Desafios sob perspectivas docentes: limitações para o desenvolvimento de Práticas Pedagógicas Integradas em meio a escolas.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sbeghen, Isadora Loch
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Tavares, Natacha da Silva, Wittizorecki, Elisandro Schultz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Didática Sistêmica
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/7166
Resumo: Através do conceito de Práticas Pedagógicas Integradas, este estudo aborda distintos encontros disciplinares (trabalho coletivo, interdisciplinaridade, transdisciplinaridade e multidisciplinaridade) com o objetivo de analisar e interpretar as condições que permitem ou limitam a construção destas práticas no universo escolar sob a perspectiva de professores de Educação Física. Trata-se do recorte de um estudo qualitativo descritivo, no qual foram realizadas entrevistas individuais semiestruturadas com sete docentes de Educação Física de escolas de Passo Fundo/RS. A partir das análises identifica-se que as limitações frente a construção de Práticas Pedagógicas Integradas são relacionadas aos colegas de trabalho, ao planejamento e ao desenvolvimento destas propostas, compreende-se, também, que há uma busca dos docentes para construir condições que permitam a realização destas práticas, visto que estas podem possibilitar uma formação diferenciada aos docentes e alunos.
id FURG-12_f22ea2ff7eaae57c0aedc6f352f7f8b2
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/7166
network_acronym_str FURG-12
network_name_str Revista Didática Sistêmica
repository_id_str
spelling Desafios sob perspectivas docentes: limitações para o desenvolvimento de Práticas Pedagógicas Integradas em meio a escolas.Educação Física EscolarPrática DocentePráticas Pedagógicas IntegradasTrabalho Coletivo.Através do conceito de Práticas Pedagógicas Integradas, este estudo aborda distintos encontros disciplinares (trabalho coletivo, interdisciplinaridade, transdisciplinaridade e multidisciplinaridade) com o objetivo de analisar e interpretar as condições que permitem ou limitam a construção destas práticas no universo escolar sob a perspectiva de professores de Educação Física. Trata-se do recorte de um estudo qualitativo descritivo, no qual foram realizadas entrevistas individuais semiestruturadas com sete docentes de Educação Física de escolas de Passo Fundo/RS. A partir das análises identifica-se que as limitações frente a construção de Práticas Pedagógicas Integradas são relacionadas aos colegas de trabalho, ao planejamento e ao desenvolvimento destas propostas, compreende-se, também, que há uma busca dos docentes para construir condições que permitam a realização destas práticas, visto que estas podem possibilitar uma formação diferenciada aos docentes e alunos.Lepidus2017-09-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/716610.14295/rds.v19i1.7166Revista Didática Sistêmica; v. 19 n. 1 (2017); 29-391809-3108reponame:Revista Didática Sistêmicainstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/7166/4786Copyright (c) 2017 Revista Didática Sistêmicainfo:eu-repo/semantics/openAccessSbeghen, Isadora LochTavares, Natacha da SilvaWittizorecki, Elisandro Schultz2017-09-24T04:28:00Zoai:periodicos.furg.br:article/7166Revistahttps://periodicos.furg.br/redsisPUBhttps://periodicos.furg.br/redsis/oairevdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com1809-31081809-3108opendoar:2017-09-24T04:28Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Desafios sob perspectivas docentes: limitações para o desenvolvimento de Práticas Pedagógicas Integradas em meio a escolas.
title Desafios sob perspectivas docentes: limitações para o desenvolvimento de Práticas Pedagógicas Integradas em meio a escolas.
spellingShingle Desafios sob perspectivas docentes: limitações para o desenvolvimento de Práticas Pedagógicas Integradas em meio a escolas.
Sbeghen, Isadora Loch
Educação Física Escolar
Prática Docente
Práticas Pedagógicas Integradas
Trabalho Coletivo.
title_short Desafios sob perspectivas docentes: limitações para o desenvolvimento de Práticas Pedagógicas Integradas em meio a escolas.
title_full Desafios sob perspectivas docentes: limitações para o desenvolvimento de Práticas Pedagógicas Integradas em meio a escolas.
title_fullStr Desafios sob perspectivas docentes: limitações para o desenvolvimento de Práticas Pedagógicas Integradas em meio a escolas.
title_full_unstemmed Desafios sob perspectivas docentes: limitações para o desenvolvimento de Práticas Pedagógicas Integradas em meio a escolas.
title_sort Desafios sob perspectivas docentes: limitações para o desenvolvimento de Práticas Pedagógicas Integradas em meio a escolas.
author Sbeghen, Isadora Loch
author_facet Sbeghen, Isadora Loch
Tavares, Natacha da Silva
Wittizorecki, Elisandro Schultz
author_role author
author2 Tavares, Natacha da Silva
Wittizorecki, Elisandro Schultz
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sbeghen, Isadora Loch
Tavares, Natacha da Silva
Wittizorecki, Elisandro Schultz
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física Escolar
Prática Docente
Práticas Pedagógicas Integradas
Trabalho Coletivo.
topic Educação Física Escolar
Prática Docente
Práticas Pedagógicas Integradas
Trabalho Coletivo.
description Através do conceito de Práticas Pedagógicas Integradas, este estudo aborda distintos encontros disciplinares (trabalho coletivo, interdisciplinaridade, transdisciplinaridade e multidisciplinaridade) com o objetivo de analisar e interpretar as condições que permitem ou limitam a construção destas práticas no universo escolar sob a perspectiva de professores de Educação Física. Trata-se do recorte de um estudo qualitativo descritivo, no qual foram realizadas entrevistas individuais semiestruturadas com sete docentes de Educação Física de escolas de Passo Fundo/RS. A partir das análises identifica-se que as limitações frente a construção de Práticas Pedagógicas Integradas são relacionadas aos colegas de trabalho, ao planejamento e ao desenvolvimento destas propostas, compreende-se, também, que há uma busca dos docentes para construir condições que permitam a realização destas práticas, visto que estas podem possibilitar uma formação diferenciada aos docentes e alunos.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/7166
10.14295/rds.v19i1.7166
url https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/7166
identifier_str_mv 10.14295/rds.v19i1.7166
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/7166/4786
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Didática Sistêmica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Didática Sistêmica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv Revista Didática Sistêmica; v. 19 n. 1 (2017); 29-39
1809-3108
reponame:Revista Didática Sistêmica
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Revista Didática Sistêmica
collection Revista Didática Sistêmica
repository.name.fl_str_mv Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv revdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com
_version_ 1797041941023555584