Novos rumos do saber contemporâneo: problematizando o pensamento científico através do diálogo entre duas vertentes epistemológicas – Gaston Bachelard e Edgar Morin
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Didática Sistêmica |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1248 |
Resumo: | The aim of this article is to emphasize the dialogue between two epistemologists, Gaston Bachelard and Edgar Morin, emphasizing the constructed critics in relation to the classic scientific thought, primarily, about the deterministic conception and the mechanics of the world formulated by Descartes. So, it is distinguished the contribution of the authors in what it refers to the reflexion about the science and construction of the knowledge and the imperative challenge of guiding us by a complex thought that contextualize and establishes a connection with the problems lived in the present time. |
id |
FURG-12_cd557b464bd5c9813694404a44fd6452 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/1248 |
network_acronym_str |
FURG-12 |
network_name_str |
Revista Didática Sistêmica |
repository_id_str |
|
spelling |
Novos rumos do saber contemporâneo: problematizando o pensamento científico através do diálogo entre duas vertentes epistemológicas – Gaston Bachelard e Edgar MorinConhecimento científico. Pensamento científico clássico. Complexidade.The aim of this article is to emphasize the dialogue between two epistemologists, Gaston Bachelard and Edgar Morin, emphasizing the constructed critics in relation to the classic scientific thought, primarily, about the deterministic conception and the mechanics of the world formulated by Descartes. So, it is distinguished the contribution of the authors in what it refers to the reflexion about the science and construction of the knowledge and the imperative challenge of guiding us by a complex thought that contextualize and establishes a connection with the problems lived in the present time.O objetivo deste artigo é problematizar o diálogo entre dois epistemólogos, Gastón Bachelard e Edgar Morin, enfatizando a crítica construída em relação ao pensamento científico clássico, principalmente, sobre a concepção determinista e a mecânica do mundo formulada por Descartes. Neste sentido, destaca-se a contribuição dos autores no que tange à reflexão sobre a ciência e construção do conhecimento e o imperativo desafio de nos orientarmos por um pensamento complexo que contextualize e interligue os problemas vivenciados atualmente.Lepidus2010-03-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1248Revista Didática Sistêmica; v. 6 (2007); 160-1651809-3108reponame:Revista Didática Sistêmicainstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1248/543Copyright (c) 2014 Revista Didática Sistêmicainfo:eu-repo/semantics/openAccessde Oliveira, Caroline TerraRodrigues, Victor Hugo Guimarães2018-11-08T19:02:52Zoai:periodicos.furg.br:article/1248Revistahttps://periodicos.furg.br/redsisPUBhttps://periodicos.furg.br/redsis/oairevdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com1809-31081809-3108opendoar:2018-11-08T19:02:52Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Novos rumos do saber contemporâneo: problematizando o pensamento científico através do diálogo entre duas vertentes epistemológicas – Gaston Bachelard e Edgar Morin |
title |
Novos rumos do saber contemporâneo: problematizando o pensamento científico através do diálogo entre duas vertentes epistemológicas – Gaston Bachelard e Edgar Morin |
spellingShingle |
Novos rumos do saber contemporâneo: problematizando o pensamento científico através do diálogo entre duas vertentes epistemológicas – Gaston Bachelard e Edgar Morin de Oliveira, Caroline Terra Conhecimento científico. Pensamento científico clássico. Complexidade. |
title_short |
Novos rumos do saber contemporâneo: problematizando o pensamento científico através do diálogo entre duas vertentes epistemológicas – Gaston Bachelard e Edgar Morin |
title_full |
Novos rumos do saber contemporâneo: problematizando o pensamento científico através do diálogo entre duas vertentes epistemológicas – Gaston Bachelard e Edgar Morin |
title_fullStr |
Novos rumos do saber contemporâneo: problematizando o pensamento científico através do diálogo entre duas vertentes epistemológicas – Gaston Bachelard e Edgar Morin |
title_full_unstemmed |
Novos rumos do saber contemporâneo: problematizando o pensamento científico através do diálogo entre duas vertentes epistemológicas – Gaston Bachelard e Edgar Morin |
title_sort |
Novos rumos do saber contemporâneo: problematizando o pensamento científico através do diálogo entre duas vertentes epistemológicas – Gaston Bachelard e Edgar Morin |
author |
de Oliveira, Caroline Terra |
author_facet |
de Oliveira, Caroline Terra Rodrigues, Victor Hugo Guimarães |
author_role |
author |
author2 |
Rodrigues, Victor Hugo Guimarães |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Oliveira, Caroline Terra Rodrigues, Victor Hugo Guimarães |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Conhecimento científico. Pensamento científico clássico. Complexidade. |
topic |
Conhecimento científico. Pensamento científico clássico. Complexidade. |
description |
The aim of this article is to emphasize the dialogue between two epistemologists, Gaston Bachelard and Edgar Morin, emphasizing the constructed critics in relation to the classic scientific thought, primarily, about the deterministic conception and the mechanics of the world formulated by Descartes. So, it is distinguished the contribution of the authors in what it refers to the reflexion about the science and construction of the knowledge and the imperative challenge of guiding us by a complex thought that contextualize and establishes a connection with the problems lived in the present time. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-03-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1248 |
url |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1248 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1248/543 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 Revista Didática Sistêmica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 Revista Didática Sistêmica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Didática Sistêmica; v. 6 (2007); 160-165 1809-3108 reponame:Revista Didática Sistêmica instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Revista Didática Sistêmica |
collection |
Revista Didática Sistêmica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com |
_version_ |
1797041939477954560 |