OS DESAFIOS DA SUPERVISÃO DO ESTÁGIO EM EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL : A PERSPECTIVA DE UMA PROFESSORA-PESQUISADORA EM FORTALEZA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Emmanuelle Cynthia da Silva
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Sanches Neto, Luiz, Venâncio, Luciana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Didática Sistêmica
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/13403
Resumo: No âmbito dos processos formativos nos cursos de licenciatura em educação física, o estágio em educação física na educação infantil é um lócus de enfrentamento de dificuldades, como a supervisão do estágio por professores(as) licenciados(as) em educação física, devido à pouca presença na educação infantil. Neste artigo, o nosso objetivo é apresentar as reflexões de uma professora-pesquisadora, licenciada e mestranda em educação física, que supervisionou estagiários(as) na escola de educação infantil em que trabalha. O método que utilizamos nesta pesquisa qualitativa é o estudo de caso. Os conceitos de planejamento participativo e Se-Movimentar foram importantes no processo reflexivo de supervisão dos(as) estagiários(as). Consideramos que esse processo dependeu do engajamento identitário da professora-pesquisadora com pressupostos democráticos e progressistas.
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