“Ser docente na educação infantil: entre o ensinar e o aprender”: reflexões sobre especificidades da docência na infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Ariadni da Silva de [UNESP]
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/191246
Resumo: A compreensão das especificidades da docência na Educação Infantil baseia-se em questões sobre a educação como processo potencialmente humanizador, o que exige formação dos professores motivadora da compreensão acerca do papel ativo da criança na aprendizagem, para que, com a mediação docente, ela se aproprie das máximas produções historicamente produzidas, desenvolvendo-se, assim, em níveis mais elevados. Esta dissertação decorre da pesquisa “Especificidades da Docência na Educação Infantil: Fase 1 – Fontes para a pesquisa (1996 – 2016)” e teve como alicerce científico os fundamentos da Teoria Histórico-Cultural. Os problemas motivadores da investigação foram: Quais especificidades da docência podem orientar processos de formação inicial e continuada de professor da Educação Infantil? No caderno “Ser docente na Educação Infantil: entre o ensinar e o aprender” (BRASIL, 2016b), há a materialização dessas especificidades? A partir destas questões, o objetivo das ações de estudos foi discutir e analisar o caderno “Ser docente na Educação Infantil: entre o ensinar e o aprender”, na perspectiva de constituição de aspectos indicativos de especificidades da docência na Educação Infantil. Para atingir a esse objetivo, o estudo envolveu os seguintes procedimentos metodológicos: revisão bibliográfica sobre a temática em fontes de dados digitais, especialmente de dissertações e teses; análise documental por meio a análise da configuração textual (MORTATTI, 2000), buscando indícios de elementos que expressem conhecimentos essenciais à formação e atuação humanizadora de professores de crianças pequenas. Os dados localizados nessas fontes foram selecionados, reunidos, organizados, sistematizados e discutidos para fundamentarem as análises referentes ao caderno “Ser docente na Educação Infantil: entre o ensinar e o aprender” (BRASIL, 2016), por meio dos eixos de trabalho “docência na Educação Infantil”, “ensino e trabalho pedagógico na Educação Infantil”, “formação de professores na/para a Educação Infantil”. Ao longo das reflexões tecidas, os argumentos se pautam na premissa de que há conhecimentos específicos e vitais à formação e à atuação de professores da Educação Infantil, em favor da plenitude da atividade docente e da proposição de ações educativas humanizadoras e desenvolventes possíveis nos primeiros anos da vida. Dos trabalhos realizados, foi possível depreender que a formação docente inicial e continuada exige fundamentos teórico-científicos capazes de subsidiar formas qualitativas de atuação dos professores em turmas de crianças pequenas voltadas à formação humana harmônica na infância. Concluímos que o caderno em questão reúne aspectos dos avanços científicos e legais essenciais à formação docente, entretanto suas orientações se pautam no desenvolvimento de “competências” relativas à constituição de sujeitos formatados para ocupar vagas no mercado de trabalho. Estas orientações se distanciam dos princípios teóricos assumidos no estudo: tornar a Educação Infantil tempo e espaço de formação de qualidades humanas expressivas do desenvolvimento pleno da inteligência e personalidade das pessoas ao longo da vida.
id UNSP_6f2fb51f7385355a2fc05dcac2a613f2
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/191246
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling “Ser docente na educação infantil: entre o ensinar e o aprender”: reflexões sobre especificidades da docência na infância"Being a docent on children's education: between teaching and learning": reflections about specificities of educating in childhoodEducaçãoEducação infantilDocência e formação de professoresFormação continuadaCaderno “Ser docente na educação infantil: entre o ensinar e o aprender"EducationChildren's educationTeaching and teachers formationContinued formationBooklet "Being a docent on children's education: between teaching and learning"A compreensão das especificidades da docência na Educação Infantil baseia-se em questões sobre a educação como processo potencialmente humanizador, o que exige formação dos professores motivadora da compreensão acerca do papel ativo da criança na aprendizagem, para que, com a mediação docente, ela se aproprie das máximas produções historicamente produzidas, desenvolvendo-se, assim, em níveis mais elevados. Esta dissertação decorre da pesquisa “Especificidades da Docência na Educação Infantil: Fase 1 – Fontes para a pesquisa (1996 – 2016)” e teve como alicerce científico os fundamentos da Teoria Histórico-Cultural. Os problemas motivadores da investigação foram: Quais especificidades da docência podem orientar processos de formação inicial e continuada de professor da Educação Infantil? No caderno “Ser docente na Educação Infantil: entre o ensinar e o aprender” (BRASIL, 2016b), há a materialização dessas especificidades? A partir destas questões, o objetivo das ações de estudos foi discutir e analisar o caderno “Ser docente na Educação Infantil: entre o ensinar e o aprender”, na perspectiva de constituição de aspectos indicativos de especificidades da docência na Educação Infantil. Para atingir a esse objetivo, o estudo envolveu os seguintes procedimentos metodológicos: revisão bibliográfica sobre a temática em fontes de dados digitais, especialmente de dissertações e teses; análise documental por meio a análise da configuração textual (MORTATTI, 2000), buscando indícios de elementos que expressem conhecimentos essenciais à formação e atuação humanizadora de professores de crianças pequenas. Os dados localizados nessas fontes foram selecionados, reunidos, organizados, sistematizados e discutidos para fundamentarem as análises referentes ao caderno “Ser docente na Educação Infantil: entre o ensinar e o aprender” (BRASIL, 2016), por meio dos eixos de trabalho “docência na Educação Infantil”, “ensino e trabalho pedagógico na Educação Infantil”, “formação de professores na/para a Educação Infantil”. Ao longo das reflexões tecidas, os argumentos se pautam na premissa de que há conhecimentos específicos e vitais à formação e à atuação de professores da Educação Infantil, em favor da plenitude da atividade docente e da proposição de ações educativas humanizadoras e desenvolventes possíveis nos primeiros anos da vida. Dos trabalhos realizados, foi possível depreender que a formação docente inicial e continuada exige fundamentos teórico-científicos capazes de subsidiar formas qualitativas de atuação dos professores em turmas de crianças pequenas voltadas à formação humana harmônica na infância. Concluímos que o caderno em questão reúne aspectos dos avanços científicos e legais essenciais à formação docente, entretanto suas orientações se pautam no desenvolvimento de “competências” relativas à constituição de sujeitos formatados para ocupar vagas no mercado de trabalho. Estas orientações se distanciam dos princípios teóricos assumidos no estudo: tornar a Educação Infantil tempo e espaço de formação de qualidades humanas expressivas do desenvolvimento pleno da inteligência e personalidade das pessoas ao longo da vida.The comprehension of specificities of educating on children’s education is based on questions about the education as a potentially humanizing process, which requires teacher’s formation motivator of comprehension about the active paper of the children on learning, in order that with teacher mediation, they appropriate from the most historical productions, developing themselves on the most high levels. This thesis results from the research “Specificities of educating on children's education: Phase 1 - Sources to the research (1996-2016)" and had its scientific foundation from the fundamentals of Historic-Cultural Theory. The motivating problems for the study were: Which teaching specificities can guide early and continued formation processes of children’s education teacher? In the booklet "Being a docent on children's education: between teaching and learning" (BRAZIL, 2016), are there materializations of these specificities? From these questions, the general purpose of the actions of study are to discuss and analyze the booklet "Being a docent on children's education: between teaching and learning", on the perspective of constitution of indicative aspects of specificities of teaching on children's education. To achieve this goal, the study involved the following methodological procedures: bibliographical revision about the athematic on digital data sources, specially on dissertations and theses; documental analysis through textual configuration analysis (MORTATTI, 2000), seeking evidence of elements that express essential knowledge to the formation and humanazing practice of teachers of young children. Data found on these sources were selected, reunited, organized, systematized and discussed to underlie the analysis regarding the booklet "Being a docent on children's education: between teaching and learning" (BRAZIL, 2016), through the work areas "teaching on children's education", "teaching and pedagogical work on children's education", "teachers formation on/to children's education". Over the woven reflections, the arguments are guided on the assumption that there are specific and vital knowledges to formation and action of teachers on children's education, in favor of the entirety of teaching activities and the proposition of educational humanazing actions and possible developments on the first years of life. From the realized work, it was possible to deduce that the initial and continued docent formation demand theoretical-scientific foundation capable to subsidise qualitative forms in the practice of teachers in classes of young children aimed to harmonical human formation during childhood. It was possible to conclude that the booklet under discussion gather aspects on the scientific and legal advances to the docent formation, however its orientations are guided on the development of "competences" related to the constitution of formatted subjects to fill vacancies in the labor market. This orientations draw distance from the theoretical principles assumed in the study: make children's education time and space of expressive human qualities formation, full development of intelligence and personality of people throughout their lives.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Lima, Elieuza Aparecida de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Oliveira, Ariadni da Silva de [UNESP]2019-12-17T15:14:19Z2019-12-17T15:14:19Z2019-12-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/19124600092807333004110040P557029629824143660000-0002-4957-6356porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-15T06:17:36Zoai:repositorio.unesp.br:11449/191246Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-12-15T06:17:36Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv “Ser docente na educação infantil: entre o ensinar e o aprender”: reflexões sobre especificidades da docência na infância
"Being a docent on children's education: between teaching and learning": reflections about specificities of educating in childhood
title “Ser docente na educação infantil: entre o ensinar e o aprender”: reflexões sobre especificidades da docência na infância
spellingShingle “Ser docente na educação infantil: entre o ensinar e o aprender”: reflexões sobre especificidades da docência na infância
Oliveira, Ariadni da Silva de [UNESP]
Educação
Educação infantil
Docência e formação de professores
Formação continuada
Caderno “Ser docente na educação infantil: entre o ensinar e o aprender"
Education
Children's education
Teaching and teachers formation
Continued formation
Booklet "Being a docent on children's education: between teaching and learning"
title_short “Ser docente na educação infantil: entre o ensinar e o aprender”: reflexões sobre especificidades da docência na infância
title_full “Ser docente na educação infantil: entre o ensinar e o aprender”: reflexões sobre especificidades da docência na infância
title_fullStr “Ser docente na educação infantil: entre o ensinar e o aprender”: reflexões sobre especificidades da docência na infância
title_full_unstemmed “Ser docente na educação infantil: entre o ensinar e o aprender”: reflexões sobre especificidades da docência na infância
title_sort “Ser docente na educação infantil: entre o ensinar e o aprender”: reflexões sobre especificidades da docência na infância
author Oliveira, Ariadni da Silva de [UNESP]
author_facet Oliveira, Ariadni da Silva de [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lima, Elieuza Aparecida de [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Ariadni da Silva de [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Educação infantil
Docência e formação de professores
Formação continuada
Caderno “Ser docente na educação infantil: entre o ensinar e o aprender"
Education
Children's education
Teaching and teachers formation
Continued formation
Booklet "Being a docent on children's education: between teaching and learning"
topic Educação
Educação infantil
Docência e formação de professores
Formação continuada
Caderno “Ser docente na educação infantil: entre o ensinar e o aprender"
Education
Children's education
Teaching and teachers formation
Continued formation
Booklet "Being a docent on children's education: between teaching and learning"
description A compreensão das especificidades da docência na Educação Infantil baseia-se em questões sobre a educação como processo potencialmente humanizador, o que exige formação dos professores motivadora da compreensão acerca do papel ativo da criança na aprendizagem, para que, com a mediação docente, ela se aproprie das máximas produções historicamente produzidas, desenvolvendo-se, assim, em níveis mais elevados. Esta dissertação decorre da pesquisa “Especificidades da Docência na Educação Infantil: Fase 1 – Fontes para a pesquisa (1996 – 2016)” e teve como alicerce científico os fundamentos da Teoria Histórico-Cultural. Os problemas motivadores da investigação foram: Quais especificidades da docência podem orientar processos de formação inicial e continuada de professor da Educação Infantil? No caderno “Ser docente na Educação Infantil: entre o ensinar e o aprender” (BRASIL, 2016b), há a materialização dessas especificidades? A partir destas questões, o objetivo das ações de estudos foi discutir e analisar o caderno “Ser docente na Educação Infantil: entre o ensinar e o aprender”, na perspectiva de constituição de aspectos indicativos de especificidades da docência na Educação Infantil. Para atingir a esse objetivo, o estudo envolveu os seguintes procedimentos metodológicos: revisão bibliográfica sobre a temática em fontes de dados digitais, especialmente de dissertações e teses; análise documental por meio a análise da configuração textual (MORTATTI, 2000), buscando indícios de elementos que expressem conhecimentos essenciais à formação e atuação humanizadora de professores de crianças pequenas. Os dados localizados nessas fontes foram selecionados, reunidos, organizados, sistematizados e discutidos para fundamentarem as análises referentes ao caderno “Ser docente na Educação Infantil: entre o ensinar e o aprender” (BRASIL, 2016), por meio dos eixos de trabalho “docência na Educação Infantil”, “ensino e trabalho pedagógico na Educação Infantil”, “formação de professores na/para a Educação Infantil”. Ao longo das reflexões tecidas, os argumentos se pautam na premissa de que há conhecimentos específicos e vitais à formação e à atuação de professores da Educação Infantil, em favor da plenitude da atividade docente e da proposição de ações educativas humanizadoras e desenvolventes possíveis nos primeiros anos da vida. Dos trabalhos realizados, foi possível depreender que a formação docente inicial e continuada exige fundamentos teórico-científicos capazes de subsidiar formas qualitativas de atuação dos professores em turmas de crianças pequenas voltadas à formação humana harmônica na infância. Concluímos que o caderno em questão reúne aspectos dos avanços científicos e legais essenciais à formação docente, entretanto suas orientações se pautam no desenvolvimento de “competências” relativas à constituição de sujeitos formatados para ocupar vagas no mercado de trabalho. Estas orientações se distanciam dos princípios teóricos assumidos no estudo: tornar a Educação Infantil tempo e espaço de formação de qualidades humanas expressivas do desenvolvimento pleno da inteligência e personalidade das pessoas ao longo da vida.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-17T15:14:19Z
2019-12-17T15:14:19Z
2019-12-02
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/191246
000928073
33004110040P5
5702962982414366
0000-0002-4957-6356
url http://hdl.handle.net/11449/191246
identifier_str_mv 000928073
33004110040P5
5702962982414366
0000-0002-4957-6356
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803649992858009600