AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: CONCEPÇÕES PEDAGÓGICAS DE PROFESSORES DE UMA INSTITUIÇÃO EDUCACIONAL DO SUL DE RONDÔNIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Didática Sistêmica |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/8666 |
Resumo: | Este estudo teve como objetivo investigar as concepções de um grupo de professores de uma instituição educacional de Chupinguaia, ao sul do estado de Rondônia, sobre tópicos relativos à avaliação da aprendizagem. Para coletar os dados, utilizaram-se questionários, aplicados a quinze docentes de uma instituição educacional da localidade supracitada. O instrumento foi aplicado na segunda quinzena do mês de março de 2018, contendo dados de identificação do perfil dos professores e questões voltadas para verificação das concepções dos mesmos em relação a tópicos sobre o processo avaliativo. Os resultados indicam que os professores pesquisados apresentam boa compreensão sobre o processo avaliativo, porém, há tópicos em que uma parcela significativa apresentou algumas lacunas teóricas. O tópico em que os professores mais apresentaram divergências de opiniões foi sobre a avaliação ser um processo rigoroso de acompanhamento da aprendizagem e desenvolvimento dos alunos, no qual 53,33% deles concordaram com esta ideia e 46,66% apresentaram discordância. Assim, sugere-se que a gestão escolar promova cursos de formação continuada com os professores pesquisados sobre a temática da avaliação da aprendizagem escolar. |
id |
FURG-12_eae7fdf12bd8af198b2c57ff825aafb4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/8666 |
network_acronym_str |
FURG-12 |
network_name_str |
Revista Didática Sistêmica |
repository_id_str |
|
spelling |
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: CONCEPÇÕES PEDAGÓGICAS DE PROFESSORES DE UMA INSTITUIÇÃO EDUCACIONAL DO SUL DE RONDÔNIAAvaliação da aprendizagemConcepções pedagógicasProfessores.Este estudo teve como objetivo investigar as concepções de um grupo de professores de uma instituição educacional de Chupinguaia, ao sul do estado de Rondônia, sobre tópicos relativos à avaliação da aprendizagem. Para coletar os dados, utilizaram-se questionários, aplicados a quinze docentes de uma instituição educacional da localidade supracitada. O instrumento foi aplicado na segunda quinzena do mês de março de 2018, contendo dados de identificação do perfil dos professores e questões voltadas para verificação das concepções dos mesmos em relação a tópicos sobre o processo avaliativo. Os resultados indicam que os professores pesquisados apresentam boa compreensão sobre o processo avaliativo, porém, há tópicos em que uma parcela significativa apresentou algumas lacunas teóricas. O tópico em que os professores mais apresentaram divergências de opiniões foi sobre a avaliação ser um processo rigoroso de acompanhamento da aprendizagem e desenvolvimento dos alunos, no qual 53,33% deles concordaram com esta ideia e 46,66% apresentaram discordância. Assim, sugere-se que a gestão escolar promova cursos de formação continuada com os professores pesquisados sobre a temática da avaliação da aprendizagem escolar.Lepidus2020-06-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/866610.14295/rds.v21i1.8666Revista Didática Sistêmica; v. 21 n. 1 (2019); 8-231809-3108reponame:Revista Didática Sistêmicainstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/8666/7432Copyright (c) 2020 Revista Didática Sistêmicainfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva dos Reis, JucimarAparecida Almeida, KatianeMaria de Queiroz, OzenildaCândida Gurgel, Maria2020-07-06T19:44:17Zoai:periodicos.furg.br:article/8666Revistahttps://periodicos.furg.br/redsisPUBhttps://periodicos.furg.br/redsis/oairevdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com1809-31081809-3108opendoar:2020-07-06T19:44:17Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: CONCEPÇÕES PEDAGÓGICAS DE PROFESSORES DE UMA INSTITUIÇÃO EDUCACIONAL DO SUL DE RONDÔNIA |
title |
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: CONCEPÇÕES PEDAGÓGICAS DE PROFESSORES DE UMA INSTITUIÇÃO EDUCACIONAL DO SUL DE RONDÔNIA |
spellingShingle |
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: CONCEPÇÕES PEDAGÓGICAS DE PROFESSORES DE UMA INSTITUIÇÃO EDUCACIONAL DO SUL DE RONDÔNIA Silva dos Reis, Jucimar Avaliação da aprendizagem Concepções pedagógicas Professores. |
title_short |
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: CONCEPÇÕES PEDAGÓGICAS DE PROFESSORES DE UMA INSTITUIÇÃO EDUCACIONAL DO SUL DE RONDÔNIA |
title_full |
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: CONCEPÇÕES PEDAGÓGICAS DE PROFESSORES DE UMA INSTITUIÇÃO EDUCACIONAL DO SUL DE RONDÔNIA |
title_fullStr |
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: CONCEPÇÕES PEDAGÓGICAS DE PROFESSORES DE UMA INSTITUIÇÃO EDUCACIONAL DO SUL DE RONDÔNIA |
title_full_unstemmed |
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: CONCEPÇÕES PEDAGÓGICAS DE PROFESSORES DE UMA INSTITUIÇÃO EDUCACIONAL DO SUL DE RONDÔNIA |
title_sort |
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: CONCEPÇÕES PEDAGÓGICAS DE PROFESSORES DE UMA INSTITUIÇÃO EDUCACIONAL DO SUL DE RONDÔNIA |
author |
Silva dos Reis, Jucimar |
author_facet |
Silva dos Reis, Jucimar Aparecida Almeida, Katiane Maria de Queiroz, Ozenilda Cândida Gurgel, Maria |
author_role |
author |
author2 |
Aparecida Almeida, Katiane Maria de Queiroz, Ozenilda Cândida Gurgel, Maria |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva dos Reis, Jucimar Aparecida Almeida, Katiane Maria de Queiroz, Ozenilda Cândida Gurgel, Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação da aprendizagem Concepções pedagógicas Professores. |
topic |
Avaliação da aprendizagem Concepções pedagógicas Professores. |
description |
Este estudo teve como objetivo investigar as concepções de um grupo de professores de uma instituição educacional de Chupinguaia, ao sul do estado de Rondônia, sobre tópicos relativos à avaliação da aprendizagem. Para coletar os dados, utilizaram-se questionários, aplicados a quinze docentes de uma instituição educacional da localidade supracitada. O instrumento foi aplicado na segunda quinzena do mês de março de 2018, contendo dados de identificação do perfil dos professores e questões voltadas para verificação das concepções dos mesmos em relação a tópicos sobre o processo avaliativo. Os resultados indicam que os professores pesquisados apresentam boa compreensão sobre o processo avaliativo, porém, há tópicos em que uma parcela significativa apresentou algumas lacunas teóricas. O tópico em que os professores mais apresentaram divergências de opiniões foi sobre a avaliação ser um processo rigoroso de acompanhamento da aprendizagem e desenvolvimento dos alunos, no qual 53,33% deles concordaram com esta ideia e 46,66% apresentaram discordância. Assim, sugere-se que a gestão escolar promova cursos de formação continuada com os professores pesquisados sobre a temática da avaliação da aprendizagem escolar. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-06-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/8666 10.14295/rds.v21i1.8666 |
url |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/8666 |
identifier_str_mv |
10.14295/rds.v21i1.8666 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/8666/7432 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Didática Sistêmica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Didática Sistêmica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Didática Sistêmica; v. 21 n. 1 (2019); 8-23 1809-3108 reponame:Revista Didática Sistêmica instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Revista Didática Sistêmica |
collection |
Revista Didática Sistêmica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com |
_version_ |
1797041941375877120 |