Concepções sobre a Avaliação Escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chuieire, Mary Stela Ferreira
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos em Avaliação Educacional
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2469
Resumo: Este texto tem como objetivo analisar a relação entre as concepções pedagógicas e os significados assumidos pela avaliação no contexto escolar. Para isso, foram estabelecidas quatro categorias de análise. No primeiro momento, foram abordadas as práticas de exames e provas escolares, utilizadas a partir do século XVI, no que se convencionou chamar de “Pedagogia Tradicional”, da qual decorre a concepção de que avaliação e exame se equivalem. Em um segundo momento, analisou-se a concepção de avaliação como medida, que teve o seu auge com a denominada “Pedagogia Tecnicista”. Uma terceira concepção diz respeito à avaliação como instrumento para a classificação e regulação do desempenho do aluno. Finalmente, o quarto momento trata da concepção qualitativa da avaliação. Portanto, ao analisar em que medida tais concepções se encontram, ainda hoje, presentes e dominantes, na atual prática de avaliação escolar, concluiu-se que elas convivem em um mesmo contexto escolar. Além disso, observa-se que as mudanças verificadas estão intimamente relacionadas às concepções de educação orientadoras das práticas pedagógicas que vêm ocorrendo desde que a escola foi instituída como espaço de educação formal.
id FCC-2_524342d2ce7bb9c2178d2cb9ed8b69e6
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2469
network_acronym_str FCC-2
network_name_str Estudos em Avaliação Educacional
repository_id_str
spelling Concepções sobre a Avaliação Escolaravaliação escolarconcepções pedagógicasEste texto tem como objetivo analisar a relação entre as concepções pedagógicas e os significados assumidos pela avaliação no contexto escolar. Para isso, foram estabelecidas quatro categorias de análise. No primeiro momento, foram abordadas as práticas de exames e provas escolares, utilizadas a partir do século XVI, no que se convencionou chamar de “Pedagogia Tradicional”, da qual decorre a concepção de que avaliação e exame se equivalem. Em um segundo momento, analisou-se a concepção de avaliação como medida, que teve o seu auge com a denominada “Pedagogia Tecnicista”. Uma terceira concepção diz respeito à avaliação como instrumento para a classificação e regulação do desempenho do aluno. Finalmente, o quarto momento trata da concepção qualitativa da avaliação. Portanto, ao analisar em que medida tais concepções se encontram, ainda hoje, presentes e dominantes, na atual prática de avaliação escolar, concluiu-se que elas convivem em um mesmo contexto escolar. Além disso, observa-se que as mudanças verificadas estão intimamente relacionadas às concepções de educação orientadoras das práticas pedagógicas que vêm ocorrendo desde que a escola foi instituída como espaço de educação formal. Fundação Carlos Chagas2008-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/246910.18222/eae193920082469Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 19 No. 39 (2008); 49-64Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 19 Núm. 39 (2008); 49-64Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 19 No. 39 (2008); 49-64Estudos em Avaliação Educacional; V. 19 N. 39 (2008); 49-64Estudos em Avaliação Educacional; v. 19 n. 39 (2008); 49-641984-932X0103-6831reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2469/2423Chuieire, Mary Stela Ferreirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-09-11T19:19:41Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2469Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2019-09-11T19:19:41Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv Concepções sobre a Avaliação Escolar
title Concepções sobre a Avaliação Escolar
spellingShingle Concepções sobre a Avaliação Escolar
Chuieire, Mary Stela Ferreira
avaliação escolar
concepções pedagógicas
title_short Concepções sobre a Avaliação Escolar
title_full Concepções sobre a Avaliação Escolar
title_fullStr Concepções sobre a Avaliação Escolar
title_full_unstemmed Concepções sobre a Avaliação Escolar
title_sort Concepções sobre a Avaliação Escolar
author Chuieire, Mary Stela Ferreira
author_facet Chuieire, Mary Stela Ferreira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Chuieire, Mary Stela Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv avaliação escolar
concepções pedagógicas
topic avaliação escolar
concepções pedagógicas
description Este texto tem como objetivo analisar a relação entre as concepções pedagógicas e os significados assumidos pela avaliação no contexto escolar. Para isso, foram estabelecidas quatro categorias de análise. No primeiro momento, foram abordadas as práticas de exames e provas escolares, utilizadas a partir do século XVI, no que se convencionou chamar de “Pedagogia Tradicional”, da qual decorre a concepção de que avaliação e exame se equivalem. Em um segundo momento, analisou-se a concepção de avaliação como medida, que teve o seu auge com a denominada “Pedagogia Tecnicista”. Uma terceira concepção diz respeito à avaliação como instrumento para a classificação e regulação do desempenho do aluno. Finalmente, o quarto momento trata da concepção qualitativa da avaliação. Portanto, ao analisar em que medida tais concepções se encontram, ainda hoje, presentes e dominantes, na atual prática de avaliação escolar, concluiu-se que elas convivem em um mesmo contexto escolar. Além disso, observa-se que as mudanças verificadas estão intimamente relacionadas às concepções de educação orientadoras das práticas pedagógicas que vêm ocorrendo desde que a escola foi instituída como espaço de educação formal.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-04-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2469
10.18222/eae193920082469
url https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2469
identifier_str_mv 10.18222/eae193920082469
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2469/2423
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 19 No. 39 (2008); 49-64
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 19 Núm. 39 (2008); 49-64
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 19 No. 39 (2008); 49-64
Estudos em Avaliação Educacional; V. 19 N. 39 (2008); 49-64
Estudos em Avaliação Educacional; v. 19 n. 39 (2008); 49-64
1984-932X
0103-6831
reponame:Estudos em Avaliação Educacional
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Estudos em Avaliação Educacional
collection Estudos em Avaliação Educacional
repository.name.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv eae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br
_version_ 1795332421505253376