Formação em Educação Física e a questão da diferença : um olhar a partir da resolução 06/2018

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Roseli Belmonte
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/263649
Resumo: O objetivo desta pesquisa é problematizar a constituição da diferença nas legislações que orientam os currículos de formação em Educação Física. As lentes teórico-metodológicas que guiaram a pesquisa têm o aporte dos Estudos Foucaultianos, operando com a ferramenta da governamentalidade, sob uma inspiração genealógica. Foram realizados dois movimentos: a análise dos saberes que constituíram a formação de professores em Educação Física e a análise da atual resolução para a formação em Educação Física do Brasil. As análises indicam que os saberes que se direcionam para a formação em Educação Física tiveram ênfases médicas, disciplinares, biológicas e normalizadoras em relação ao outro, sem considerar a diferença. Também mostram que as orientações atuais, embora tragam políticas de inclusão, não são suficientes para abarcar a discussão sobre diferença, reforçando práticas anteriores. É possível compreender que algumas pautas foram esmaecidas ou silenciadas, não indicando a composição e a compreensão da diferença nas formações.
id UFRGS-2_a8550bdaabe4388f3870631a8bf4c949
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/263649
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Machado, Roseli Belmonte2023-08-16T03:33:39Z20220104-754Xhttp://hdl.handle.net/10183/263649001162436O objetivo desta pesquisa é problematizar a constituição da diferença nas legislações que orientam os currículos de formação em Educação Física. As lentes teórico-metodológicas que guiaram a pesquisa têm o aporte dos Estudos Foucaultianos, operando com a ferramenta da governamentalidade, sob uma inspiração genealógica. Foram realizados dois movimentos: a análise dos saberes que constituíram a formação de professores em Educação Física e a análise da atual resolução para a formação em Educação Física do Brasil. As análises indicam que os saberes que se direcionam para a formação em Educação Física tiveram ênfases médicas, disciplinares, biológicas e normalizadoras em relação ao outro, sem considerar a diferença. Também mostram que as orientações atuais, embora tragam políticas de inclusão, não são suficientes para abarcar a discussão sobre diferença, reforçando práticas anteriores. É possível compreender que algumas pautas foram esmaecidas ou silenciadas, não indicando a composição e a compreensão da diferença nas formações.The aim of this research is to problematize the constitution of difference in laws that guide the curricula of undergraduate courses in Physical Education. The theoretical-methodological lenses guiding the research are grounded on the Foucauldian Studies, by operating with the tool of governmentality, under a genealogical inspiration. Two actions were performed: the analysis of the knowledge constituting the education of teachers of Physical Education and the analysis of the present resolution intended for undergraduate courses in Physical Education in Brazil. The analyses have pointed out that the knowledge directed to undergraduate courses in Physical Education have medical, disciplinary, biological and normalizing emphases in relation to the other, without regard to difference. They have also shown that the current guidelines, despite bringing up inclusion policies, are not enough to embrace the discussion about difference, and they reinforce previous practices. It is possible to understand that some agendas have been either weakened or silenced, thus showing the inexistence of composition and understanding of difference in undergraduate courses.El objetivo de esta investigación es problematizar la constitución de la diferencia en las legislaciones que orientan los planes de estudio de formación en Educación Física. Las lentes teórico-metodológicas que guiaron la investigación cuentan con el aporte de los Estudios Foucaultianos, operando con la herramienta de la gubernamentalidad, bajo una inspiración genealógica de investigación. Se realizaron dos movimientos: el análisis de los conocimientos que constituyeron la formación de profesores en Educación Física y el análisis de la resolución actual para la formación en Educación Física en Brasil. Los análisis indican que los conocimientos que se direccionan hacia la formación en Educación Física tuvieron énfasis médico, disciplinar, biológico y normalizador en relación al otro, sin considerar la diferencia. También muestran que las orientación actuales, si bien incluyen políticas de inclusión, no son suficientes para abarcar la discusión sobre la diferencia, reforzando prácticas anteriores. Es posible comprender que algunas pautas se desvanecieron o silenciaron, sin indicar la composición y la comprensión de la diferencia en las formaciones.application/pdfporMovimento. Escola de Educação Física. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Vol. 28, e28027, (jan./dez. 2022), p. 1-18Educação físicaFormação profissionalCurrículoDocênciaPhysical EducationCurriculumDifferenceTeachingEducación FísicaPlan de estudioDiferenciaEnseñanzaFormação em Educação Física e a questão da diferença : um olhar a partir da resolução 06/2018Formation in physical education and the difference issue: a look from resolution 06/2018Formación en educación física y el tema de la diferencia: una mirada desde la resolución 06/2018info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001162436.pdf.txt001162436.pdf.txtExtracted Texttext/plain57694http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/263649/2/001162436.pdf.txt6209d4ba621f6a1f373512470f3c0bfdMD52ORIGINAL001162436.pdfTexto completoapplication/pdf585288http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/263649/1/001162436.pdf7e0af6d68eb1cead6443d8d289767caaMD5110183/2636492023-08-17 03:36:39.623524oai:www.lume.ufrgs.br:10183/263649Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-08-17T06:36:39Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Formação em Educação Física e a questão da diferença : um olhar a partir da resolução 06/2018
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Formation in physical education and the difference issue: a look from resolution 06/2018
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Formación en educación física y el tema de la diferencia: una mirada desde la resolución 06/2018
title Formação em Educação Física e a questão da diferença : um olhar a partir da resolução 06/2018
spellingShingle Formação em Educação Física e a questão da diferença : um olhar a partir da resolução 06/2018
Machado, Roseli Belmonte
Educação física
Formação profissional
Currículo
Docência
Physical Education
Curriculum
Difference
Teaching
Educación Física
Plan de estudio
Diferencia
Enseñanza
title_short Formação em Educação Física e a questão da diferença : um olhar a partir da resolução 06/2018
title_full Formação em Educação Física e a questão da diferença : um olhar a partir da resolução 06/2018
title_fullStr Formação em Educação Física e a questão da diferença : um olhar a partir da resolução 06/2018
title_full_unstemmed Formação em Educação Física e a questão da diferença : um olhar a partir da resolução 06/2018
title_sort Formação em Educação Física e a questão da diferença : um olhar a partir da resolução 06/2018
author Machado, Roseli Belmonte
author_facet Machado, Roseli Belmonte
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Roseli Belmonte
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física
Formação profissional
Currículo
Docência
topic Educação física
Formação profissional
Currículo
Docência
Physical Education
Curriculum
Difference
Teaching
Educación Física
Plan de estudio
Diferencia
Enseñanza
dc.subject.eng.fl_str_mv Physical Education
Curriculum
Difference
Teaching
dc.subject.spa.fl_str_mv Educación Física
Plan de estudio
Diferencia
Enseñanza
description O objetivo desta pesquisa é problematizar a constituição da diferença nas legislações que orientam os currículos de formação em Educação Física. As lentes teórico-metodológicas que guiaram a pesquisa têm o aporte dos Estudos Foucaultianos, operando com a ferramenta da governamentalidade, sob uma inspiração genealógica. Foram realizados dois movimentos: a análise dos saberes que constituíram a formação de professores em Educação Física e a análise da atual resolução para a formação em Educação Física do Brasil. As análises indicam que os saberes que se direcionam para a formação em Educação Física tiveram ênfases médicas, disciplinares, biológicas e normalizadoras em relação ao outro, sem considerar a diferença. Também mostram que as orientações atuais, embora tragam políticas de inclusão, não são suficientes para abarcar a discussão sobre diferença, reforçando práticas anteriores. É possível compreender que algumas pautas foram esmaecidas ou silenciadas, não indicando a composição e a compreensão da diferença nas formações.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-08-16T03:33:39Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/263649
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0104-754X
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001162436
identifier_str_mv 0104-754X
001162436
url http://hdl.handle.net/10183/263649
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Movimento. Escola de Educação Física. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Vol. 28, e28027, (jan./dez. 2022), p. 1-18
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/263649/2/001162436.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/263649/1/001162436.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 6209d4ba621f6a1f373512470f3c0bfd
7e0af6d68eb1cead6443d8d289767caa
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447836584574976