APRESENTAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bersch, Ângela Adriane Schmidt
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Ribeiro, Camila Borges
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Didática Sistêmica
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/11612
Resumo: Ser editora da Revista Didática Sistêmica é um compromisso desafiador, que foi aceito pela Professora Ângela Bersch com muito carinho e dedicação, na intenção de dar sequência ao competente trabalho das nossas colegas: Professoras Raquel da Silveira e Roseli Belmonte Machado, que trilharam uma linda caminhada profissional na Universidade Federal do Rio Grande e, hoje integram o corpo docente da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (ESEFID/UFRGS). Embora distantes geograficamente, mantemos parcerias em alguns projetos e a organização da revista é um deles. O auxílio neste início das atividades enquanto editora foram fundamentais para manter a qualidade do processo e, tendo em vista a grande demanda de trabalho foi feito o convite à Professora Camila Borges Ribeiro para me acompanhar nessa nova empreitada considerando seus conhecimentos na área da Educação, Educação Física e Pedagogia e assim podermos juntas qualificar as edições desse periódico. É com satisfação que apresentamos a edição 1/2019 que é constituída por sete artigos, destes três se referem a textos submetidos, apreciados e aprovados para o evento VII Extremos do Sul que foi organizado pelo corpo docente do curso de Educação Física, vinculado ao Instituto de Educação da FURG. Os dois primeiros artigos abordaram as questões relativas à avaliação da aprendizagem de professores de uma instituição educacional do sul de Rondônia e, as reflexões de professores da educação básica e do ensino superior, vinculados às Ciências Exatas, acerca das metodologias ativas no Rio Grande do sul. Na sequência, as temáticas se enveredam pelo campo da Educação Física, na qual abarcam a identificação dos motivos que levam professores que atuam em academias a optarem pela aquisição de franquias de programas de aulas pré-coreografadas e, a não inclusão da dança no planejamento das aulas de Educação Física escolar e a questão da formação inicial. Dos três artigos oriundos do VII Extremos do Sul, dois contemplaram a questão de gênero, sendo um sobre as mulheres no esporte a partir do portal ESPNW no Brasil e, o outro sobre a reativação da equipe feminina do Sport Club Internacional, a partir do ano de 2018. Revista Didática Sistêmica, ISSN 1809-3108 v. 21, n.1, p.1-7, (2019) O último artigo investigou as práticas de avaliação utilizadas por professores de Educação Física, de uma escola da rede pública de ensino de Canguçu/RS. Esperamos que as leituras que compõem esta edição contribuam com as reflexões, pesquisas e ações presentes nas práticas pedagógicas, tanto na formação inicial como continuada dos professores.
id FURG-12_bca7fc8d07c765ead5670f8303a7eced
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/11612
network_acronym_str FURG-12
network_name_str Revista Didática Sistêmica
repository_id_str
spelling APRESENTAÇÃOSer editora da Revista Didática Sistêmica é um compromisso desafiador, que foi aceito pela Professora Ângela Bersch com muito carinho e dedicação, na intenção de dar sequência ao competente trabalho das nossas colegas: Professoras Raquel da Silveira e Roseli Belmonte Machado, que trilharam uma linda caminhada profissional na Universidade Federal do Rio Grande e, hoje integram o corpo docente da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (ESEFID/UFRGS). Embora distantes geograficamente, mantemos parcerias em alguns projetos e a organização da revista é um deles. O auxílio neste início das atividades enquanto editora foram fundamentais para manter a qualidade do processo e, tendo em vista a grande demanda de trabalho foi feito o convite à Professora Camila Borges Ribeiro para me acompanhar nessa nova empreitada considerando seus conhecimentos na área da Educação, Educação Física e Pedagogia e assim podermos juntas qualificar as edições desse periódico. É com satisfação que apresentamos a edição 1/2019 que é constituída por sete artigos, destes três se referem a textos submetidos, apreciados e aprovados para o evento VII Extremos do Sul que foi organizado pelo corpo docente do curso de Educação Física, vinculado ao Instituto de Educação da FURG. Os dois primeiros artigos abordaram as questões relativas à avaliação da aprendizagem de professores de uma instituição educacional do sul de Rondônia e, as reflexões de professores da educação básica e do ensino superior, vinculados às Ciências Exatas, acerca das metodologias ativas no Rio Grande do sul. Na sequência, as temáticas se enveredam pelo campo da Educação Física, na qual abarcam a identificação dos motivos que levam professores que atuam em academias a optarem pela aquisição de franquias de programas de aulas pré-coreografadas e, a não inclusão da dança no planejamento das aulas de Educação Física escolar e a questão da formação inicial. Dos três artigos oriundos do VII Extremos do Sul, dois contemplaram a questão de gênero, sendo um sobre as mulheres no esporte a partir do portal ESPNW no Brasil e, o outro sobre a reativação da equipe feminina do Sport Club Internacional, a partir do ano de 2018. Revista Didática Sistêmica, ISSN 1809-3108 v. 21, n.1, p.1-7, (2019) O último artigo investigou as práticas de avaliação utilizadas por professores de Educação Física, de uma escola da rede pública de ensino de Canguçu/RS. Esperamos que as leituras que compõem esta edição contribuam com as reflexões, pesquisas e ações presentes nas práticas pedagógicas, tanto na formação inicial como continuada dos professores.Lepidus2020-06-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1161210.14295/rds.v21i1.11612Revista Didática Sistêmica; v. 21 n. 1 (2019); 6-71809-3108reponame:Revista Didática Sistêmicainstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/11612/7469Copyright (c) 2020 Revista Didática Sistêmicainfo:eu-repo/semantics/openAccessBersch, Ângela Adriane SchmidtRibeiro, Camila Borges2020-07-06T19:46:06Zoai:periodicos.furg.br:article/11612Revistahttps://periodicos.furg.br/redsisPUBhttps://periodicos.furg.br/redsis/oairevdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com1809-31081809-3108opendoar:2020-07-06T19:46:06Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv APRESENTAÇÃO
title APRESENTAÇÃO
spellingShingle APRESENTAÇÃO
Bersch, Ângela Adriane Schmidt
title_short APRESENTAÇÃO
title_full APRESENTAÇÃO
title_fullStr APRESENTAÇÃO
title_full_unstemmed APRESENTAÇÃO
title_sort APRESENTAÇÃO
author Bersch, Ângela Adriane Schmidt
author_facet Bersch, Ângela Adriane Schmidt
Ribeiro, Camila Borges
author_role author
author2 Ribeiro, Camila Borges
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bersch, Ângela Adriane Schmidt
Ribeiro, Camila Borges
description Ser editora da Revista Didática Sistêmica é um compromisso desafiador, que foi aceito pela Professora Ângela Bersch com muito carinho e dedicação, na intenção de dar sequência ao competente trabalho das nossas colegas: Professoras Raquel da Silveira e Roseli Belmonte Machado, que trilharam uma linda caminhada profissional na Universidade Federal do Rio Grande e, hoje integram o corpo docente da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (ESEFID/UFRGS). Embora distantes geograficamente, mantemos parcerias em alguns projetos e a organização da revista é um deles. O auxílio neste início das atividades enquanto editora foram fundamentais para manter a qualidade do processo e, tendo em vista a grande demanda de trabalho foi feito o convite à Professora Camila Borges Ribeiro para me acompanhar nessa nova empreitada considerando seus conhecimentos na área da Educação, Educação Física e Pedagogia e assim podermos juntas qualificar as edições desse periódico. É com satisfação que apresentamos a edição 1/2019 que é constituída por sete artigos, destes três se referem a textos submetidos, apreciados e aprovados para o evento VII Extremos do Sul que foi organizado pelo corpo docente do curso de Educação Física, vinculado ao Instituto de Educação da FURG. Os dois primeiros artigos abordaram as questões relativas à avaliação da aprendizagem de professores de uma instituição educacional do sul de Rondônia e, as reflexões de professores da educação básica e do ensino superior, vinculados às Ciências Exatas, acerca das metodologias ativas no Rio Grande do sul. Na sequência, as temáticas se enveredam pelo campo da Educação Física, na qual abarcam a identificação dos motivos que levam professores que atuam em academias a optarem pela aquisição de franquias de programas de aulas pré-coreografadas e, a não inclusão da dança no planejamento das aulas de Educação Física escolar e a questão da formação inicial. Dos três artigos oriundos do VII Extremos do Sul, dois contemplaram a questão de gênero, sendo um sobre as mulheres no esporte a partir do portal ESPNW no Brasil e, o outro sobre a reativação da equipe feminina do Sport Club Internacional, a partir do ano de 2018. Revista Didática Sistêmica, ISSN 1809-3108 v. 21, n.1, p.1-7, (2019) O último artigo investigou as práticas de avaliação utilizadas por professores de Educação Física, de uma escola da rede pública de ensino de Canguçu/RS. Esperamos que as leituras que compõem esta edição contribuam com as reflexões, pesquisas e ações presentes nas práticas pedagógicas, tanto na formação inicial como continuada dos professores.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/11612
10.14295/rds.v21i1.11612
url https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/11612
identifier_str_mv 10.14295/rds.v21i1.11612
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/11612/7469
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Didática Sistêmica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Didática Sistêmica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv Revista Didática Sistêmica; v. 21 n. 1 (2019); 6-7
1809-3108
reponame:Revista Didática Sistêmica
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Revista Didática Sistêmica
collection Revista Didática Sistêmica
repository.name.fl_str_mv Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv revdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com
_version_ 1797041941420965888