Educação física na educação infantil: entre a formação para a liberdade e o disciplinamento dos corpos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Roseli Belmonte
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Silva, Isabela Dutra Correa da, Silva, Marcela Dutra Corrêa da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/263683
Resumo: Este artigo aborda a Educação Física na Educação Infantil. O objetivo é problematizar a prática pedagógica da Educação Física na Educação Infantil, considerando os pressupostos indicados para a área nessa etapa de escolaridade e os processos de condução dos sujeitos infantis nessas práticas. Trata-se de um estudo qualitativo com base nos Estudos Foucaultianos em Educação. Em primeiro lugar, analisamos a BNCC para a Educação Infantil, destacando os discursos que legitimam a área da Educação Física. Em segundo lugar, reunimos pistas, num movimento cartográfico, sobre o modo como acontece a prática pedagógica da Educação Física na Educação Infantil. Notamos que há orientações curriculares que indicam para uma formação integral, emancipada e livre do sujeito infantil. Todavia, nas práticas da Educação Física, há operações de governamento que conduzem para um disciplinamento do corpo. Dentro da perspectiva de análise, destacamos que liberdade e disciplina são conceitos afins à constituição dos sujeitos infantis contemporâneos.
id UFRGS-2_d0b9d52e10e7f865a887746b34b6062a
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/263683
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Machado, Roseli BelmonteSilva, Isabela Dutra Correa daSilva, Marcela Dutra Corrêa da2023-08-16T03:34:14Z20211809-3108http://hdl.handle.net/10183/263683001162199Este artigo aborda a Educação Física na Educação Infantil. O objetivo é problematizar a prática pedagógica da Educação Física na Educação Infantil, considerando os pressupostos indicados para a área nessa etapa de escolaridade e os processos de condução dos sujeitos infantis nessas práticas. Trata-se de um estudo qualitativo com base nos Estudos Foucaultianos em Educação. Em primeiro lugar, analisamos a BNCC para a Educação Infantil, destacando os discursos que legitimam a área da Educação Física. Em segundo lugar, reunimos pistas, num movimento cartográfico, sobre o modo como acontece a prática pedagógica da Educação Física na Educação Infantil. Notamos que há orientações curriculares que indicam para uma formação integral, emancipada e livre do sujeito infantil. Todavia, nas práticas da Educação Física, há operações de governamento que conduzem para um disciplinamento do corpo. Dentro da perspectiva de análise, destacamos que liberdade e disciplina são conceitos afins à constituição dos sujeitos infantis contemporâneos.This article is about Physical Education in Early Childhood Education. The objective is to problematize the pedagogical practice of Physical Education in Early Childhood Education, considering the guidelines for the area at this stage of teaching and the processes of conducting child subjects in these practices. This is a qualitative study based on Foucaultian Studies in Education. Firstly, we analyzed the BNCC for Early Childhood Education, highlighting the discourse that legitimizes the area of Physical Education. Second, we gathered clues, in a cartographic movement, on the pedagogical practice of Physical Education in Early Childhood Education. We realize that there are curricular guidelines that indicate an integral, emancipated and free education of the child subject. However, in Physical Education classes there are governance operations that lead to disciplining the body. In this perspective of analysis, we highlight that freedom and discipline are reletad concepts in the constitution of contemporary child subjects.Este artículo trata sobre la Educación Física en la Educación Infantil. El objetivo es problematizar la práctica pedagógica de la Educación Física en la Educación Infantil, considerando los lineamientos curriculares del área en esta etapa y los procesos de conducción de los sujetos infantiles en estas prácticas. Este es un estudio cualitativo basado en Estudios Foucaultianos en Educación. En primer lugar, analizamos el BNCC de Educación Infantil, destacando los discursos que legitiman el área de Educación Física. En segundo lugar, recopilamos pistas, en un movimiento cartográfico, sobre cómo se da la práctica pedagógica de la Educación Física en la Educación Infantil. Observamos que existen pautas curriculares que señalan una formación integral, emancipada y en libertad para la asignatura infantil. Sin embargo, en las prácticas de Educación Física existen operaciones de gobernanza que llevan a disciplinar el cuerpo. Desde la perspectiva, enfatizamos que la libertad y la disciplina son conceptos relacionados en la constitución de los sujetos infantiles contemporáneos.application/pdfporRevista Didática Sistêmica. Rio Grande, RS. Vol. 23, n.1 (2021), p. 35-50Educação infantilPrática pedagógicaEducação física escolarChildhood educationFreedomPhysical EducationDisciplineEducación infantilLibertadEducación FísicaDisciplinaEducação física na educação infantil: entre a formação para a liberdade e o disciplinamento dos corposPhysical education in childhood education: between training for freedom and body disciplinationLa educación física en la educación infantil: entre la formación para la libertad y la disciplinación corporalinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001162199.pdf.txt001162199.pdf.txtExtracted Texttext/plain42675http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/263683/2/001162199.pdf.txtdb6ce304b406adc4c527b6ab8da46ddbMD52ORIGINAL001162199.pdfTexto completoapplication/pdf243649http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/263683/1/001162199.pdf12b2c85ed851068b48fe01334e45f5dcMD5110183/2636832023-08-17 03:37:21.961209oai:www.lume.ufrgs.br:10183/263683Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-08-17T06:37:21Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Educação física na educação infantil: entre a formação para a liberdade e o disciplinamento dos corpos
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Physical education in childhood education: between training for freedom and body disciplination
dc.title.alternative.es.fl_str_mv La educación física en la educación infantil: entre la formación para la libertad y la disciplinación corporal
title Educação física na educação infantil: entre a formação para a liberdade e o disciplinamento dos corpos
spellingShingle Educação física na educação infantil: entre a formação para a liberdade e o disciplinamento dos corpos
Machado, Roseli Belmonte
Educação infantil
Prática pedagógica
Educação física escolar
Childhood education
Freedom
Physical Education
Discipline
Educación infantil
Libertad
Educación Física
Disciplina
title_short Educação física na educação infantil: entre a formação para a liberdade e o disciplinamento dos corpos
title_full Educação física na educação infantil: entre a formação para a liberdade e o disciplinamento dos corpos
title_fullStr Educação física na educação infantil: entre a formação para a liberdade e o disciplinamento dos corpos
title_full_unstemmed Educação física na educação infantil: entre a formação para a liberdade e o disciplinamento dos corpos
title_sort Educação física na educação infantil: entre a formação para a liberdade e o disciplinamento dos corpos
author Machado, Roseli Belmonte
author_facet Machado, Roseli Belmonte
Silva, Isabela Dutra Correa da
Silva, Marcela Dutra Corrêa da
author_role author
author2 Silva, Isabela Dutra Correa da
Silva, Marcela Dutra Corrêa da
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Roseli Belmonte
Silva, Isabela Dutra Correa da
Silva, Marcela Dutra Corrêa da
dc.subject.por.fl_str_mv Educação infantil
Prática pedagógica
Educação física escolar
topic Educação infantil
Prática pedagógica
Educação física escolar
Childhood education
Freedom
Physical Education
Discipline
Educación infantil
Libertad
Educación Física
Disciplina
dc.subject.eng.fl_str_mv Childhood education
Freedom
Physical Education
Discipline
dc.subject.spa.fl_str_mv Educación infantil
Libertad
Educación Física
Disciplina
description Este artigo aborda a Educação Física na Educação Infantil. O objetivo é problematizar a prática pedagógica da Educação Física na Educação Infantil, considerando os pressupostos indicados para a área nessa etapa de escolaridade e os processos de condução dos sujeitos infantis nessas práticas. Trata-se de um estudo qualitativo com base nos Estudos Foucaultianos em Educação. Em primeiro lugar, analisamos a BNCC para a Educação Infantil, destacando os discursos que legitimam a área da Educação Física. Em segundo lugar, reunimos pistas, num movimento cartográfico, sobre o modo como acontece a prática pedagógica da Educação Física na Educação Infantil. Notamos que há orientações curriculares que indicam para uma formação integral, emancipada e livre do sujeito infantil. Todavia, nas práticas da Educação Física, há operações de governamento que conduzem para um disciplinamento do corpo. Dentro da perspectiva de análise, destacamos que liberdade e disciplina são conceitos afins à constituição dos sujeitos infantis contemporâneos.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-08-16T03:34:14Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/263683
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1809-3108
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001162199
identifier_str_mv 1809-3108
001162199
url http://hdl.handle.net/10183/263683
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista Didática Sistêmica. Rio Grande, RS. Vol. 23, n.1 (2021), p. 35-50
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/263683/2/001162199.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/263683/1/001162199.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv db6ce304b406adc4c527b6ab8da46ddb
12b2c85ed851068b48fe01334e45f5dc
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225096581349376