PSICOMOTRICIDADE, CONSCIÊNCIA CORPORAL E REPRESENTAÇÃO GRÁFICA DE CRIANÇAS: uma revisão crítica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Didática Sistêmica |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/6523 |
Resumo: | O presente artigo trata-se de uma revisão narrativa crítica, que teve como objetivo geral refletir sobre psicomotricidade, consciência corporal e representação gráfica de crianças. Os objetivos específicos foram revisar bibliografias e expor ideias sobre a pertinência das atividades psicomotoras nas aulas de alfabetização. Como orientação metodológica, um levantamento bibliográfico e análise de base foram feitos a partir de artigos científicos encontrados no Portal de Periódicos CAPES/MEC, conteúdo gratuito. Ao final da revisão constatou-se um espaço de oportunidade para sugerir a pertinência da intervenção psicomotora na construção de um aprendizado gráfico otimizado, visto que a criança se configura como um ser integral. |
id |
FURG-12_f166b6169c0bb372ab1aa1f09b81a658 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/6523 |
network_acronym_str |
FURG-12 |
network_name_str |
Revista Didática Sistêmica |
repository_id_str |
|
spelling |
PSICOMOTRICIDADE, CONSCIÊNCIA CORPORAL E REPRESENTAÇÃO GRÁFICA DE CRIANÇAS: uma revisão críticaPsicomotricidadeConsciência corporalRepresentação Gráfica de CriançasO presente artigo trata-se de uma revisão narrativa crítica, que teve como objetivo geral refletir sobre psicomotricidade, consciência corporal e representação gráfica de crianças. Os objetivos específicos foram revisar bibliografias e expor ideias sobre a pertinência das atividades psicomotoras nas aulas de alfabetização. Como orientação metodológica, um levantamento bibliográfico e análise de base foram feitos a partir de artigos científicos encontrados no Portal de Periódicos CAPES/MEC, conteúdo gratuito. Ao final da revisão constatou-se um espaço de oportunidade para sugerir a pertinência da intervenção psicomotora na construção de um aprendizado gráfico otimizado, visto que a criança se configura como um ser integral.Lepidus2017-07-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/6523Revista Didática Sistêmica; v. 18 n. 1 (2016); 79-921809-3108reponame:Revista Didática Sistêmicainstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/6523/4562Copyright (c) 2017 Revista Didática Sistêmicainfo:eu-repo/semantics/openAccessXavier, Alexsandra MinuzzoMarcon, NatáliaCollin, AndreiaAntonini, Tiago Cippolat2018-11-08T18:36:23Zoai:periodicos.furg.br:article/6523Revistahttps://periodicos.furg.br/redsisPUBhttps://periodicos.furg.br/redsis/oairevdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com1809-31081809-3108opendoar:2018-11-08T18:36:23Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PSICOMOTRICIDADE, CONSCIÊNCIA CORPORAL E REPRESENTAÇÃO GRÁFICA DE CRIANÇAS: uma revisão crítica |
title |
PSICOMOTRICIDADE, CONSCIÊNCIA CORPORAL E REPRESENTAÇÃO GRÁFICA DE CRIANÇAS: uma revisão crítica |
spellingShingle |
PSICOMOTRICIDADE, CONSCIÊNCIA CORPORAL E REPRESENTAÇÃO GRÁFICA DE CRIANÇAS: uma revisão crítica Xavier, Alexsandra Minuzzo Psicomotricidade Consciência corporal Representação Gráfica de Crianças |
title_short |
PSICOMOTRICIDADE, CONSCIÊNCIA CORPORAL E REPRESENTAÇÃO GRÁFICA DE CRIANÇAS: uma revisão crítica |
title_full |
PSICOMOTRICIDADE, CONSCIÊNCIA CORPORAL E REPRESENTAÇÃO GRÁFICA DE CRIANÇAS: uma revisão crítica |
title_fullStr |
PSICOMOTRICIDADE, CONSCIÊNCIA CORPORAL E REPRESENTAÇÃO GRÁFICA DE CRIANÇAS: uma revisão crítica |
title_full_unstemmed |
PSICOMOTRICIDADE, CONSCIÊNCIA CORPORAL E REPRESENTAÇÃO GRÁFICA DE CRIANÇAS: uma revisão crítica |
title_sort |
PSICOMOTRICIDADE, CONSCIÊNCIA CORPORAL E REPRESENTAÇÃO GRÁFICA DE CRIANÇAS: uma revisão crítica |
author |
Xavier, Alexsandra Minuzzo |
author_facet |
Xavier, Alexsandra Minuzzo Marcon, Natália Collin, Andreia Antonini, Tiago Cippolat |
author_role |
author |
author2 |
Marcon, Natália Collin, Andreia Antonini, Tiago Cippolat |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Xavier, Alexsandra Minuzzo Marcon, Natália Collin, Andreia Antonini, Tiago Cippolat |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Psicomotricidade Consciência corporal Representação Gráfica de Crianças |
topic |
Psicomotricidade Consciência corporal Representação Gráfica de Crianças |
description |
O presente artigo trata-se de uma revisão narrativa crítica, que teve como objetivo geral refletir sobre psicomotricidade, consciência corporal e representação gráfica de crianças. Os objetivos específicos foram revisar bibliografias e expor ideias sobre a pertinência das atividades psicomotoras nas aulas de alfabetização. Como orientação metodológica, um levantamento bibliográfico e análise de base foram feitos a partir de artigos científicos encontrados no Portal de Periódicos CAPES/MEC, conteúdo gratuito. Ao final da revisão constatou-se um espaço de oportunidade para sugerir a pertinência da intervenção psicomotora na construção de um aprendizado gráfico otimizado, visto que a criança se configura como um ser integral. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-07-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/6523 |
url |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/6523 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/6523/4562 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Didática Sistêmica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Didática Sistêmica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Didática Sistêmica; v. 18 n. 1 (2016); 79-92 1809-3108 reponame:Revista Didática Sistêmica instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Revista Didática Sistêmica |
collection |
Revista Didática Sistêmica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com |
_version_ |
1797041941007826944 |