Diálogo entre o uso das TIC, educação inclusiva e formação de professores: desenvolvendo habilidades humanas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schlünzen, Elisa Tomoe Moriya [UNESP]
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Schlünzen Junior, Klaus [UNESP], Santos, Danielle Aparecida Nascimento dos [UNESP], Souza, Daniela Cristina Barros de [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/139985
Resumo: A parceria entre os grupos de pesquisa Núcleo de Educação Corporativa (NEC) e Ambientes Potencializadores para Inclusão (API) originou estudos e práticas de cunho qualitativo do tipo investigação-formação e estudo de caso cujo objetivo central é elaborar estratégias para a formação de professores inicial e em serviço, nas modalidades presencial e a distância, mediante a prática Construcionista, Contextualizada e Significativa (CCS), que é pautada no uso das tecnologias e no trabalho com projetos. As frentes de pesquisa são: 1. Acompanhamento individual de Pessoas com Deficiência (PD), para o desenvolvimento de atividades no computador visando sua alfabetização, inclusão social, digital e escolar; 2. Projeto Portal do Professor em parceria com o Ministério da Educação, onde alunos dos cursos de licenciatura pesquisam, selecionam, analisam e avaliam mídias digitais, para a construção de um banco de dados (portal) para os professores brasileiros; 3. Projeto internacional (FRIDA) para desenvolvimento e aplicação de softwares educacionais em Unidades Escolares (UE); 4. Realização de oficinas pedagógicas para os professores da Secretaria de Educação Municipal e demais UE de Presidente Prudente e; 5. Curso de extensão a distância Tecnologias Assistivas (TA) para a formação continuada de professores em todo o Brasil. Todas as frentes de pesquisa são fruto de anos de ações em ambientes educacionais, onde conquistamos a inclusão Digital, Social e Escolar de PD e constatamos que a formação dos professores presencial e a distância durante sua própria prática pode proporcionar a construção do conhecimento a partir da nova configuração no papel seu papel e de seus alunos, permitindo o afloramento de diferentes habilidades, por meio de uma postura autônoma, reflexiva e colaborativa.
id UNSP_3d163d9d3099ae002b0c9ef1b949a4d5
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/139985
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Diálogo entre o uso das TIC, educação inclusiva e formação de professores: desenvolvendo habilidades humanasFormação de professores presencial e a DistânciaEducação InclusivaTecnologias EducacionaisA parceria entre os grupos de pesquisa Núcleo de Educação Corporativa (NEC) e Ambientes Potencializadores para Inclusão (API) originou estudos e práticas de cunho qualitativo do tipo investigação-formação e estudo de caso cujo objetivo central é elaborar estratégias para a formação de professores inicial e em serviço, nas modalidades presencial e a distância, mediante a prática Construcionista, Contextualizada e Significativa (CCS), que é pautada no uso das tecnologias e no trabalho com projetos. As frentes de pesquisa são: 1. Acompanhamento individual de Pessoas com Deficiência (PD), para o desenvolvimento de atividades no computador visando sua alfabetização, inclusão social, digital e escolar; 2. Projeto Portal do Professor em parceria com o Ministério da Educação, onde alunos dos cursos de licenciatura pesquisam, selecionam, analisam e avaliam mídias digitais, para a construção de um banco de dados (portal) para os professores brasileiros; 3. Projeto internacional (FRIDA) para desenvolvimento e aplicação de softwares educacionais em Unidades Escolares (UE); 4. Realização de oficinas pedagógicas para os professores da Secretaria de Educação Municipal e demais UE de Presidente Prudente e; 5. Curso de extensão a distância Tecnologias Assistivas (TA) para a formação continuada de professores em todo o Brasil. Todas as frentes de pesquisa são fruto de anos de ações em ambientes educacionais, onde conquistamos a inclusão Digital, Social e Escolar de PD e constatamos que a formação dos professores presencial e a distância durante sua própria prática pode proporcionar a construção do conhecimento a partir da nova configuração no papel seu papel e de seus alunos, permitindo o afloramento de diferentes habilidades, por meio de uma postura autônoma, reflexiva e colaborativa.Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)Pró-Reitoria de Extensão Universitária (PROEX UNESP)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Fundo Regional para a Inovação Digital na América Latina e o Caribe (FRIDA)Universidade Estadual Paulista, Departamento de Estatística, Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Schlünzen, Elisa Tomoe Moriya [UNESP]Schlünzen Junior, Klaus [UNESP]Santos, Danielle Aparecida Nascimento dos [UNESP]Souza, Daniela Cristina Barros de [UNESP]2016-06-28T17:32:28Z2016-06-28T17:32:28Z2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject6950-6960application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 10., 2009, Águas de Lindóia. Formação de Professores e a Prática Docente: os dilemas contemporâneos... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2009. p. 6950-69602175-7054http://hdl.handle.net/11449/139985ISSN2175-7054-2009-6950-6960.pdf734675440581923818452362412930680000-0002-5623-6093porCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-18T18:18:36Zoai:repositorio.unesp.br:11449/139985Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-06-18T18:18:36Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Diálogo entre o uso das TIC, educação inclusiva e formação de professores: desenvolvendo habilidades humanas
title Diálogo entre o uso das TIC, educação inclusiva e formação de professores: desenvolvendo habilidades humanas
spellingShingle Diálogo entre o uso das TIC, educação inclusiva e formação de professores: desenvolvendo habilidades humanas
Schlünzen, Elisa Tomoe Moriya [UNESP]
Formação de professores presencial e a Distância
Educação Inclusiva
Tecnologias Educacionais
title_short Diálogo entre o uso das TIC, educação inclusiva e formação de professores: desenvolvendo habilidades humanas
title_full Diálogo entre o uso das TIC, educação inclusiva e formação de professores: desenvolvendo habilidades humanas
title_fullStr Diálogo entre o uso das TIC, educação inclusiva e formação de professores: desenvolvendo habilidades humanas
title_full_unstemmed Diálogo entre o uso das TIC, educação inclusiva e formação de professores: desenvolvendo habilidades humanas
title_sort Diálogo entre o uso das TIC, educação inclusiva e formação de professores: desenvolvendo habilidades humanas
author Schlünzen, Elisa Tomoe Moriya [UNESP]
author_facet Schlünzen, Elisa Tomoe Moriya [UNESP]
Schlünzen Junior, Klaus [UNESP]
Santos, Danielle Aparecida Nascimento dos [UNESP]
Souza, Daniela Cristina Barros de [UNESP]
author_role author
author2 Schlünzen Junior, Klaus [UNESP]
Santos, Danielle Aparecida Nascimento dos [UNESP]
Souza, Daniela Cristina Barros de [UNESP]
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Schlünzen, Elisa Tomoe Moriya [UNESP]
Schlünzen Junior, Klaus [UNESP]
Santos, Danielle Aparecida Nascimento dos [UNESP]
Souza, Daniela Cristina Barros de [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores presencial e a Distância
Educação Inclusiva
Tecnologias Educacionais
topic Formação de professores presencial e a Distância
Educação Inclusiva
Tecnologias Educacionais
description A parceria entre os grupos de pesquisa Núcleo de Educação Corporativa (NEC) e Ambientes Potencializadores para Inclusão (API) originou estudos e práticas de cunho qualitativo do tipo investigação-formação e estudo de caso cujo objetivo central é elaborar estratégias para a formação de professores inicial e em serviço, nas modalidades presencial e a distância, mediante a prática Construcionista, Contextualizada e Significativa (CCS), que é pautada no uso das tecnologias e no trabalho com projetos. As frentes de pesquisa são: 1. Acompanhamento individual de Pessoas com Deficiência (PD), para o desenvolvimento de atividades no computador visando sua alfabetização, inclusão social, digital e escolar; 2. Projeto Portal do Professor em parceria com o Ministério da Educação, onde alunos dos cursos de licenciatura pesquisam, selecionam, analisam e avaliam mídias digitais, para a construção de um banco de dados (portal) para os professores brasileiros; 3. Projeto internacional (FRIDA) para desenvolvimento e aplicação de softwares educacionais em Unidades Escolares (UE); 4. Realização de oficinas pedagógicas para os professores da Secretaria de Educação Municipal e demais UE de Presidente Prudente e; 5. Curso de extensão a distância Tecnologias Assistivas (TA) para a formação continuada de professores em todo o Brasil. Todas as frentes de pesquisa são fruto de anos de ações em ambientes educacionais, onde conquistamos a inclusão Digital, Social e Escolar de PD e constatamos que a formação dos professores presencial e a distância durante sua própria prática pode proporcionar a construção do conhecimento a partir da nova configuração no papel seu papel e de seus alunos, permitindo o afloramento de diferentes habilidades, por meio de uma postura autônoma, reflexiva e colaborativa.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2016-06-28T17:32:28Z
2016-06-28T17:32:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 10., 2009, Águas de Lindóia. Formação de Professores e a Prática Docente: os dilemas contemporâneos... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2009. p. 6950-6960
2175-7054
http://hdl.handle.net/11449/139985
ISSN2175-7054-2009-6950-6960.pdf
7346754405819238
1845236241293068
0000-0002-5623-6093
url http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/139985
identifier_str_mv CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 10., 2009, Águas de Lindóia. Formação de Professores e a Prática Docente: os dilemas contemporâneos... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2009. p. 6950-6960
2175-7054
ISSN2175-7054-2009-6950-6960.pdf
7346754405819238
1845236241293068
0000-0002-5623-6093
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 6950-6960
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803045211106967552