PSICOMOTRICIDADE, CONSCIÊNCIA CORPORAL E REPRESENTAÇÃO GRÁFICA DE CRIANÇAS: uma revisão crítica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Xavier, Alexsandra Minuzzo
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Marcon, Natália, Collin, Andreia, Antonini, Tiago Cippolat
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Didática Sistêmica
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/6523
Resumo: O presente artigo trata-se de uma revisão narrativa crítica, que teve como objetivo geral refletir sobre psicomotricidade, consciência corporal e representação gráfica de crianças. Os objetivos específicos foram revisar bibliografias e expor ideias sobre a pertinência das atividades psicomotoras nas aulas de alfabetização. Como orientação metodológica, um levantamento bibliográfico e análise de base foram feitos a partir de artigos científicos encontrados no Portal de Periódicos CAPES/MEC, conteúdo gratuito. Ao final da revisão constatou-se um espaço de oportunidade para sugerir a pertinência da intervenção psicomotora na construção de um aprendizado gráfico otimizado, visto que a criança se configura como um ser integral.
id FURG-12_f166b6169c0bb372ab1aa1f09b81a658
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/6523
network_acronym_str FURG-12
network_name_str Revista Didática Sistêmica
repository_id_str
spelling PSICOMOTRICIDADE, CONSCIÊNCIA CORPORAL E REPRESENTAÇÃO GRÁFICA DE CRIANÇAS: uma revisão críticaPsicomotricidadeConsciência corporalRepresentação Gráfica de CriançasO presente artigo trata-se de uma revisão narrativa crítica, que teve como objetivo geral refletir sobre psicomotricidade, consciência corporal e representação gráfica de crianças. Os objetivos específicos foram revisar bibliografias e expor ideias sobre a pertinência das atividades psicomotoras nas aulas de alfabetização. Como orientação metodológica, um levantamento bibliográfico e análise de base foram feitos a partir de artigos científicos encontrados no Portal de Periódicos CAPES/MEC, conteúdo gratuito. Ao final da revisão constatou-se um espaço de oportunidade para sugerir a pertinência da intervenção psicomotora na construção de um aprendizado gráfico otimizado, visto que a criança se configura como um ser integral.Lepidus2017-07-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/6523Revista Didática Sistêmica; v. 18 n. 1 (2016); 79-921809-3108reponame:Revista Didática Sistêmicainstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/6523/4562Copyright (c) 2017 Revista Didática Sistêmicainfo:eu-repo/semantics/openAccessXavier, Alexsandra MinuzzoMarcon, NatáliaCollin, AndreiaAntonini, Tiago Cippolat2018-11-08T18:36:23Zoai:periodicos.furg.br:article/6523Revistahttps://periodicos.furg.br/redsisPUBhttps://periodicos.furg.br/redsis/oairevdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com1809-31081809-3108opendoar:2018-11-08T18:36:23Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv PSICOMOTRICIDADE, CONSCIÊNCIA CORPORAL E REPRESENTAÇÃO GRÁFICA DE CRIANÇAS: uma revisão crítica
title PSICOMOTRICIDADE, CONSCIÊNCIA CORPORAL E REPRESENTAÇÃO GRÁFICA DE CRIANÇAS: uma revisão crítica
spellingShingle PSICOMOTRICIDADE, CONSCIÊNCIA CORPORAL E REPRESENTAÇÃO GRÁFICA DE CRIANÇAS: uma revisão crítica
Xavier, Alexsandra Minuzzo
Psicomotricidade
Consciência corporal
Representação Gráfica de Crianças
title_short PSICOMOTRICIDADE, CONSCIÊNCIA CORPORAL E REPRESENTAÇÃO GRÁFICA DE CRIANÇAS: uma revisão crítica
title_full PSICOMOTRICIDADE, CONSCIÊNCIA CORPORAL E REPRESENTAÇÃO GRÁFICA DE CRIANÇAS: uma revisão crítica
title_fullStr PSICOMOTRICIDADE, CONSCIÊNCIA CORPORAL E REPRESENTAÇÃO GRÁFICA DE CRIANÇAS: uma revisão crítica
title_full_unstemmed PSICOMOTRICIDADE, CONSCIÊNCIA CORPORAL E REPRESENTAÇÃO GRÁFICA DE CRIANÇAS: uma revisão crítica
title_sort PSICOMOTRICIDADE, CONSCIÊNCIA CORPORAL E REPRESENTAÇÃO GRÁFICA DE CRIANÇAS: uma revisão crítica
author Xavier, Alexsandra Minuzzo
author_facet Xavier, Alexsandra Minuzzo
Marcon, Natália
Collin, Andreia
Antonini, Tiago Cippolat
author_role author
author2 Marcon, Natália
Collin, Andreia
Antonini, Tiago Cippolat
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Xavier, Alexsandra Minuzzo
Marcon, Natália
Collin, Andreia
Antonini, Tiago Cippolat
dc.subject.por.fl_str_mv Psicomotricidade
Consciência corporal
Representação Gráfica de Crianças
topic Psicomotricidade
Consciência corporal
Representação Gráfica de Crianças
description O presente artigo trata-se de uma revisão narrativa crítica, que teve como objetivo geral refletir sobre psicomotricidade, consciência corporal e representação gráfica de crianças. Os objetivos específicos foram revisar bibliografias e expor ideias sobre a pertinência das atividades psicomotoras nas aulas de alfabetização. Como orientação metodológica, um levantamento bibliográfico e análise de base foram feitos a partir de artigos científicos encontrados no Portal de Periódicos CAPES/MEC, conteúdo gratuito. Ao final da revisão constatou-se um espaço de oportunidade para sugerir a pertinência da intervenção psicomotora na construção de um aprendizado gráfico otimizado, visto que a criança se configura como um ser integral.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/6523
url https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/6523
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/6523/4562
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Didática Sistêmica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Didática Sistêmica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv Revista Didática Sistêmica; v. 18 n. 1 (2016); 79-92
1809-3108
reponame:Revista Didática Sistêmica
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Revista Didática Sistêmica
collection Revista Didática Sistêmica
repository.name.fl_str_mv Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv revdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com
_version_ 1797041941007826944