AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: CONCEPÇÕES PEDAGÓGICAS DE PROFESSORES DE UMA INSTITUIÇÃO EDUCACIONAL DO SUL DE RONDÔNIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva dos Reis, Jucimar
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Aparecida Almeida, Katiane, Maria de Queiroz, Ozenilda, Cândida Gurgel, Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Didática Sistêmica
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/8666
Resumo: Este estudo teve como objetivo investigar as concepções de um grupo de professores de uma instituição educacional de Chupinguaia, ao sul do estado de Rondônia, sobre tópicos relativos à avaliação da aprendizagem. Para coletar os dados, utilizaram-se questionários, aplicados a quinze docentes de uma instituição educacional da localidade supracitada. O instrumento foi aplicado na segunda quinzena do mês de março de 2018, contendo dados de identificação do perfil dos professores e questões voltadas para verificação das concepções dos mesmos em relação a tópicos sobre o processo avaliativo. Os resultados indicam que os professores pesquisados apresentam boa compreensão sobre o processo avaliativo, porém, há tópicos em que uma parcela significativa apresentou algumas lacunas teóricas. O tópico em que os professores mais apresentaram divergências de opiniões foi sobre a avaliação ser um processo rigoroso de acompanhamento da aprendizagem e desenvolvimento dos alunos, no qual 53,33% deles concordaram com esta ideia e 46,66% apresentaram discordância. Assim, sugere-se que a gestão escolar promova cursos de formação continuada com os professores pesquisados sobre a temática da avaliação da aprendizagem escolar.
id FURG-12_eae7fdf12bd8af198b2c57ff825aafb4
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/8666
network_acronym_str FURG-12
network_name_str Revista Didática Sistêmica
repository_id_str
spelling AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: CONCEPÇÕES PEDAGÓGICAS DE PROFESSORES DE UMA INSTITUIÇÃO EDUCACIONAL DO SUL DE RONDÔNIAAvaliação da aprendizagemConcepções pedagógicasProfessores.Este estudo teve como objetivo investigar as concepções de um grupo de professores de uma instituição educacional de Chupinguaia, ao sul do estado de Rondônia, sobre tópicos relativos à avaliação da aprendizagem. Para coletar os dados, utilizaram-se questionários, aplicados a quinze docentes de uma instituição educacional da localidade supracitada. O instrumento foi aplicado na segunda quinzena do mês de março de 2018, contendo dados de identificação do perfil dos professores e questões voltadas para verificação das concepções dos mesmos em relação a tópicos sobre o processo avaliativo. Os resultados indicam que os professores pesquisados apresentam boa compreensão sobre o processo avaliativo, porém, há tópicos em que uma parcela significativa apresentou algumas lacunas teóricas. O tópico em que os professores mais apresentaram divergências de opiniões foi sobre a avaliação ser um processo rigoroso de acompanhamento da aprendizagem e desenvolvimento dos alunos, no qual 53,33% deles concordaram com esta ideia e 46,66% apresentaram discordância. Assim, sugere-se que a gestão escolar promova cursos de formação continuada com os professores pesquisados sobre a temática da avaliação da aprendizagem escolar.Lepidus2020-06-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/866610.14295/rds.v21i1.8666Revista Didática Sistêmica; v. 21 n. 1 (2019); 8-231809-3108reponame:Revista Didática Sistêmicainstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/8666/7432Copyright (c) 2020 Revista Didática Sistêmicainfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva dos Reis, JucimarAparecida Almeida, KatianeMaria de Queiroz, OzenildaCândida Gurgel, Maria2020-07-06T19:44:17Zoai:periodicos.furg.br:article/8666Revistahttps://periodicos.furg.br/redsisPUBhttps://periodicos.furg.br/redsis/oairevdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com1809-31081809-3108opendoar:2020-07-06T19:44:17Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: CONCEPÇÕES PEDAGÓGICAS DE PROFESSORES DE UMA INSTITUIÇÃO EDUCACIONAL DO SUL DE RONDÔNIA
title AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: CONCEPÇÕES PEDAGÓGICAS DE PROFESSORES DE UMA INSTITUIÇÃO EDUCACIONAL DO SUL DE RONDÔNIA
spellingShingle AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: CONCEPÇÕES PEDAGÓGICAS DE PROFESSORES DE UMA INSTITUIÇÃO EDUCACIONAL DO SUL DE RONDÔNIA
Silva dos Reis, Jucimar
Avaliação da aprendizagem
Concepções pedagógicas
Professores.
title_short AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: CONCEPÇÕES PEDAGÓGICAS DE PROFESSORES DE UMA INSTITUIÇÃO EDUCACIONAL DO SUL DE RONDÔNIA
title_full AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: CONCEPÇÕES PEDAGÓGICAS DE PROFESSORES DE UMA INSTITUIÇÃO EDUCACIONAL DO SUL DE RONDÔNIA
title_fullStr AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: CONCEPÇÕES PEDAGÓGICAS DE PROFESSORES DE UMA INSTITUIÇÃO EDUCACIONAL DO SUL DE RONDÔNIA
title_full_unstemmed AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: CONCEPÇÕES PEDAGÓGICAS DE PROFESSORES DE UMA INSTITUIÇÃO EDUCACIONAL DO SUL DE RONDÔNIA
title_sort AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: CONCEPÇÕES PEDAGÓGICAS DE PROFESSORES DE UMA INSTITUIÇÃO EDUCACIONAL DO SUL DE RONDÔNIA
author Silva dos Reis, Jucimar
author_facet Silva dos Reis, Jucimar
Aparecida Almeida, Katiane
Maria de Queiroz, Ozenilda
Cândida Gurgel, Maria
author_role author
author2 Aparecida Almeida, Katiane
Maria de Queiroz, Ozenilda
Cândida Gurgel, Maria
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva dos Reis, Jucimar
Aparecida Almeida, Katiane
Maria de Queiroz, Ozenilda
Cândida Gurgel, Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação da aprendizagem
Concepções pedagógicas
Professores.
topic Avaliação da aprendizagem
Concepções pedagógicas
Professores.
description Este estudo teve como objetivo investigar as concepções de um grupo de professores de uma instituição educacional de Chupinguaia, ao sul do estado de Rondônia, sobre tópicos relativos à avaliação da aprendizagem. Para coletar os dados, utilizaram-se questionários, aplicados a quinze docentes de uma instituição educacional da localidade supracitada. O instrumento foi aplicado na segunda quinzena do mês de março de 2018, contendo dados de identificação do perfil dos professores e questões voltadas para verificação das concepções dos mesmos em relação a tópicos sobre o processo avaliativo. Os resultados indicam que os professores pesquisados apresentam boa compreensão sobre o processo avaliativo, porém, há tópicos em que uma parcela significativa apresentou algumas lacunas teóricas. O tópico em que os professores mais apresentaram divergências de opiniões foi sobre a avaliação ser um processo rigoroso de acompanhamento da aprendizagem e desenvolvimento dos alunos, no qual 53,33% deles concordaram com esta ideia e 46,66% apresentaram discordância. Assim, sugere-se que a gestão escolar promova cursos de formação continuada com os professores pesquisados sobre a temática da avaliação da aprendizagem escolar.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/8666
10.14295/rds.v21i1.8666
url https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/8666
identifier_str_mv 10.14295/rds.v21i1.8666
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/8666/7432
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Didática Sistêmica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Didática Sistêmica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv Revista Didática Sistêmica; v. 21 n. 1 (2019); 8-23
1809-3108
reponame:Revista Didática Sistêmica
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Revista Didática Sistêmica
collection Revista Didática Sistêmica
repository.name.fl_str_mv Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv revdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com
_version_ 1797041941375877120