EDUCAÇÃO INFANTIL, PANDEMIA E REFLEXÕES SOBRE O DESAMPAREDAMENTO DAS INFÂNCIAS
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Didática Sistêmica |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/13592 |
Resumo: | O texto objetiva tratar da Educação Infantil no contexto da pandemia da COVID-19, considerando as orientações legais da Base Nacional Comum Curricular e das Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil. Realizamos uma reflexão exploratória sobre o momento histórico e de crise vivido no ano de 2020 com a pandemia, e, posteriormente, apresentamos uma aproximação conceitual com o processo de desemparedamento, como forma de interaturar com as infâncias e com a Educação Infantil a partir de uma educação mais coletiva e humana. Concluímos que o desemparedamento das infâncias e das escolas de Educação Infantil podem se tornar uma prática e uma experiências nesses novos tempos de retorno a presencialidade nas escolas. Tempos estes que estamos sendo desafiadas e desafiados a transformar bruscamente nossa prática pedagógica, exigindo de nós ações diversas, por vezes poucas reflexões, novos desafios e incontáveis desacomodações. |
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EDUCAÇÃO INFANTIL, PANDEMIA E REFLEXÕES SOBRE O DESAMPAREDAMENTO DAS INFÂNCIASO texto objetiva tratar da Educação Infantil no contexto da pandemia da COVID-19, considerando as orientações legais da Base Nacional Comum Curricular e das Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil. Realizamos uma reflexão exploratória sobre o momento histórico e de crise vivido no ano de 2020 com a pandemia, e, posteriormente, apresentamos uma aproximação conceitual com o processo de desemparedamento, como forma de interaturar com as infâncias e com a Educação Infantil a partir de uma educação mais coletiva e humana. Concluímos que o desemparedamento das infâncias e das escolas de Educação Infantil podem se tornar uma prática e uma experiências nesses novos tempos de retorno a presencialidade nas escolas. Tempos estes que estamos sendo desafiadas e desafiados a transformar bruscamente nossa prática pedagógica, exigindo de nós ações diversas, por vezes poucas reflexões, novos desafios e incontáveis desacomodações.Lepidus2022-05-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1359210.14295/rds.v23i2.13592Revista Didática Sistêmica; v. 23 n. 2 (2021): DOSSIÊ: Educação física escolar nas modalidades remotas e híbridas: discussões, situações políticas, implicações e efeitos curriculares; 39-501809-3108reponame:Revista Didática Sistêmicainstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/13592/9489Copyright (c) 2022 Revista Didática Sistêmicainfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira e Silva, LisandraHachler Ricardo, KarolineMartins Terragno, TatianaNobre Bins, Gabriela2022-05-12T13:59:35Zoai:periodicos.furg.br:article/13592Revistahttps://periodicos.furg.br/redsisPUBhttps://periodicos.furg.br/redsis/oairevdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com1809-31081809-3108opendoar:2022-05-12T13:59:35Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
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