O papel da Educação Física nos anos iniciais sob a perspectiva da psicomotrocidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mota, Rafael Silveira
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Silveira, Jacqueline Zacarias
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Didática Sistêmica
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/5222
Resumo: Este artigo apresenta um estudo comparativo sobre o desenvolvimento psicomotor de escolares dos anos iniciais, praticantes e não praticantes de Educação Física, pertencentes a uma escola privada e uma escola da rede pública do município de Alegrete/RS. Os dados foram coletados por meio dos testes de Equilíbrio Estático e Dinâmico, Noção do Corpo, Lateralidade, Praxia Global (Coordenação Óculo-Manual e Óculo-Pedal) e analisados conforme Fonseca (1995). Observou-se que os praticantes de Educação Física obtiveram maior rendimento comparado ao grupo que não recebe a oferta da mesma em seu currículo, demonstrando que a prática da Educação Física contribui para o desenvolvimento da criança. Dessa forma, destaca-se a importância do profissional qualificado, dentro do contexto escolar, para o desenvolvimento dos aspectos motores.
id FURG-12_a2d7e72a05b83c33a00c7738167dee08
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/5222
network_acronym_str FURG-12
network_name_str Revista Didática Sistêmica
repository_id_str
spelling O papel da Educação Física nos anos iniciais sob a perspectiva da psicomotrocidadePsicomotrocidadeAnos IniciaisEducação FísicaEste artigo apresenta um estudo comparativo sobre o desenvolvimento psicomotor de escolares dos anos iniciais, praticantes e não praticantes de Educação Física, pertencentes a uma escola privada e uma escola da rede pública do município de Alegrete/RS. Os dados foram coletados por meio dos testes de Equilíbrio Estático e Dinâmico, Noção do Corpo, Lateralidade, Praxia Global (Coordenação Óculo-Manual e Óculo-Pedal) e analisados conforme Fonseca (1995). Observou-se que os praticantes de Educação Física obtiveram maior rendimento comparado ao grupo que não recebe a oferta da mesma em seu currículo, demonstrando que a prática da Educação Física contribui para o desenvolvimento da criança. Dessa forma, destaca-se a importância do profissional qualificado, dentro do contexto escolar, para o desenvolvimento dos aspectos motores.Lepidus2015-09-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/5222Revista Didática Sistêmica; 2014: Edição Especial; 210-2331809-3108reponame:Revista Didática Sistêmicainstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/5222/3214Copyright (c) 2015 Revista Didática Sistêmicainfo:eu-repo/semantics/openAccessMota, Rafael SilveiraSilveira, Jacqueline Zacarias2018-11-08T18:39:46Zoai:periodicos.furg.br:article/5222Revistahttps://periodicos.furg.br/redsisPUBhttps://periodicos.furg.br/redsis/oairevdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com1809-31081809-3108opendoar:2018-11-08T18:39:46Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv O papel da Educação Física nos anos iniciais sob a perspectiva da psicomotrocidade
title O papel da Educação Física nos anos iniciais sob a perspectiva da psicomotrocidade
spellingShingle O papel da Educação Física nos anos iniciais sob a perspectiva da psicomotrocidade
Mota, Rafael Silveira
Psicomotrocidade
Anos Iniciais
Educação Física
title_short O papel da Educação Física nos anos iniciais sob a perspectiva da psicomotrocidade
title_full O papel da Educação Física nos anos iniciais sob a perspectiva da psicomotrocidade
title_fullStr O papel da Educação Física nos anos iniciais sob a perspectiva da psicomotrocidade
title_full_unstemmed O papel da Educação Física nos anos iniciais sob a perspectiva da psicomotrocidade
title_sort O papel da Educação Física nos anos iniciais sob a perspectiva da psicomotrocidade
author Mota, Rafael Silveira
author_facet Mota, Rafael Silveira
Silveira, Jacqueline Zacarias
author_role author
author2 Silveira, Jacqueline Zacarias
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mota, Rafael Silveira
Silveira, Jacqueline Zacarias
dc.subject.por.fl_str_mv Psicomotrocidade
Anos Iniciais
Educação Física
topic Psicomotrocidade
Anos Iniciais
Educação Física
description Este artigo apresenta um estudo comparativo sobre o desenvolvimento psicomotor de escolares dos anos iniciais, praticantes e não praticantes de Educação Física, pertencentes a uma escola privada e uma escola da rede pública do município de Alegrete/RS. Os dados foram coletados por meio dos testes de Equilíbrio Estático e Dinâmico, Noção do Corpo, Lateralidade, Praxia Global (Coordenação Óculo-Manual e Óculo-Pedal) e analisados conforme Fonseca (1995). Observou-se que os praticantes de Educação Física obtiveram maior rendimento comparado ao grupo que não recebe a oferta da mesma em seu currículo, demonstrando que a prática da Educação Física contribui para o desenvolvimento da criança. Dessa forma, destaca-se a importância do profissional qualificado, dentro do contexto escolar, para o desenvolvimento dos aspectos motores.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/5222
url https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/5222
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/5222/3214
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Revista Didática Sistêmica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Revista Didática Sistêmica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv Revista Didática Sistêmica; 2014: Edição Especial; 210-233
1809-3108
reponame:Revista Didática Sistêmica
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Revista Didática Sistêmica
collection Revista Didática Sistêmica
repository.name.fl_str_mv Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv revdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com
_version_ 1797041940508704768