Revisitando Una giornata particolare: feminismo, gênero e sociologia da educação em disputa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Auad, Daniela
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Momento (Rio Grande. Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/momento/article/view/8540
Resumo: Ao evocar momento histórico e acontecimentos passados para analisar inquietações que são foco de nossas preocupações presentes, como postula Peter Burke, em História como alegoria (1995), o presente artigo noticia ineditamente observações de campo de pesquisa sobre elações de gênero nos cursos de Pedagogia, onde se encontram ainda desafios e obstáculos de um percurso inacabado. Esta pesquisa tem analisado disciplinas que abordam as questões de gênero em cursos de Pedagogia de Universidades Federais do Sudeste do Brasil. Ao partir dessa pesquisa e em análise de específicos episódios de campo, percebidos como desdobramento do Golpe de Estado sob o qual estamos vivendo, o texto aborda o fomento de ódios, tentativas de apagamento de Direitos e a potencialização de disputas que colocam em foco tanto a disciplina Sociologia da Educação quanto maneiras de abordar as relações de gênero em cursos de Formação Docente na Educação Superior, os quais graduam profissionais para atuarem na Educação Básica.
id FURG-2_0ff72cc80a6f58d7dc8a4abaa4912bb8
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/8540
network_acronym_str FURG-2
network_name_str Momento (Rio Grande. Online)
repository_id_str
spelling Revisitando Una giornata particolare: feminismo, gênero e sociologia da educação em disputaSociologia da EducaçãoRelações de GêneroEducação SuperiorFormação docenteGolpe de Estado.Ao evocar momento histórico e acontecimentos passados para analisar inquietações que são foco de nossas preocupações presentes, como postula Peter Burke, em História como alegoria (1995), o presente artigo noticia ineditamente observações de campo de pesquisa sobre elações de gênero nos cursos de Pedagogia, onde se encontram ainda desafios e obstáculos de um percurso inacabado. Esta pesquisa tem analisado disciplinas que abordam as questões de gênero em cursos de Pedagogia de Universidades Federais do Sudeste do Brasil. Ao partir dessa pesquisa e em análise de específicos episódios de campo, percebidos como desdobramento do Golpe de Estado sob o qual estamos vivendo, o texto aborda o fomento de ódios, tentativas de apagamento de Direitos e a potencialização de disputas que colocam em foco tanto a disciplina Sociologia da Educação quanto maneiras de abordar as relações de gênero em cursos de Formação Docente na Educação Superior, os quais graduam profissionais para atuarem na Educação Básica.Universidade Federal do Rio Grande2019-01-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/854010.14295/momento.v27i3.8540Momento - Diálogos em Educação; Vol. 27 No. 3 (2018): Dossiê: Estudios feministas y educación. Retos, avances y desafíos en el contexto actual; 316-336Momento - Diálogos em Educação; v. 27 n. 3 (2018): Dossiê: Estudios feministas y educación. Retos, avances y desafíos en el contexto actual; 316-3362316-3100reponame:Momento (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/8540/5636Copyright (c) 2018 Momento - Diálogos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessAuad, Daniela2019-01-30T22:30:29Zoai:periodicos.furg.br:article/8540Revistahttps://periodicos.furg.br/momentoPUBhttps://periodicos.furg.br/momento/oai||momento.educacao@furg.br2316-31000102-2717opendoar:2019-01-30T22:30:29Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Revisitando Una giornata particolare: feminismo, gênero e sociologia da educação em disputa
title Revisitando Una giornata particolare: feminismo, gênero e sociologia da educação em disputa
spellingShingle Revisitando Una giornata particolare: feminismo, gênero e sociologia da educação em disputa
Auad, Daniela
Sociologia da Educação
Relações de Gênero
Educação Superior
Formação docente
Golpe de Estado.
title_short Revisitando Una giornata particolare: feminismo, gênero e sociologia da educação em disputa
title_full Revisitando Una giornata particolare: feminismo, gênero e sociologia da educação em disputa
title_fullStr Revisitando Una giornata particolare: feminismo, gênero e sociologia da educação em disputa
title_full_unstemmed Revisitando Una giornata particolare: feminismo, gênero e sociologia da educação em disputa
title_sort Revisitando Una giornata particolare: feminismo, gênero e sociologia da educação em disputa
author Auad, Daniela
author_facet Auad, Daniela
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Auad, Daniela
dc.subject.por.fl_str_mv Sociologia da Educação
Relações de Gênero
Educação Superior
Formação docente
Golpe de Estado.
topic Sociologia da Educação
Relações de Gênero
Educação Superior
Formação docente
Golpe de Estado.
description Ao evocar momento histórico e acontecimentos passados para analisar inquietações que são foco de nossas preocupações presentes, como postula Peter Burke, em História como alegoria (1995), o presente artigo noticia ineditamente observações de campo de pesquisa sobre elações de gênero nos cursos de Pedagogia, onde se encontram ainda desafios e obstáculos de um percurso inacabado. Esta pesquisa tem analisado disciplinas que abordam as questões de gênero em cursos de Pedagogia de Universidades Federais do Sudeste do Brasil. Ao partir dessa pesquisa e em análise de específicos episódios de campo, percebidos como desdobramento do Golpe de Estado sob o qual estamos vivendo, o texto aborda o fomento de ódios, tentativas de apagamento de Direitos e a potencialização de disputas que colocam em foco tanto a disciplina Sociologia da Educação quanto maneiras de abordar as relações de gênero em cursos de Formação Docente na Educação Superior, os quais graduam profissionais para atuarem na Educação Básica.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/momento/article/view/8540
10.14295/momento.v27i3.8540
url https://periodicos.furg.br/momento/article/view/8540
identifier_str_mv 10.14295/momento.v27i3.8540
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/momento/article/view/8540/5636
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Momento - Diálogos em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Momento - Diálogos em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
dc.source.none.fl_str_mv Momento - Diálogos em Educação; Vol. 27 No. 3 (2018): Dossiê: Estudios feministas y educación. Retos, avances y desafíos en el contexto actual; 316-336
Momento - Diálogos em Educação; v. 27 n. 3 (2018): Dossiê: Estudios feministas y educación. Retos, avances y desafíos en el contexto actual; 316-336
2316-3100
reponame:Momento (Rio Grande. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Momento (Rio Grande. Online)
collection Momento (Rio Grande. Online)
repository.name.fl_str_mv Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv ||momento.educacao@furg.br
_version_ 1775493249937440768