ERROS E DISTORÇÕES, HISTÓRICAS E CONCEITUAIS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE FÍSICA, É PRECISO CONFRONTÁ-LAS? UM ESTUDO DE CASO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Didática Sistêmica |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/6597 |
Resumo: | Este artigo constitui parte da pesquisa desenvolvida em nível de mestrado no ensino de ciências, e versa sobre uma análise de fundamentos e procedimentos estratégicos na abordagem e superação de erros e distorções conceituais contidas nos livros didáticos de física, se insere neste propósito, alguns aspectos da investigação em história da ciência direcionada ao ensino, uma área bem fundamentada e interdisciplinar. Apresenta uma breve exposição de textos de livros didáticos, contidas em amostra, ofertada aos estudantes das licenciaturas. A amostragem que é descrita nesses procedimentos da pesquisa histórica, tem por fins, verificar a qualidade das explicações sobre conceito de calor, essencialmente, comprometidas com as situações de conservação e transformação de energia, tal análise, os autores realizam por um estudo comparativo de fontes históricas primárias e secundarias, apontando erros e distorções nas obras didáticas e suas implicações institucionais da qualidade do ensino e compreensão dos temas para a aprendizagem dos alunos. |
id |
FURG-12_f9c80effcc5f6368cfe1004f82a63d7b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/6597 |
network_acronym_str |
FURG-12 |
network_name_str |
Revista Didática Sistêmica |
repository_id_str |
|
spelling |
ERROS E DISTORÇÕES, HISTÓRICAS E CONCEITUAIS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE FÍSICA, É PRECISO CONFRONTÁ-LAS? UM ESTUDO DE CASOHistoriografiaHistória da ciênciaPesquisa em Educação em CiênciasLivro DidáticoEste artigo constitui parte da pesquisa desenvolvida em nível de mestrado no ensino de ciências, e versa sobre uma análise de fundamentos e procedimentos estratégicos na abordagem e superação de erros e distorções conceituais contidas nos livros didáticos de física, se insere neste propósito, alguns aspectos da investigação em história da ciência direcionada ao ensino, uma área bem fundamentada e interdisciplinar. Apresenta uma breve exposição de textos de livros didáticos, contidas em amostra, ofertada aos estudantes das licenciaturas. A amostragem que é descrita nesses procedimentos da pesquisa histórica, tem por fins, verificar a qualidade das explicações sobre conceito de calor, essencialmente, comprometidas com as situações de conservação e transformação de energia, tal análise, os autores realizam por um estudo comparativo de fontes históricas primárias e secundarias, apontando erros e distorções nas obras didáticas e suas implicações institucionais da qualidade do ensino e compreensão dos temas para a aprendizagem dos alunos.Lepidus2017-07-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfapplication/mswordapplication/mswordapplication/mswordhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/6597Revista Didática Sistêmica; v. 18 n. 1 (2016); 93-1081809-3108reponame:Revista Didática Sistêmicainstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/6597/4582https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/6597/8070https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/6597/8071https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/6597/8072Copyright (c) 2017 Revista Didática Sistêmicainfo:eu-repo/semantics/openAccessChristófalo, Airton Acácio CastilhoGiardinetto, José Roberto BoettgherCamargo, Sérgioda Silva, Osmar Henrique MouraZimer, Tania Teresinha Bruns2018-11-08T18:36:23Zoai:periodicos.furg.br:article/6597Revistahttps://periodicos.furg.br/redsisPUBhttps://periodicos.furg.br/redsis/oairevdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com1809-31081809-3108opendoar:2018-11-08T18:36:23Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ERROS E DISTORÇÕES, HISTÓRICAS E CONCEITUAIS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE FÍSICA, É PRECISO CONFRONTÁ-LAS? UM ESTUDO DE CASO |
title |
ERROS E DISTORÇÕES, HISTÓRICAS E CONCEITUAIS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE FÍSICA, É PRECISO CONFRONTÁ-LAS? UM ESTUDO DE CASO |
spellingShingle |
ERROS E DISTORÇÕES, HISTÓRICAS E CONCEITUAIS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE FÍSICA, É PRECISO CONFRONTÁ-LAS? UM ESTUDO DE CASO Christófalo, Airton Acácio Castilho Historiografia História da ciência Pesquisa em Educação em Ciências Livro Didático |
title_short |
ERROS E DISTORÇÕES, HISTÓRICAS E CONCEITUAIS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE FÍSICA, É PRECISO CONFRONTÁ-LAS? UM ESTUDO DE CASO |
title_full |
ERROS E DISTORÇÕES, HISTÓRICAS E CONCEITUAIS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE FÍSICA, É PRECISO CONFRONTÁ-LAS? UM ESTUDO DE CASO |
title_fullStr |
ERROS E DISTORÇÕES, HISTÓRICAS E CONCEITUAIS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE FÍSICA, É PRECISO CONFRONTÁ-LAS? UM ESTUDO DE CASO |
title_full_unstemmed |
ERROS E DISTORÇÕES, HISTÓRICAS E CONCEITUAIS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE FÍSICA, É PRECISO CONFRONTÁ-LAS? UM ESTUDO DE CASO |
title_sort |
ERROS E DISTORÇÕES, HISTÓRICAS E CONCEITUAIS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE FÍSICA, É PRECISO CONFRONTÁ-LAS? UM ESTUDO DE CASO |
author |
Christófalo, Airton Acácio Castilho |
author_facet |
Christófalo, Airton Acácio Castilho Giardinetto, José Roberto Boettgher Camargo, Sérgio da Silva, Osmar Henrique Moura Zimer, Tania Teresinha Bruns |
author_role |
author |
author2 |
Giardinetto, José Roberto Boettgher Camargo, Sérgio da Silva, Osmar Henrique Moura Zimer, Tania Teresinha Bruns |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Christófalo, Airton Acácio Castilho Giardinetto, José Roberto Boettgher Camargo, Sérgio da Silva, Osmar Henrique Moura Zimer, Tania Teresinha Bruns |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Historiografia História da ciência Pesquisa em Educação em Ciências Livro Didático |
topic |
Historiografia História da ciência Pesquisa em Educação em Ciências Livro Didático |
description |
Este artigo constitui parte da pesquisa desenvolvida em nível de mestrado no ensino de ciências, e versa sobre uma análise de fundamentos e procedimentos estratégicos na abordagem e superação de erros e distorções conceituais contidas nos livros didáticos de física, se insere neste propósito, alguns aspectos da investigação em história da ciência direcionada ao ensino, uma área bem fundamentada e interdisciplinar. Apresenta uma breve exposição de textos de livros didáticos, contidas em amostra, ofertada aos estudantes das licenciaturas. A amostragem que é descrita nesses procedimentos da pesquisa histórica, tem por fins, verificar a qualidade das explicações sobre conceito de calor, essencialmente, comprometidas com as situações de conservação e transformação de energia, tal análise, os autores realizam por um estudo comparativo de fontes históricas primárias e secundarias, apontando erros e distorções nas obras didáticas e suas implicações institucionais da qualidade do ensino e compreensão dos temas para a aprendizagem dos alunos. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-07-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/6597 |
url |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/6597 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/6597/4582 https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/6597/8070 https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/6597/8071 https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/6597/8072 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Didática Sistêmica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Didática Sistêmica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/msword application/msword application/msword |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Didática Sistêmica; v. 18 n. 1 (2016); 93-108 1809-3108 reponame:Revista Didática Sistêmica instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Revista Didática Sistêmica |
collection |
Revista Didática Sistêmica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com |
_version_ |
1797041941008875521 |