Educação infantil, pandemia e reflexões sobre o desamparedamento das infâncias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Lisandra Oliveira e
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Ricardo, Karoline Hachler, Terragno, Tatiana Martins, Bins, Gabriela Nobre
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/259301
Resumo: O texto objetiva tratarda Educação Infantil no contexto da pandemia da COVID-19, considerando as orientações legais da Base Nacional Comum Curricular e das Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil. Realizamos uma reflexão exploratória sobre o momento histórico e de crise vivido no ano de 2020 com a pandemia, e, posteriormente, apresentamosuma aproximação conceitual com o processo de desemparedamento como forma de interaturar com as infâncias e com a Educação Infantil a partir de uma educação mais coletiva e humana.Concluímos que o desemparedamento das infâncias e das escolas de Educação Infantil pode se tornar uma prática e uma experiência nesses novos tempos de retorno àpresencialidade nas escolas. Tempos estes que estamos sendo desafiadas e desafiados a transformar bruscamente nossa prática pedagógica, exigindo de nós ações diversas, por vezes,poucas reflexões, novos desafios e incontáveis desacomodações.
id UFRGS-2_8a2e6968c6dad574daf8038cd006ee31
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/259301
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Silva, Lisandra Oliveira eRicardo, Karoline HachlerTerragno, Tatiana MartinsBins, Gabriela Nobre2023-06-22T03:31:57Z20211809-3108http://hdl.handle.net/10183/259301001148959O texto objetiva tratarda Educação Infantil no contexto da pandemia da COVID-19, considerando as orientações legais da Base Nacional Comum Curricular e das Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil. Realizamos uma reflexão exploratória sobre o momento histórico e de crise vivido no ano de 2020 com a pandemia, e, posteriormente, apresentamosuma aproximação conceitual com o processo de desemparedamento como forma de interaturar com as infâncias e com a Educação Infantil a partir de uma educação mais coletiva e humana.Concluímos que o desemparedamento das infâncias e das escolas de Educação Infantil pode se tornar uma prática e uma experiência nesses novos tempos de retorno àpresencialidade nas escolas. Tempos estes que estamos sendo desafiadas e desafiados a transformar bruscamente nossa prática pedagógica, exigindo de nós ações diversas, por vezes,poucas reflexões, novos desafios e incontáveis desacomodações.The text aims to address Early Childhood Education within the context of the COVID-19 pandemic, considering the legal guidelines of the Base Nacional Comum Curricular (Common National Curriculum Base) and the Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil (the National Curriculum Guidelines for Early Childhood Education). We carried out an exploratory reflection on the historical moment and crisis experienced in 2020 due to the pandemic, and later presented a conceptual approach with the process of knocking down of walls as a way to interact with childhoods and with Early Childhood Education from a more collective and humane educational approach. We concluded that the knocking down of walls that confine childhoods and Early Childhood Education schools can become a practice and an experience in these challenging new times of a return to attendance in schools; a period in which we are being challenged to abruptly transform our pedagogical practice, requiring from us diverse actions, new challenges as well as countless disaccommodations and leaving, sometimes, little chance for thought.El texto tiene el objetivo de abordar la Educación Infantil en el contexto pandémico causado por el COVID-19, considerando las directrices legales de la Base Nacional Común Curricular y de las Directrices Curriculares Nacionales para la Educación Infantil.Desarrollamos una reflexión exploratoria sobre el momento histórico y de crisis vivido en 2020 con la pandemia, y, luego, presentamos un acercamiento con los conceptos del proceso de derribar muros, como forma de interaccionar con las infancias y con la Educación Infantil a partir de una educación más colectiva y humana. Concluimos que derribar las barreras de las infancias y de las escuelas de educación infantil pueden tornarse una práctica y una experiencia en estos nuevos tiempos de retorno a la presencialidad en las escuelas. Tiempos estos que nos desafían a transformar bruscamente nuestra práctica pedagógica, exigiéndonos acciones múltiples, a veces pocas reflexiones, nuevos desafíos e incontables incomodidades.application/pdfporRevista didática sistêmica. Rio Grande, RS. Vol. 23, n. 2 (2021), p. 39-50Educação infantilInfânciaPandemia de COVID-19 (2020-)Early childhood educationPandemicThe knocking down of wallsVarious forms of childhoodsEducación InfantilPandemiaDerribar murosInfanciasEducação infantil, pandemia e reflexões sobre o desamparedamento das infânciasEducação infantil, pandemia e reflexões sobre o desemparedamento das infâncias Early childhood education, pandemic and reflections on the knocking down of walls that confine childhoods Educación infantil, pandemiay reflexiones acerca del derribar muros info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001148959.pdf.txt001148959.pdf.txtExtracted Texttext/plain35553http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259301/2/001148959.pdf.txt5443a6a235c61d5dfab657bf39a3d28dMD52ORIGINAL001148959.pdfTexto completoapplication/pdf318488http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259301/1/001148959.pdfe8bb98c3d5585bf9e279fdae6a504dddMD5110183/2593012023-06-23 03:32:59.36781oai:www.lume.ufrgs.br:10183/259301Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-06-23T06:32:59Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Educação infantil, pandemia e reflexões sobre o desamparedamento das infâncias
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv Educação infantil, pandemia e reflexões sobre o desemparedamento das infâncias
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Early childhood education, pandemic and reflections on the knocking down of walls that confine childhoods
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Educación infantil, pandemiay reflexiones acerca del derribar muros
title Educação infantil, pandemia e reflexões sobre o desamparedamento das infâncias
spellingShingle Educação infantil, pandemia e reflexões sobre o desamparedamento das infâncias
Silva, Lisandra Oliveira e
Educação infantil
Infância
Pandemia de COVID-19 (2020-)
Early childhood education
Pandemic
The knocking down of walls
Various forms of childhoods
Educación Infantil
Pandemia
Derribar muros
Infancias
title_short Educação infantil, pandemia e reflexões sobre o desamparedamento das infâncias
title_full Educação infantil, pandemia e reflexões sobre o desamparedamento das infâncias
title_fullStr Educação infantil, pandemia e reflexões sobre o desamparedamento das infâncias
title_full_unstemmed Educação infantil, pandemia e reflexões sobre o desamparedamento das infâncias
title_sort Educação infantil, pandemia e reflexões sobre o desamparedamento das infâncias
author Silva, Lisandra Oliveira e
author_facet Silva, Lisandra Oliveira e
Ricardo, Karoline Hachler
Terragno, Tatiana Martins
Bins, Gabriela Nobre
author_role author
author2 Ricardo, Karoline Hachler
Terragno, Tatiana Martins
Bins, Gabriela Nobre
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Lisandra Oliveira e
Ricardo, Karoline Hachler
Terragno, Tatiana Martins
Bins, Gabriela Nobre
dc.subject.por.fl_str_mv Educação infantil
Infância
Pandemia de COVID-19 (2020-)
topic Educação infantil
Infância
Pandemia de COVID-19 (2020-)
Early childhood education
Pandemic
The knocking down of walls
Various forms of childhoods
Educación Infantil
Pandemia
Derribar muros
Infancias
dc.subject.eng.fl_str_mv Early childhood education
Pandemic
The knocking down of walls
Various forms of childhoods
dc.subject.spa.fl_str_mv Educación Infantil
Pandemia
Derribar muros
Infancias
description O texto objetiva tratarda Educação Infantil no contexto da pandemia da COVID-19, considerando as orientações legais da Base Nacional Comum Curricular e das Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil. Realizamos uma reflexão exploratória sobre o momento histórico e de crise vivido no ano de 2020 com a pandemia, e, posteriormente, apresentamosuma aproximação conceitual com o processo de desemparedamento como forma de interaturar com as infâncias e com a Educação Infantil a partir de uma educação mais coletiva e humana.Concluímos que o desemparedamento das infâncias e das escolas de Educação Infantil pode se tornar uma prática e uma experiência nesses novos tempos de retorno àpresencialidade nas escolas. Tempos estes que estamos sendo desafiadas e desafiados a transformar bruscamente nossa prática pedagógica, exigindo de nós ações diversas, por vezes,poucas reflexões, novos desafios e incontáveis desacomodações.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-06-22T03:31:57Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/259301
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1809-3108
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001148959
identifier_str_mv 1809-3108
001148959
url http://hdl.handle.net/10183/259301
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista didática sistêmica. Rio Grande, RS. Vol. 23, n. 2 (2021), p. 39-50
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259301/2/001148959.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259301/1/001148959.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 5443a6a235c61d5dfab657bf39a3d28d
e8bb98c3d5585bf9e279fdae6a504ddd
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225089499267072