RELACIONANDO LUDICIDADE E MATEMÁTICA NA INFÂNCIA INDÍGENA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Didática Sistêmica |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/7780 |
Resumo: | Esse artigo tem como foco a relação entre as brincadeiras das crianças indígenas, os conceitos sobre ludicidade e algumas noções matemáticas básicas utilizadas pelas crianças. Esse trabalho se coloca como bibliográfico e de cunho qualitativo. Ainda, ele se coloca como parte do projeto “Práticas socioculturais indígenas: transculturalidade das ciências matemática”, aprovado pelo CNPq. Os resultados desse artigo mostram que a matemática pode ser vista como mais uma ferramenta relevante para preparar as crianças para lidar com as situações reais da vida, pois pode auxiliar no desenvolvimento de habilidades cognitivas importantes e singulares. |
id |
FURG-12_d374fb0c873a47dfe78558c451e65c25 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/7780 |
network_acronym_str |
FURG-12 |
network_name_str |
Revista Didática Sistêmica |
repository_id_str |
|
spelling |
RELACIONANDO LUDICIDADE E MATEMÁTICA NA INFÂNCIA INDÍGENAInfância indígenaLúdicoMatemática.Esse artigo tem como foco a relação entre as brincadeiras das crianças indígenas, os conceitos sobre ludicidade e algumas noções matemáticas básicas utilizadas pelas crianças. Esse trabalho se coloca como bibliográfico e de cunho qualitativo. Ainda, ele se coloca como parte do projeto “Práticas socioculturais indígenas: transculturalidade das ciências matemática”, aprovado pelo CNPq. Os resultados desse artigo mostram que a matemática pode ser vista como mais uma ferramenta relevante para preparar as crianças para lidar com as situações reais da vida, pois pode auxiliar no desenvolvimento de habilidades cognitivas importantes e singulares.Lepidus2019-10-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/7780Revista Didática Sistêmica; v. 20 n. 2 (2018); 120-1301809-3108reponame:Revista Didática Sistêmicainstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/7780/6085Copyright (c) 2019 Revista Didática Sistêmicainfo:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues, Walace2019-10-30T21:21:46Zoai:periodicos.furg.br:article/7780Revistahttps://periodicos.furg.br/redsisPUBhttps://periodicos.furg.br/redsis/oairevdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com1809-31081809-3108opendoar:2019-10-30T21:21:46Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
RELACIONANDO LUDICIDADE E MATEMÁTICA NA INFÂNCIA INDÍGENA |
title |
RELACIONANDO LUDICIDADE E MATEMÁTICA NA INFÂNCIA INDÍGENA |
spellingShingle |
RELACIONANDO LUDICIDADE E MATEMÁTICA NA INFÂNCIA INDÍGENA Rodrigues, Walace Infância indígena Lúdico Matemática. |
title_short |
RELACIONANDO LUDICIDADE E MATEMÁTICA NA INFÂNCIA INDÍGENA |
title_full |
RELACIONANDO LUDICIDADE E MATEMÁTICA NA INFÂNCIA INDÍGENA |
title_fullStr |
RELACIONANDO LUDICIDADE E MATEMÁTICA NA INFÂNCIA INDÍGENA |
title_full_unstemmed |
RELACIONANDO LUDICIDADE E MATEMÁTICA NA INFÂNCIA INDÍGENA |
title_sort |
RELACIONANDO LUDICIDADE E MATEMÁTICA NA INFÂNCIA INDÍGENA |
author |
Rodrigues, Walace |
author_facet |
Rodrigues, Walace |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Walace |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Infância indígena Lúdico Matemática. |
topic |
Infância indígena Lúdico Matemática. |
description |
Esse artigo tem como foco a relação entre as brincadeiras das crianças indígenas, os conceitos sobre ludicidade e algumas noções matemáticas básicas utilizadas pelas crianças. Esse trabalho se coloca como bibliográfico e de cunho qualitativo. Ainda, ele se coloca como parte do projeto “Práticas socioculturais indígenas: transculturalidade das ciências matemática”, aprovado pelo CNPq. Os resultados desse artigo mostram que a matemática pode ser vista como mais uma ferramenta relevante para preparar as crianças para lidar com as situações reais da vida, pois pode auxiliar no desenvolvimento de habilidades cognitivas importantes e singulares. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-10-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/7780 |
url |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/7780 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/7780/6085 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Didática Sistêmica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Didática Sistêmica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Didática Sistêmica; v. 20 n. 2 (2018); 120-130 1809-3108 reponame:Revista Didática Sistêmica instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Revista Didática Sistêmica |
collection |
Revista Didática Sistêmica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com |
_version_ |
1797041941353857024 |