Desafios sob perspectivas docentes: limitações para o desenvolvimento de Práticas Pedagógicas Integradas em meio a escolas.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Didática Sistêmica |
DOI: | 10.14295/rds.v19i1.7166 |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/7166 |
Resumo: | Através do conceito de Práticas Pedagógicas Integradas, este estudo aborda distintos encontros disciplinares (trabalho coletivo, interdisciplinaridade, transdisciplinaridade e multidisciplinaridade) com o objetivo de analisar e interpretar as condições que permitem ou limitam a construção destas práticas no universo escolar sob a perspectiva de professores de Educação Física. Trata-se do recorte de um estudo qualitativo descritivo, no qual foram realizadas entrevistas individuais semiestruturadas com sete docentes de Educação Física de escolas de Passo Fundo/RS. A partir das análises identifica-se que as limitações frente a construção de Práticas Pedagógicas Integradas são relacionadas aos colegas de trabalho, ao planejamento e ao desenvolvimento destas propostas, compreende-se, também, que há uma busca dos docentes para construir condições que permitam a realização destas práticas, visto que estas podem possibilitar uma formação diferenciada aos docentes e alunos. |
id |
FURG-12_f22ea2ff7eaae57c0aedc6f352f7f8b2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/7166 |
network_acronym_str |
FURG-12 |
network_name_str |
Revista Didática Sistêmica |
spelling |
Desafios sob perspectivas docentes: limitações para o desenvolvimento de Práticas Pedagógicas Integradas em meio a escolas.Educação Física EscolarPrática DocentePráticas Pedagógicas IntegradasTrabalho Coletivo.Através do conceito de Práticas Pedagógicas Integradas, este estudo aborda distintos encontros disciplinares (trabalho coletivo, interdisciplinaridade, transdisciplinaridade e multidisciplinaridade) com o objetivo de analisar e interpretar as condições que permitem ou limitam a construção destas práticas no universo escolar sob a perspectiva de professores de Educação Física. Trata-se do recorte de um estudo qualitativo descritivo, no qual foram realizadas entrevistas individuais semiestruturadas com sete docentes de Educação Física de escolas de Passo Fundo/RS. A partir das análises identifica-se que as limitações frente a construção de Práticas Pedagógicas Integradas são relacionadas aos colegas de trabalho, ao planejamento e ao desenvolvimento destas propostas, compreende-se, também, que há uma busca dos docentes para construir condições que permitam a realização destas práticas, visto que estas podem possibilitar uma formação diferenciada aos docentes e alunos.Lepidus2017-09-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/716610.14295/rds.v19i1.7166Revista Didática Sistêmica; v. 19 n. 1 (2017); 29-391809-3108reponame:Revista Didática Sistêmicainstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/7166/4786Copyright (c) 2017 Revista Didática Sistêmicainfo:eu-repo/semantics/openAccessSbeghen, Isadora LochTavares, Natacha da SilvaWittizorecki, Elisandro Schultz2017-09-24T04:28:00Zoai:periodicos.furg.br:article/7166Revistahttps://periodicos.furg.br/redsisPUBhttps://periodicos.furg.br/redsis/oairevdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com1809-31081809-3108opendoar:2017-09-24T04:28Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desafios sob perspectivas docentes: limitações para o desenvolvimento de Práticas Pedagógicas Integradas em meio a escolas. |
title |
Desafios sob perspectivas docentes: limitações para o desenvolvimento de Práticas Pedagógicas Integradas em meio a escolas. |
spellingShingle |
Desafios sob perspectivas docentes: limitações para o desenvolvimento de Práticas Pedagógicas Integradas em meio a escolas. Desafios sob perspectivas docentes: limitações para o desenvolvimento de Práticas Pedagógicas Integradas em meio a escolas. Sbeghen, Isadora Loch Educação Física Escolar Prática Docente Práticas Pedagógicas Integradas Trabalho Coletivo. Sbeghen, Isadora Loch Educação Física Escolar Prática Docente Práticas Pedagógicas Integradas Trabalho Coletivo. |
title_short |
Desafios sob perspectivas docentes: limitações para o desenvolvimento de Práticas Pedagógicas Integradas em meio a escolas. |
title_full |
Desafios sob perspectivas docentes: limitações para o desenvolvimento de Práticas Pedagógicas Integradas em meio a escolas. |
title_fullStr |
Desafios sob perspectivas docentes: limitações para o desenvolvimento de Práticas Pedagógicas Integradas em meio a escolas. Desafios sob perspectivas docentes: limitações para o desenvolvimento de Práticas Pedagógicas Integradas em meio a escolas. |
title_full_unstemmed |
Desafios sob perspectivas docentes: limitações para o desenvolvimento de Práticas Pedagógicas Integradas em meio a escolas. Desafios sob perspectivas docentes: limitações para o desenvolvimento de Práticas Pedagógicas Integradas em meio a escolas. |
title_sort |
Desafios sob perspectivas docentes: limitações para o desenvolvimento de Práticas Pedagógicas Integradas em meio a escolas. |
author |
Sbeghen, Isadora Loch |
author_facet |
Sbeghen, Isadora Loch Sbeghen, Isadora Loch Tavares, Natacha da Silva Wittizorecki, Elisandro Schultz Tavares, Natacha da Silva Wittizorecki, Elisandro Schultz |
author_role |
author |
author2 |
Tavares, Natacha da Silva Wittizorecki, Elisandro Schultz |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sbeghen, Isadora Loch Tavares, Natacha da Silva Wittizorecki, Elisandro Schultz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Física Escolar Prática Docente Práticas Pedagógicas Integradas Trabalho Coletivo. |
topic |
Educação Física Escolar Prática Docente Práticas Pedagógicas Integradas Trabalho Coletivo. |
description |
Através do conceito de Práticas Pedagógicas Integradas, este estudo aborda distintos encontros disciplinares (trabalho coletivo, interdisciplinaridade, transdisciplinaridade e multidisciplinaridade) com o objetivo de analisar e interpretar as condições que permitem ou limitam a construção destas práticas no universo escolar sob a perspectiva de professores de Educação Física. Trata-se do recorte de um estudo qualitativo descritivo, no qual foram realizadas entrevistas individuais semiestruturadas com sete docentes de Educação Física de escolas de Passo Fundo/RS. A partir das análises identifica-se que as limitações frente a construção de Práticas Pedagógicas Integradas são relacionadas aos colegas de trabalho, ao planejamento e ao desenvolvimento destas propostas, compreende-se, também, que há uma busca dos docentes para construir condições que permitam a realização destas práticas, visto que estas podem possibilitar uma formação diferenciada aos docentes e alunos. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-09-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/7166 10.14295/rds.v19i1.7166 |
url |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/7166 |
identifier_str_mv |
10.14295/rds.v19i1.7166 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/7166/4786 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Didática Sistêmica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Didática Sistêmica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Didática Sistêmica; v. 19 n. 1 (2017); 29-39 1809-3108 reponame:Revista Didática Sistêmica instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Revista Didática Sistêmica |
collection |
Revista Didática Sistêmica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com |
_version_ |
1822181979900084225 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.14295/rds.v19i1.7166 |