ERROS E DISTORÇÕES, HISTÓRICAS E CONCEITUAIS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE FÍSICA, É PRECISO CONFRONTÁ-LAS? UM ESTUDO DE CASO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Christófalo, Airton Acácio Castilho
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Giardinetto, José Roberto Boettgher, Camargo, Sérgio, da Silva, Osmar Henrique Moura, Zimer, Tania Teresinha Bruns
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Didática Sistêmica
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/6597
Resumo: Este artigo constitui parte da pesquisa desenvolvida em nível de mestrado no ensino de ciências, e versa sobre uma análise de fundamentos e procedimentos estratégicos na abordagem e superação de erros e distorções conceituais contidas nos livros didáticos de física, se insere neste propósito, alguns aspectos da investigação em história da ciência direcionada ao ensino, uma área bem fundamentada e interdisciplinar. Apresenta uma breve exposição de textos de livros didáticos, contidas em amostra, ofertada aos estudantes das licenciaturas. A amostragem que é descrita nesses procedimentos da pesquisa histórica, tem por fins, verificar a qualidade das explicações sobre conceito de calor, essencialmente, comprometidas com as situações de conservação e transformação de energia, tal análise, os autores realizam por um estudo comparativo de fontes históricas primárias e secundarias, apontando erros e distorções nas obras didáticas e suas implicações institucionais da qualidade do ensino e compreensão dos temas para a aprendizagem dos alunos.
id FURG-12_f9c80effcc5f6368cfe1004f82a63d7b
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/6597
network_acronym_str FURG-12
network_name_str Revista Didática Sistêmica
repository_id_str
spelling ERROS E DISTORÇÕES, HISTÓRICAS E CONCEITUAIS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE FÍSICA, É PRECISO CONFRONTÁ-LAS? UM ESTUDO DE CASOHistoriografiaHistória da ciênciaPesquisa em Educação em CiênciasLivro DidáticoEste artigo constitui parte da pesquisa desenvolvida em nível de mestrado no ensino de ciências, e versa sobre uma análise de fundamentos e procedimentos estratégicos na abordagem e superação de erros e distorções conceituais contidas nos livros didáticos de física, se insere neste propósito, alguns aspectos da investigação em história da ciência direcionada ao ensino, uma área bem fundamentada e interdisciplinar. Apresenta uma breve exposição de textos de livros didáticos, contidas em amostra, ofertada aos estudantes das licenciaturas. A amostragem que é descrita nesses procedimentos da pesquisa histórica, tem por fins, verificar a qualidade das explicações sobre conceito de calor, essencialmente, comprometidas com as situações de conservação e transformação de energia, tal análise, os autores realizam por um estudo comparativo de fontes históricas primárias e secundarias, apontando erros e distorções nas obras didáticas e suas implicações institucionais da qualidade do ensino e compreensão dos temas para a aprendizagem dos alunos.Lepidus2017-07-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfapplication/mswordapplication/mswordapplication/mswordhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/6597Revista Didática Sistêmica; v. 18 n. 1 (2016); 93-1081809-3108reponame:Revista Didática Sistêmicainstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/6597/4582https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/6597/8070https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/6597/8071https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/6597/8072Copyright (c) 2017 Revista Didática Sistêmicainfo:eu-repo/semantics/openAccessChristófalo, Airton Acácio CastilhoGiardinetto, José Roberto BoettgherCamargo, Sérgioda Silva, Osmar Henrique MouraZimer, Tania Teresinha Bruns2018-11-08T18:36:23Zoai:periodicos.furg.br:article/6597Revistahttps://periodicos.furg.br/redsisPUBhttps://periodicos.furg.br/redsis/oairevdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com1809-31081809-3108opendoar:2018-11-08T18:36:23Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv ERROS E DISTORÇÕES, HISTÓRICAS E CONCEITUAIS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE FÍSICA, É PRECISO CONFRONTÁ-LAS? UM ESTUDO DE CASO
title ERROS E DISTORÇÕES, HISTÓRICAS E CONCEITUAIS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE FÍSICA, É PRECISO CONFRONTÁ-LAS? UM ESTUDO DE CASO
spellingShingle ERROS E DISTORÇÕES, HISTÓRICAS E CONCEITUAIS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE FÍSICA, É PRECISO CONFRONTÁ-LAS? UM ESTUDO DE CASO
Christófalo, Airton Acácio Castilho
Historiografia
História da ciência
Pesquisa em Educação em Ciências
Livro Didático
title_short ERROS E DISTORÇÕES, HISTÓRICAS E CONCEITUAIS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE FÍSICA, É PRECISO CONFRONTÁ-LAS? UM ESTUDO DE CASO
title_full ERROS E DISTORÇÕES, HISTÓRICAS E CONCEITUAIS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE FÍSICA, É PRECISO CONFRONTÁ-LAS? UM ESTUDO DE CASO
title_fullStr ERROS E DISTORÇÕES, HISTÓRICAS E CONCEITUAIS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE FÍSICA, É PRECISO CONFRONTÁ-LAS? UM ESTUDO DE CASO
title_full_unstemmed ERROS E DISTORÇÕES, HISTÓRICAS E CONCEITUAIS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE FÍSICA, É PRECISO CONFRONTÁ-LAS? UM ESTUDO DE CASO
title_sort ERROS E DISTORÇÕES, HISTÓRICAS E CONCEITUAIS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE FÍSICA, É PRECISO CONFRONTÁ-LAS? UM ESTUDO DE CASO
author Christófalo, Airton Acácio Castilho
author_facet Christófalo, Airton Acácio Castilho
Giardinetto, José Roberto Boettgher
Camargo, Sérgio
da Silva, Osmar Henrique Moura
Zimer, Tania Teresinha Bruns
author_role author
author2 Giardinetto, José Roberto Boettgher
Camargo, Sérgio
da Silva, Osmar Henrique Moura
Zimer, Tania Teresinha Bruns
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Christófalo, Airton Acácio Castilho
Giardinetto, José Roberto Boettgher
Camargo, Sérgio
da Silva, Osmar Henrique Moura
Zimer, Tania Teresinha Bruns
dc.subject.por.fl_str_mv Historiografia
História da ciência
Pesquisa em Educação em Ciências
Livro Didático
topic Historiografia
História da ciência
Pesquisa em Educação em Ciências
Livro Didático
description Este artigo constitui parte da pesquisa desenvolvida em nível de mestrado no ensino de ciências, e versa sobre uma análise de fundamentos e procedimentos estratégicos na abordagem e superação de erros e distorções conceituais contidas nos livros didáticos de física, se insere neste propósito, alguns aspectos da investigação em história da ciência direcionada ao ensino, uma área bem fundamentada e interdisciplinar. Apresenta uma breve exposição de textos de livros didáticos, contidas em amostra, ofertada aos estudantes das licenciaturas. A amostragem que é descrita nesses procedimentos da pesquisa histórica, tem por fins, verificar a qualidade das explicações sobre conceito de calor, essencialmente, comprometidas com as situações de conservação e transformação de energia, tal análise, os autores realizam por um estudo comparativo de fontes históricas primárias e secundarias, apontando erros e distorções nas obras didáticas e suas implicações institucionais da qualidade do ensino e compreensão dos temas para a aprendizagem dos alunos.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/6597
url https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/6597
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/6597/4582
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/6597/8070
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/6597/8071
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/6597/8072
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Didática Sistêmica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Didática Sistêmica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/msword
application/msword
application/msword
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv Revista Didática Sistêmica; v. 18 n. 1 (2016); 93-108
1809-3108
reponame:Revista Didática Sistêmica
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Revista Didática Sistêmica
collection Revista Didática Sistêmica
repository.name.fl_str_mv Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv revdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com
_version_ 1797041941008875521