Novos rumos do saber contemporâneo: problematizando o pensamento científico através do diálogo entre duas vertentes epistemológicas – Gaston Bachelard e Edgar Morin

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Oliveira, Caroline Terra
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Rodrigues, Victor Hugo Guimarães
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Didática Sistêmica
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1248
Resumo: The aim of this article is to emphasize the dialogue between two epistemologists, Gaston Bachelard and Edgar Morin, emphasizing the constructed critics in relation to the classic scientific thought, primarily, about the deterministic conception and the mechanics of the world formulated by Descartes. So, it is distinguished the contribution of the authors in what it refers to the reflexion about the science and construction of the knowledge and the imperative challenge of guiding us by a complex thought that contextualize and establishes a connection with the problems lived in the present time.
id FURG-12_cd557b464bd5c9813694404a44fd6452
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/1248
network_acronym_str FURG-12
network_name_str Revista Didática Sistêmica
repository_id_str
spelling Novos rumos do saber contemporâneo: problematizando o pensamento científico através do diálogo entre duas vertentes epistemológicas – Gaston Bachelard e Edgar MorinConhecimento científico. Pensamento científico clássico. Complexidade.The aim of this article is to emphasize the dialogue between two epistemologists, Gaston Bachelard and Edgar Morin, emphasizing the constructed critics in relation to the classic scientific thought, primarily, about the deterministic conception and the mechanics of the world formulated by Descartes. So, it is distinguished the contribution of the authors in what it refers to the reflexion about the science and construction of the knowledge and the imperative challenge of guiding us by a complex thought that contextualize and establishes a connection with the problems lived in the present time.O objetivo deste artigo é problematizar o diálogo entre dois epistemólogos, Gastón Bachelard e Edgar Morin, enfatizando a crítica construída em relação ao pensamento científico clássico, principalmente, sobre a concepção determinista e a mecânica do mundo formulada por Descartes. Neste sentido, destaca-se a contribuição dos autores no que tange à reflexão sobre a ciência e construção do conhecimento e o imperativo desafio de nos orientarmos por um pensamento complexo que contextualize e interligue os problemas vivenciados atualmente.Lepidus2010-03-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1248Revista Didática Sistêmica; v. 6 (2007); 160-1651809-3108reponame:Revista Didática Sistêmicainstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1248/543Copyright (c) 2014 Revista Didática Sistêmicainfo:eu-repo/semantics/openAccessde Oliveira, Caroline TerraRodrigues, Victor Hugo Guimarães2018-11-08T19:02:52Zoai:periodicos.furg.br:article/1248Revistahttps://periodicos.furg.br/redsisPUBhttps://periodicos.furg.br/redsis/oairevdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com1809-31081809-3108opendoar:2018-11-08T19:02:52Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Novos rumos do saber contemporâneo: problematizando o pensamento científico através do diálogo entre duas vertentes epistemológicas – Gaston Bachelard e Edgar Morin
title Novos rumos do saber contemporâneo: problematizando o pensamento científico através do diálogo entre duas vertentes epistemológicas – Gaston Bachelard e Edgar Morin
spellingShingle Novos rumos do saber contemporâneo: problematizando o pensamento científico através do diálogo entre duas vertentes epistemológicas – Gaston Bachelard e Edgar Morin
de Oliveira, Caroline Terra
Conhecimento científico. Pensamento científico clássico. Complexidade.
title_short Novos rumos do saber contemporâneo: problematizando o pensamento científico através do diálogo entre duas vertentes epistemológicas – Gaston Bachelard e Edgar Morin
title_full Novos rumos do saber contemporâneo: problematizando o pensamento científico através do diálogo entre duas vertentes epistemológicas – Gaston Bachelard e Edgar Morin
title_fullStr Novos rumos do saber contemporâneo: problematizando o pensamento científico através do diálogo entre duas vertentes epistemológicas – Gaston Bachelard e Edgar Morin
title_full_unstemmed Novos rumos do saber contemporâneo: problematizando o pensamento científico através do diálogo entre duas vertentes epistemológicas – Gaston Bachelard e Edgar Morin
title_sort Novos rumos do saber contemporâneo: problematizando o pensamento científico através do diálogo entre duas vertentes epistemológicas – Gaston Bachelard e Edgar Morin
author de Oliveira, Caroline Terra
author_facet de Oliveira, Caroline Terra
Rodrigues, Victor Hugo Guimarães
author_role author
author2 Rodrigues, Victor Hugo Guimarães
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Oliveira, Caroline Terra
Rodrigues, Victor Hugo Guimarães
dc.subject.por.fl_str_mv Conhecimento científico. Pensamento científico clássico. Complexidade.
topic Conhecimento científico. Pensamento científico clássico. Complexidade.
description The aim of this article is to emphasize the dialogue between two epistemologists, Gaston Bachelard and Edgar Morin, emphasizing the constructed critics in relation to the classic scientific thought, primarily, about the deterministic conception and the mechanics of the world formulated by Descartes. So, it is distinguished the contribution of the authors in what it refers to the reflexion about the science and construction of the knowledge and the imperative challenge of guiding us by a complex thought that contextualize and establishes a connection with the problems lived in the present time.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-03-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1248
url https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1248
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1248/543
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Revista Didática Sistêmica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Revista Didática Sistêmica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv Revista Didática Sistêmica; v. 6 (2007); 160-165
1809-3108
reponame:Revista Didática Sistêmica
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Revista Didática Sistêmica
collection Revista Didática Sistêmica
repository.name.fl_str_mv Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv revdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com
_version_ 1797041939477954560