EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ENTRE A FORMAÇÃO PARA A LIBERDADE E O DISCIPLINAMENTO DOS CORPOS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Didática Sistêmica |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/12884 |
Resumo: | Este artigo aborda a Educação Física na Educação Infantil. O objetivo é problematizar a prática pedagógica da Educação Física na Educação Infantil, considerando os pressupostos indicados para a área nessa etapa de escolaridade e os processos de condução dos sujeitos infantis nessas práticas. Trata-se de um estudo qualitativo com base nos Estudos Foucaultianos em Educação. Em primeiro lugar analisamos a BNCC para a Educação Infantil, destacando os discursos que legitimam a área da Educação Física. Em segundo lugar, reunimos pistas, num movimento cartográfico, sobre o modo como acontece a prática pedagógica da Educação Física na Educação Infantil. Notamos que há orientações curriculares que indicam para uma formação integral, emancipada e livre do sujeito infantil. Todavia, nas práticas da Educação Física há operações de governamento que conduzem para um disciplinamento do corpo. Dentro da perspectiva de análise, destacamos que liberdade e disciplina são conceitos afins na constituição dos sujeitos infantis contemporâneos. |
id |
FURG-12_dce851e3be08e357d9018af776ef6099 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.furg.br:article/12884 |
network_acronym_str |
FURG-12 |
network_name_str |
Revista Didática Sistêmica |
repository_id_str |
|
spelling |
EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ENTRE A FORMAÇÃO PARA A LIBERDADE E O DISCIPLINAMENTO DOS CORPOSEste artigo aborda a Educação Física na Educação Infantil. O objetivo é problematizar a prática pedagógica da Educação Física na Educação Infantil, considerando os pressupostos indicados para a área nessa etapa de escolaridade e os processos de condução dos sujeitos infantis nessas práticas. Trata-se de um estudo qualitativo com base nos Estudos Foucaultianos em Educação. Em primeiro lugar analisamos a BNCC para a Educação Infantil, destacando os discursos que legitimam a área da Educação Física. Em segundo lugar, reunimos pistas, num movimento cartográfico, sobre o modo como acontece a prática pedagógica da Educação Física na Educação Infantil. Notamos que há orientações curriculares que indicam para uma formação integral, emancipada e livre do sujeito infantil. Todavia, nas práticas da Educação Física há operações de governamento que conduzem para um disciplinamento do corpo. Dentro da perspectiva de análise, destacamos que liberdade e disciplina são conceitos afins na constituição dos sujeitos infantis contemporâneos.Lepidus2022-01-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1288410.14295/rds.v23i1.12884Revista Didática Sistêmica; v. 23 n. 1 (2021): DOSSIÊ: DA INSERÇÃO À LEGITIMAÇÃO: DILEMAS E PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA COM A EDUCAÇÃO INFANTIL; 35-501809-3108reponame:Revista Didática Sistêmicainstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/12884/9235Copyright (c) 2022 Revista Didática Sistêmicainfo:eu-repo/semantics/openAccessMachado, Roseli BelmonteDutra Correa da Silva, IsabelaDutra Correa da Silva, Marcela2024-02-22T22:47:27Zoai:ojs.periodicos.furg.br:article/12884Revistahttps://periodicos.furg.br/redsisPUBhttps://periodicos.furg.br/redsis/oairevdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com1809-31081809-3108opendoar:2024-02-22T22:47:27Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ENTRE A FORMAÇÃO PARA A LIBERDADE E O DISCIPLINAMENTO DOS CORPOS |
title |
EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ENTRE A FORMAÇÃO PARA A LIBERDADE E O DISCIPLINAMENTO DOS CORPOS |
spellingShingle |
EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ENTRE A FORMAÇÃO PARA A LIBERDADE E O DISCIPLINAMENTO DOS CORPOS Machado, Roseli Belmonte |
title_short |
EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ENTRE A FORMAÇÃO PARA A LIBERDADE E O DISCIPLINAMENTO DOS CORPOS |
title_full |
EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ENTRE A FORMAÇÃO PARA A LIBERDADE E O DISCIPLINAMENTO DOS CORPOS |
title_fullStr |
EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ENTRE A FORMAÇÃO PARA A LIBERDADE E O DISCIPLINAMENTO DOS CORPOS |
title_full_unstemmed |
EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ENTRE A FORMAÇÃO PARA A LIBERDADE E O DISCIPLINAMENTO DOS CORPOS |
title_sort |
EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ENTRE A FORMAÇÃO PARA A LIBERDADE E O DISCIPLINAMENTO DOS CORPOS |
author |
Machado, Roseli Belmonte |
author_facet |
Machado, Roseli Belmonte Dutra Correa da Silva, Isabela Dutra Correa da Silva, Marcela |
author_role |
author |
author2 |
Dutra Correa da Silva, Isabela Dutra Correa da Silva, Marcela |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Machado, Roseli Belmonte Dutra Correa da Silva, Isabela Dutra Correa da Silva, Marcela |
description |
Este artigo aborda a Educação Física na Educação Infantil. O objetivo é problematizar a prática pedagógica da Educação Física na Educação Infantil, considerando os pressupostos indicados para a área nessa etapa de escolaridade e os processos de condução dos sujeitos infantis nessas práticas. Trata-se de um estudo qualitativo com base nos Estudos Foucaultianos em Educação. Em primeiro lugar analisamos a BNCC para a Educação Infantil, destacando os discursos que legitimam a área da Educação Física. Em segundo lugar, reunimos pistas, num movimento cartográfico, sobre o modo como acontece a prática pedagógica da Educação Física na Educação Infantil. Notamos que há orientações curriculares que indicam para uma formação integral, emancipada e livre do sujeito infantil. Todavia, nas práticas da Educação Física há operações de governamento que conduzem para um disciplinamento do corpo. Dentro da perspectiva de análise, destacamos que liberdade e disciplina são conceitos afins na constituição dos sujeitos infantis contemporâneos. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-01-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/12884 10.14295/rds.v23i1.12884 |
url |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/12884 |
identifier_str_mv |
10.14295/rds.v23i1.12884 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/12884/9235 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Didática Sistêmica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Didática Sistêmica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Didática Sistêmica; v. 23 n. 1 (2021): DOSSIÊ: DA INSERÇÃO À LEGITIMAÇÃO: DILEMAS E PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA COM A EDUCAÇÃO INFANTIL; 35-50 1809-3108 reponame:Revista Didática Sistêmica instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Revista Didática Sistêmica |
collection |
Revista Didática Sistêmica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com |
_version_ |
1797041938460835840 |