APRESENTAÇÃO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Didática Sistêmica |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/11612 |
Resumo: | Ser editora da Revista Didática Sistêmica é um compromisso desafiador, que foi aceito pela Professora Ângela Bersch com muito carinho e dedicação, na intenção de dar sequência ao competente trabalho das nossas colegas: Professoras Raquel da Silveira e Roseli Belmonte Machado, que trilharam uma linda caminhada profissional na Universidade Federal do Rio Grande e, hoje integram o corpo docente da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (ESEFID/UFRGS). Embora distantes geograficamente, mantemos parcerias em alguns projetos e a organização da revista é um deles. O auxílio neste início das atividades enquanto editora foram fundamentais para manter a qualidade do processo e, tendo em vista a grande demanda de trabalho foi feito o convite à Professora Camila Borges Ribeiro para me acompanhar nessa nova empreitada considerando seus conhecimentos na área da Educação, Educação Física e Pedagogia e assim podermos juntas qualificar as edições desse periódico. É com satisfação que apresentamos a edição 1/2019 que é constituída por sete artigos, destes três se referem a textos submetidos, apreciados e aprovados para o evento VII Extremos do Sul que foi organizado pelo corpo docente do curso de Educação Física, vinculado ao Instituto de Educação da FURG. Os dois primeiros artigos abordaram as questões relativas à avaliação da aprendizagem de professores de uma instituição educacional do sul de Rondônia e, as reflexões de professores da educação básica e do ensino superior, vinculados às Ciências Exatas, acerca das metodologias ativas no Rio Grande do sul. Na sequência, as temáticas se enveredam pelo campo da Educação Física, na qual abarcam a identificação dos motivos que levam professores que atuam em academias a optarem pela aquisição de franquias de programas de aulas pré-coreografadas e, a não inclusão da dança no planejamento das aulas de Educação Física escolar e a questão da formação inicial. Dos três artigos oriundos do VII Extremos do Sul, dois contemplaram a questão de gênero, sendo um sobre as mulheres no esporte a partir do portal ESPNW no Brasil e, o outro sobre a reativação da equipe feminina do Sport Club Internacional, a partir do ano de 2018. Revista Didática Sistêmica, ISSN 1809-3108 v. 21, n.1, p.1-7, (2019) O último artigo investigou as práticas de avaliação utilizadas por professores de Educação Física, de uma escola da rede pública de ensino de Canguçu/RS. Esperamos que as leituras que compõem esta edição contribuam com as reflexões, pesquisas e ações presentes nas práticas pedagógicas, tanto na formação inicial como continuada dos professores. |
id |
FURG-12_bca7fc8d07c765ead5670f8303a7eced |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/11612 |
network_acronym_str |
FURG-12 |
network_name_str |
Revista Didática Sistêmica |
repository_id_str |
|
spelling |
APRESENTAÇÃOSer editora da Revista Didática Sistêmica é um compromisso desafiador, que foi aceito pela Professora Ângela Bersch com muito carinho e dedicação, na intenção de dar sequência ao competente trabalho das nossas colegas: Professoras Raquel da Silveira e Roseli Belmonte Machado, que trilharam uma linda caminhada profissional na Universidade Federal do Rio Grande e, hoje integram o corpo docente da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (ESEFID/UFRGS). Embora distantes geograficamente, mantemos parcerias em alguns projetos e a organização da revista é um deles. O auxílio neste início das atividades enquanto editora foram fundamentais para manter a qualidade do processo e, tendo em vista a grande demanda de trabalho foi feito o convite à Professora Camila Borges Ribeiro para me acompanhar nessa nova empreitada considerando seus conhecimentos na área da Educação, Educação Física e Pedagogia e assim podermos juntas qualificar as edições desse periódico. É com satisfação que apresentamos a edição 1/2019 que é constituída por sete artigos, destes três se referem a textos submetidos, apreciados e aprovados para o evento VII Extremos do Sul que foi organizado pelo corpo docente do curso de Educação Física, vinculado ao Instituto de Educação da FURG. Os dois primeiros artigos abordaram as questões relativas à avaliação da aprendizagem de professores de uma instituição educacional do sul de Rondônia e, as reflexões de professores da educação básica e do ensino superior, vinculados às Ciências Exatas, acerca das metodologias ativas no Rio Grande do sul. Na sequência, as temáticas se enveredam pelo campo da Educação Física, na qual abarcam a identificação dos motivos que levam professores que atuam em academias a optarem pela aquisição de franquias de programas de aulas pré-coreografadas e, a não inclusão da dança no planejamento das aulas de Educação Física escolar e a questão da formação inicial. Dos três artigos oriundos do VII Extremos do Sul, dois contemplaram a questão de gênero, sendo um sobre as mulheres no esporte a partir do portal ESPNW no Brasil e, o outro sobre a reativação da equipe feminina do Sport Club Internacional, a partir do ano de 2018. Revista Didática Sistêmica, ISSN 1809-3108 v. 21, n.1, p.1-7, (2019) O último artigo investigou as práticas de avaliação utilizadas por professores de Educação Física, de uma escola da rede pública de ensino de Canguçu/RS. Esperamos que as leituras que compõem esta edição contribuam com as reflexões, pesquisas e ações presentes nas práticas pedagógicas, tanto na formação inicial como continuada dos professores.Lepidus2020-06-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1161210.14295/rds.v21i1.11612Revista Didática Sistêmica; v. 21 n. 1 (2019); 6-71809-3108reponame:Revista Didática Sistêmicainstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/11612/7469Copyright (c) 2020 Revista Didática Sistêmicainfo:eu-repo/semantics/openAccessBersch, Ângela Adriane SchmidtRibeiro, Camila Borges2020-07-06T19:46:06Zoai:periodicos.furg.br:article/11612Revistahttps://periodicos.furg.br/redsisPUBhttps://periodicos.furg.br/redsis/oairevdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com1809-31081809-3108opendoar:2020-07-06T19:46:06Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
APRESENTAÇÃO |
title |
APRESENTAÇÃO |
spellingShingle |
APRESENTAÇÃO Bersch, Ângela Adriane Schmidt |
title_short |
APRESENTAÇÃO |
title_full |
APRESENTAÇÃO |
title_fullStr |
APRESENTAÇÃO |
title_full_unstemmed |
APRESENTAÇÃO |
title_sort |
APRESENTAÇÃO |
author |
Bersch, Ângela Adriane Schmidt |
author_facet |
Bersch, Ângela Adriane Schmidt Ribeiro, Camila Borges |
author_role |
author |
author2 |
Ribeiro, Camila Borges |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bersch, Ângela Adriane Schmidt Ribeiro, Camila Borges |
description |
Ser editora da Revista Didática Sistêmica é um compromisso desafiador, que foi aceito pela Professora Ângela Bersch com muito carinho e dedicação, na intenção de dar sequência ao competente trabalho das nossas colegas: Professoras Raquel da Silveira e Roseli Belmonte Machado, que trilharam uma linda caminhada profissional na Universidade Federal do Rio Grande e, hoje integram o corpo docente da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (ESEFID/UFRGS). Embora distantes geograficamente, mantemos parcerias em alguns projetos e a organização da revista é um deles. O auxílio neste início das atividades enquanto editora foram fundamentais para manter a qualidade do processo e, tendo em vista a grande demanda de trabalho foi feito o convite à Professora Camila Borges Ribeiro para me acompanhar nessa nova empreitada considerando seus conhecimentos na área da Educação, Educação Física e Pedagogia e assim podermos juntas qualificar as edições desse periódico. É com satisfação que apresentamos a edição 1/2019 que é constituída por sete artigos, destes três se referem a textos submetidos, apreciados e aprovados para o evento VII Extremos do Sul que foi organizado pelo corpo docente do curso de Educação Física, vinculado ao Instituto de Educação da FURG. Os dois primeiros artigos abordaram as questões relativas à avaliação da aprendizagem de professores de uma instituição educacional do sul de Rondônia e, as reflexões de professores da educação básica e do ensino superior, vinculados às Ciências Exatas, acerca das metodologias ativas no Rio Grande do sul. Na sequência, as temáticas se enveredam pelo campo da Educação Física, na qual abarcam a identificação dos motivos que levam professores que atuam em academias a optarem pela aquisição de franquias de programas de aulas pré-coreografadas e, a não inclusão da dança no planejamento das aulas de Educação Física escolar e a questão da formação inicial. Dos três artigos oriundos do VII Extremos do Sul, dois contemplaram a questão de gênero, sendo um sobre as mulheres no esporte a partir do portal ESPNW no Brasil e, o outro sobre a reativação da equipe feminina do Sport Club Internacional, a partir do ano de 2018. Revista Didática Sistêmica, ISSN 1809-3108 v. 21, n.1, p.1-7, (2019) O último artigo investigou as práticas de avaliação utilizadas por professores de Educação Física, de uma escola da rede pública de ensino de Canguçu/RS. Esperamos que as leituras que compõem esta edição contribuam com as reflexões, pesquisas e ações presentes nas práticas pedagógicas, tanto na formação inicial como continuada dos professores. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-06-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/11612 10.14295/rds.v21i1.11612 |
url |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/11612 |
identifier_str_mv |
10.14295/rds.v21i1.11612 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/11612/7469 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Didática Sistêmica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Didática Sistêmica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Didática Sistêmica; v. 21 n. 1 (2019); 6-7 1809-3108 reponame:Revista Didática Sistêmica instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Revista Didática Sistêmica |
collection |
Revista Didática Sistêmica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com |
_version_ |
1797041941420965888 |