Educação, emancipação e feminismos possíveis: um olhar histórico sobre a igualdade de gênero na escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Auad, Daniela
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Ramos, Maria Rita Neves, Salvador, Raquel Borges
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Educação e Emancipação
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/8207
Resumo: O presente artigo propõe debater dados históricos sobre a trajetória educacional das mulheres no Brasil, desde o século XIX, de modo a contextualizar um conjunto de fenômenos, como a denominada feminização do magistério. Serão recuperadas ao longo do histórico em debate, legislações de época que discorriam sobre a escolarização de meninas e mulheres e, a partir dessa temática e seus avanços, serão analisadas questões como a escola mista, a coeducação e as ações de Bertha Lutz. Esses elementos se destacam como fortes influências para a emancipação das mulheres, cujos sons reverberam até os dias de hoje. Tais ecos históricos podem ser percebidos, por exemplo, em políticas públicas atuais para igualdade de gênero, como o Plano Nacional de Políticas para as Mulheres (PNPM, SPM), que incluem a educação formal como elemento preponderante para a igualdade de direitos e o pleno acesso de mulheres e meninas em todas as searas sociais.Palavras-chave: Relações de Gênero. Feminismos. Educação. Education, emancipation and possible feminisms: a historical look at gender equality in schoolABSTRACTThis article proposes to discuss historical data about the educational trajectory of women in Brazil, since the 19th century, in order to contextualize a set of phenomena, such as the so called feminization of teaching. Throughout the historical debate, there will be legislations about the schooling of girls and women and, from this theme and its advances, will be analyzed issues such as mixed school, coeducation and Bertha Lutz’s actions. These elements stand out as strong influences for the emancipation of women whose sounds reverberate up to the present day. These historical echoes can be seen, for example, in current public policies for gender equality, such as the National Policy Plan for Women (PNPM, SPM), which include formal education as a preponderant element for equal rights and full access of women and girls in all social sects.Keywords: Gender. Feminisms. Education. Educación, emancipación y feminismos posibles: una mirada histórica sobre la igualdad de género en la escuelaRESUMENEl presente artículo propone debatir datos históricos sobre la trayectoria educacional de las mujeres en Brasil, desde el siglo XIX, de modo a contextualizar un conjunto de fenómenos, como la denominada feminización del magisterio. Serán recuperadas a lo largo del histórico debate legislaciones de época que discurrían sobre la escolarización de niñas y mujeres y, a partir de esa temática y sus avances, serán analizadas cuestiones como la escuela mista, la coeducación y sus acciones de Bertha Lutz. Esos elementos se destacan como fuertes influencias para la emancipación de las mujeres, cuyos sonidos se reverberan hasta los días de hoy. Tales ecos históricos pueden ser percibidos, por ejemplo, en políticas públicas actuales para la igualdad de género, como el Plan Nacional de Políticas para las Mujeres (PNPM, SPM), que incluyen la educación formal como elemento preponderante para la igualdad de derechos y el pleno acceso de mujeres y niñas en todas las esferas sociales.Palabras clave: Relaciones de género. Feminismos. Educación.
id UFMA-3_f06a4370617605b18e546138f4e8c766
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8207
network_acronym_str UFMA-3
network_name_str Revista Educação e Emancipação
repository_id_str
spelling Educação, emancipação e feminismos possíveis: um olhar histórico sobre a igualdade de gênero na escolaRelações de Gênero. Feminismos. EducaçãoO presente artigo propõe debater dados históricos sobre a trajetória educacional das mulheres no Brasil, desde o século XIX, de modo a contextualizar um conjunto de fenômenos, como a denominada feminização do magistério. Serão recuperadas ao longo do histórico em debate, legislações de época que discorriam sobre a escolarização de meninas e mulheres e, a partir dessa temática e seus avanços, serão analisadas questões como a escola mista, a coeducação e as ações de Bertha Lutz. Esses elementos se destacam como fortes influências para a emancipação das mulheres, cujos sons reverberam até os dias de hoje. Tais ecos históricos podem ser percebidos, por exemplo, em políticas públicas atuais para igualdade de gênero, como o Plano Nacional de Políticas para as Mulheres (PNPM, SPM), que incluem a educação formal como elemento preponderante para a igualdade de direitos e o pleno acesso de mulheres e meninas em todas as searas sociais.Palavras-chave: Relações de Gênero. Feminismos. Educação. Education, emancipation and possible feminisms: a historical look at gender equality in schoolABSTRACTThis article proposes to discuss historical data about the educational trajectory of women in Brazil, since the 19th century, in order to contextualize a set of phenomena, such as the so called feminization of teaching. Throughout the historical debate, there will be legislations about the schooling of girls and women and, from this theme and its advances, will be analyzed issues such as mixed school, coeducation and Bertha Lutz’s actions. These elements stand out as strong influences for the emancipation of women whose sounds reverberate up to the present day. These historical echoes can be seen, for example, in current public policies for gender equality, such as the National Policy Plan for Women (PNPM, SPM), which include formal education as a preponderant element for equal rights and full access of women and girls in all social sects.Keywords: Gender. Feminisms. Education. Educación, emancipación y feminismos posibles: una mirada histórica sobre la igualdad de género en la escuelaRESUMENEl presente artículo propone debatir datos históricos sobre la trayectoria educacional de las mujeres en Brasil, desde el siglo XIX, de modo a contextualizar un conjunto de fenómenos, como la denominada feminización del magisterio. Serán recuperadas a lo largo del histórico debate legislaciones de época que discurrían sobre la escolarización de niñas y mujeres y, a partir de esa temática y sus avances, serán analizadas cuestiones como la escuela mista, la coeducación y sus acciones de Bertha Lutz. Esos elementos se destacan como fuertes influencias para la emancipación de las mujeres, cuyos sonidos se reverberan hasta los días de hoy. Tales ecos históricos pueden ser percibidos, por ejemplo, en políticas públicas actuales para la igualdad de género, como el Plan Nacional de Políticas para las Mujeres (PNPM, SPM), que incluyen la educación formal como elemento preponderante para la igualdad de derechos y el pleno acceso de mujeres y niñas en todas las esferas sociales.Palabras clave: Relaciones de género. Feminismos. Educación.Universidade Federal do Maranhão2018-01-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/820710.18764/2358-4319.v10n4especialp186-208Revista Educação e Emancipação; v. 10, n. 4, Dossiê Temático 2017; p.186-2082358-43191677-6097reponame:Revista Educação e Emancipaçãoinstname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/8207/5051Copyright (c) 2018 Revista Educação e Emancipaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessAuad, DanielaRamos, Maria Rita NevesSalvador, Raquel Borges2019-01-24T12:48:01Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8207Revistahttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/indexPUBhttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/oai||revistaeduc.emancipação@ufma.br2358-43191677-6097opendoar:2019-01-24T12:48:01Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação, emancipação e feminismos possíveis: um olhar histórico sobre a igualdade de gênero na escola
title Educação, emancipação e feminismos possíveis: um olhar histórico sobre a igualdade de gênero na escola
spellingShingle Educação, emancipação e feminismos possíveis: um olhar histórico sobre a igualdade de gênero na escola
Auad, Daniela
Relações de Gênero. Feminismos. Educação
title_short Educação, emancipação e feminismos possíveis: um olhar histórico sobre a igualdade de gênero na escola
title_full Educação, emancipação e feminismos possíveis: um olhar histórico sobre a igualdade de gênero na escola
title_fullStr Educação, emancipação e feminismos possíveis: um olhar histórico sobre a igualdade de gênero na escola
title_full_unstemmed Educação, emancipação e feminismos possíveis: um olhar histórico sobre a igualdade de gênero na escola
title_sort Educação, emancipação e feminismos possíveis: um olhar histórico sobre a igualdade de gênero na escola
author Auad, Daniela
author_facet Auad, Daniela
Ramos, Maria Rita Neves
Salvador, Raquel Borges
author_role author
author2 Ramos, Maria Rita Neves
Salvador, Raquel Borges
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Auad, Daniela
Ramos, Maria Rita Neves
Salvador, Raquel Borges
dc.subject.por.fl_str_mv Relações de Gênero. Feminismos. Educação
topic Relações de Gênero. Feminismos. Educação
description O presente artigo propõe debater dados históricos sobre a trajetória educacional das mulheres no Brasil, desde o século XIX, de modo a contextualizar um conjunto de fenômenos, como a denominada feminização do magistério. Serão recuperadas ao longo do histórico em debate, legislações de época que discorriam sobre a escolarização de meninas e mulheres e, a partir dessa temática e seus avanços, serão analisadas questões como a escola mista, a coeducação e as ações de Bertha Lutz. Esses elementos se destacam como fortes influências para a emancipação das mulheres, cujos sons reverberam até os dias de hoje. Tais ecos históricos podem ser percebidos, por exemplo, em políticas públicas atuais para igualdade de gênero, como o Plano Nacional de Políticas para as Mulheres (PNPM, SPM), que incluem a educação formal como elemento preponderante para a igualdade de direitos e o pleno acesso de mulheres e meninas em todas as searas sociais.Palavras-chave: Relações de Gênero. Feminismos. Educação. Education, emancipation and possible feminisms: a historical look at gender equality in schoolABSTRACTThis article proposes to discuss historical data about the educational trajectory of women in Brazil, since the 19th century, in order to contextualize a set of phenomena, such as the so called feminization of teaching. Throughout the historical debate, there will be legislations about the schooling of girls and women and, from this theme and its advances, will be analyzed issues such as mixed school, coeducation and Bertha Lutz’s actions. These elements stand out as strong influences for the emancipation of women whose sounds reverberate up to the present day. These historical echoes can be seen, for example, in current public policies for gender equality, such as the National Policy Plan for Women (PNPM, SPM), which include formal education as a preponderant element for equal rights and full access of women and girls in all social sects.Keywords: Gender. Feminisms. Education. Educación, emancipación y feminismos posibles: una mirada histórica sobre la igualdad de género en la escuelaRESUMENEl presente artículo propone debatir datos históricos sobre la trayectoria educacional de las mujeres en Brasil, desde el siglo XIX, de modo a contextualizar un conjunto de fenómenos, como la denominada feminización del magisterio. Serán recuperadas a lo largo del histórico debate legislaciones de época que discurrían sobre la escolarización de niñas y mujeres y, a partir de esa temática y sus avances, serán analizadas cuestiones como la escuela mista, la coeducación y sus acciones de Bertha Lutz. Esos elementos se destacan como fuertes influencias para la emancipación de las mujeres, cuyos sonidos se reverberan hasta los días de hoy. Tales ecos históricos pueden ser percibidos, por ejemplo, en políticas públicas actuales para la igualdad de género, como el Plan Nacional de Políticas para las Mujeres (PNPM, SPM), que incluyen la educación formal como elemento preponderante para la igualdad de derechos y el pleno acceso de mujeres y niñas en todas las esferas sociales.Palabras clave: Relaciones de género. Feminismos. Educación.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/8207
10.18764/2358-4319.v10n4especialp186-208
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/8207
identifier_str_mv 10.18764/2358-4319.v10n4especialp186-208
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/8207/5051
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Educação e Emancipação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Educação e Emancipação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Revista Educação e Emancipação; v. 10, n. 4, Dossiê Temático 2017; p.186-208
2358-4319
1677-6097
reponame:Revista Educação e Emancipação
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Revista Educação e Emancipação
collection Revista Educação e Emancipação
repository.name.fl_str_mv Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaeduc.emancipação@ufma.br
_version_ 1750226202351632384