O papel da Educação Física nos anos iniciais sob a perspectiva da psicomotrocidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Didática Sistêmica |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/5222 |
Resumo: | Este artigo apresenta um estudo comparativo sobre o desenvolvimento psicomotor de escolares dos anos iniciais, praticantes e não praticantes de Educação Física, pertencentes a uma escola privada e uma escola da rede pública do município de Alegrete/RS. Os dados foram coletados por meio dos testes de Equilíbrio Estático e Dinâmico, Noção do Corpo, Lateralidade, Praxia Global (Coordenação Óculo-Manual e Óculo-Pedal) e analisados conforme Fonseca (1995). Observou-se que os praticantes de Educação Física obtiveram maior rendimento comparado ao grupo que não recebe a oferta da mesma em seu currículo, demonstrando que a prática da Educação Física contribui para o desenvolvimento da criança. Dessa forma, destaca-se a importância do profissional qualificado, dentro do contexto escolar, para o desenvolvimento dos aspectos motores. |
id |
FURG-12_a2d7e72a05b83c33a00c7738167dee08 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/5222 |
network_acronym_str |
FURG-12 |
network_name_str |
Revista Didática Sistêmica |
repository_id_str |
|
spelling |
O papel da Educação Física nos anos iniciais sob a perspectiva da psicomotrocidadePsicomotrocidadeAnos IniciaisEducação FísicaEste artigo apresenta um estudo comparativo sobre o desenvolvimento psicomotor de escolares dos anos iniciais, praticantes e não praticantes de Educação Física, pertencentes a uma escola privada e uma escola da rede pública do município de Alegrete/RS. Os dados foram coletados por meio dos testes de Equilíbrio Estático e Dinâmico, Noção do Corpo, Lateralidade, Praxia Global (Coordenação Óculo-Manual e Óculo-Pedal) e analisados conforme Fonseca (1995). Observou-se que os praticantes de Educação Física obtiveram maior rendimento comparado ao grupo que não recebe a oferta da mesma em seu currículo, demonstrando que a prática da Educação Física contribui para o desenvolvimento da criança. Dessa forma, destaca-se a importância do profissional qualificado, dentro do contexto escolar, para o desenvolvimento dos aspectos motores.Lepidus2015-09-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/5222Revista Didática Sistêmica; 2014: Edição Especial; 210-2331809-3108reponame:Revista Didática Sistêmicainstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/5222/3214Copyright (c) 2015 Revista Didática Sistêmicainfo:eu-repo/semantics/openAccessMota, Rafael SilveiraSilveira, Jacqueline Zacarias2018-11-08T18:39:46Zoai:periodicos.furg.br:article/5222Revistahttps://periodicos.furg.br/redsisPUBhttps://periodicos.furg.br/redsis/oairevdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com1809-31081809-3108opendoar:2018-11-08T18:39:46Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O papel da Educação Física nos anos iniciais sob a perspectiva da psicomotrocidade |
title |
O papel da Educação Física nos anos iniciais sob a perspectiva da psicomotrocidade |
spellingShingle |
O papel da Educação Física nos anos iniciais sob a perspectiva da psicomotrocidade Mota, Rafael Silveira Psicomotrocidade Anos Iniciais Educação Física |
title_short |
O papel da Educação Física nos anos iniciais sob a perspectiva da psicomotrocidade |
title_full |
O papel da Educação Física nos anos iniciais sob a perspectiva da psicomotrocidade |
title_fullStr |
O papel da Educação Física nos anos iniciais sob a perspectiva da psicomotrocidade |
title_full_unstemmed |
O papel da Educação Física nos anos iniciais sob a perspectiva da psicomotrocidade |
title_sort |
O papel da Educação Física nos anos iniciais sob a perspectiva da psicomotrocidade |
author |
Mota, Rafael Silveira |
author_facet |
Mota, Rafael Silveira Silveira, Jacqueline Zacarias |
author_role |
author |
author2 |
Silveira, Jacqueline Zacarias |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mota, Rafael Silveira Silveira, Jacqueline Zacarias |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Psicomotrocidade Anos Iniciais Educação Física |
topic |
Psicomotrocidade Anos Iniciais Educação Física |
description |
Este artigo apresenta um estudo comparativo sobre o desenvolvimento psicomotor de escolares dos anos iniciais, praticantes e não praticantes de Educação Física, pertencentes a uma escola privada e uma escola da rede pública do município de Alegrete/RS. Os dados foram coletados por meio dos testes de Equilíbrio Estático e Dinâmico, Noção do Corpo, Lateralidade, Praxia Global (Coordenação Óculo-Manual e Óculo-Pedal) e analisados conforme Fonseca (1995). Observou-se que os praticantes de Educação Física obtiveram maior rendimento comparado ao grupo que não recebe a oferta da mesma em seu currículo, demonstrando que a prática da Educação Física contribui para o desenvolvimento da criança. Dessa forma, destaca-se a importância do profissional qualificado, dentro do contexto escolar, para o desenvolvimento dos aspectos motores. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-09-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/5222 |
url |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/5222 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/5222/3214 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Revista Didática Sistêmica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Revista Didática Sistêmica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Didática Sistêmica; 2014: Edição Especial; 210-233 1809-3108 reponame:Revista Didática Sistêmica instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Revista Didática Sistêmica |
collection |
Revista Didática Sistêmica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com |
_version_ |
1797041940508704768 |