spellingShingle Dificuldade na leitura: uma proposta interdisciplinar com foco no lúdico, como fator de promoção para o processo de ensino e aprendizagem
Pereira, Aline Gonçalves
Leitura. Interdisciplinaridade. Lúdico. Aprendizagem.
title_short Dificuldade na leitura: uma proposta interdisciplinar com foco no lúdico, como fator de promoção para o processo de ensino e aprendizagem
title_full Dificuldade na leitura: uma proposta interdisciplinar com foco no lúdico, como fator de promoção para o processo de ensino e aprendizagem
title_fullStr Dificuldade na leitura: uma proposta interdisciplinar com foco no lúdico, como fator de promoção para o processo de ensino e aprendizagem
title_full_unstemmed Dificuldade na leitura: uma proposta interdisciplinar com foco no lúdico, como fator de promoção para o processo de ensino e aprendizagem
title_sort Dificuldade na leitura: uma proposta interdisciplinar com foco no lúdico, como fator de promoção para o processo de ensino e aprendizagem
author Pereira, Aline Gonçalves
author_facet Pereira, Aline Gonçalves
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Aline Gonçalves
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura. Interdisciplinaridade. Lúdico. Aprendizagem.
topic Leitura. Interdisciplinaridade. Lúdico. Aprendizagem.
description Reading and writing are the foundation for the intellectual development of children, as well as to live in society. Clearly the difficulty that many children and adults have to read. Many believe that this problem is coming from a poor literacy, but should be emphasized that all cases involving the purchase reading are distinguished into three types of significant problems in learning the same, namely: the children who find it hard to learn to read , Children who read in a passive way and the children who have difficulty in understanding. However, this article aims at reporting the actions of intervention with the State School Guaracy village in the town of Falkirk, where through a diagnosis found that the students of elementary school, have great difficulty1 in the act of reading and also in your understanding. In this article show up actions unde taken in a public school, focused on the methodology of projects.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-03-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1188
url https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1188
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1188/499
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Revista Didática Sistêmica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Revista Didática Sistêmica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv Revista Didática Sistêmica; v. 8 (2008); 50-56
1809-3108
reponame:Revista Didática Sistêmica
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Revista Didática Sistêmica
collection Revista Didática Sistêmica
repository.name.fl_str_mv Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv revdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com
_version_ 1797041939081592832