PSICOMOTRICIDADE RELACIONAL COMO ALTERNATIVA DE INTERVENÇÃO NA EDUCAÇÃO FÍSICA: POSSIBILIDADES DE APRENDIZAGENS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Revista Didática Sistêmica |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/8205 |
Resumo: | Este trabalho teve o intuito de investigar as repercussões de sessões de Psicomotricidade Relacional (PR), metodologia de intervenção pedagógica no campo da Educação Física, nas aprendizagens biopsicossociais de alunos da Educação Infantil. O estudo foi realizado com uma abordagem qualitativa, para tanto, foi desenvolvido sessões de PR em uma escola pública de Educação Infantil do município de Rio Grande/RS. Para a coleta de dados foi utilizada uma pauta de observação, memorial descritivo dos participantes, diários de campo e filmagens. Na perspectiva da Psicomotricidade Relacional realizou-se a coleta de dados onde emergiram duas categorias: “O ser criança” e “As aprendizagens pela Psicomotricidade Relacional”. Os excertos evidenciaram o quanto a tríade Educação Física - Psicomotricidade Relacional - Educação Infantil podem estar entrelaçadas e consolidar, renovar as percepções e ressignificar as aprendizagens. |
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