Decolonialidade e educação do campo: diálogos em construção

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zeferino, Jaqueline Cardoso
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: dos Passos, Joana Célia, Paim, Elison Antonio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Momento (Rio Grande. Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/momento/article/view/9125
Resumo: Que desafios estão postos à formação de educadoras e educadores do campo para que gênero, raça e natureza sejam incorporados plenamente ao seu marco conceitual, metodológico e político, enquanto categorias úteis para a superação da lógica monorracial, monocultural e heteropatriarcal que organiza a educação brasileira? Esta é a questão que propomos para conduzir as reflexões sobre os diálogos em construção entre decolonialidade e formação de educadoras e educadores do campo. Neste ensaio, cujo o ponto de partida é a atuação junto aos movimentos sociais do campo, especialmente os movimentos de mulheres, negros, quilombolas e feministas, decolonialidade e educação do campo são compreendidas enquanto movimento, práxis política e epistêmica.
id FURG-2_11b1cf9aadc1604a5e22f35f79cd7cf6
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/9125
network_acronym_str FURG-2
network_name_str Momento (Rio Grande. Online)
repository_id_str
spelling Decolonialidade e educação do campo: diálogos em construçãopedagogias decoloniaiseducação do campoantirracismoQue desafios estão postos à formação de educadoras e educadores do campo para que gênero, raça e natureza sejam incorporados plenamente ao seu marco conceitual, metodológico e político, enquanto categorias úteis para a superação da lógica monorracial, monocultural e heteropatriarcal que organiza a educação brasileira? Esta é a questão que propomos para conduzir as reflexões sobre os diálogos em construção entre decolonialidade e formação de educadoras e educadores do campo. Neste ensaio, cujo o ponto de partida é a atuação junto aos movimentos sociais do campo, especialmente os movimentos de mulheres, negros, quilombolas e feministas, decolonialidade e educação do campo são compreendidas enquanto movimento, práxis política e epistêmica.Universidade Federal do Rio Grande2019-10-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/912510.14295/momento.v28i2.9125Momento - Diálogos em Educação; Vol. 28 No. 2 (2019); 21-36Momento - Diálogos em Educação; v. 28 n. 2 (2019); 21-362316-3100reponame:Momento (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/9125/6114Copyright (c) 2019 Momento - Diálogos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessZeferino, Jaqueline Cardosodos Passos, Joana CéliaPaim, Elison Antonio2019-10-24T21:38:59Zoai:periodicos.furg.br:article/9125Revistahttps://periodicos.furg.br/momentoPUBhttps://periodicos.furg.br/momento/oai||momento.educacao@furg.br2316-31000102-2717opendoar:2019-10-24T21:38:59Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Decolonialidade e educação do campo: diálogos em construção
title Decolonialidade e educação do campo: diálogos em construção
spellingShingle Decolonialidade e educação do campo: diálogos em construção
Zeferino, Jaqueline Cardoso
pedagogias decoloniais
educação do campo
antirracismo
title_short Decolonialidade e educação do campo: diálogos em construção
title_full Decolonialidade e educação do campo: diálogos em construção
title_fullStr Decolonialidade e educação do campo: diálogos em construção
title_full_unstemmed Decolonialidade e educação do campo: diálogos em construção
title_sort Decolonialidade e educação do campo: diálogos em construção
author Zeferino, Jaqueline Cardoso
author_facet Zeferino, Jaqueline Cardoso
dos Passos, Joana Célia
Paim, Elison Antonio
author_role author
author2 dos Passos, Joana Célia
Paim, Elison Antonio
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Zeferino, Jaqueline Cardoso
dos Passos, Joana Célia
Paim, Elison Antonio
dc.subject.por.fl_str_mv pedagogias decoloniais
educação do campo
antirracismo
topic pedagogias decoloniais
educação do campo
antirracismo
description Que desafios estão postos à formação de educadoras e educadores do campo para que gênero, raça e natureza sejam incorporados plenamente ao seu marco conceitual, metodológico e político, enquanto categorias úteis para a superação da lógica monorracial, monocultural e heteropatriarcal que organiza a educação brasileira? Esta é a questão que propomos para conduzir as reflexões sobre os diálogos em construção entre decolonialidade e formação de educadoras e educadores do campo. Neste ensaio, cujo o ponto de partida é a atuação junto aos movimentos sociais do campo, especialmente os movimentos de mulheres, negros, quilombolas e feministas, decolonialidade e educação do campo são compreendidas enquanto movimento, práxis política e epistêmica.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/momento/article/view/9125
10.14295/momento.v28i2.9125
url https://periodicos.furg.br/momento/article/view/9125
identifier_str_mv 10.14295/momento.v28i2.9125
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/momento/article/view/9125/6114
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Momento - Diálogos em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Momento - Diálogos em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
dc.source.none.fl_str_mv Momento - Diálogos em Educação; Vol. 28 No. 2 (2019); 21-36
Momento - Diálogos em Educação; v. 28 n. 2 (2019); 21-36
2316-3100
reponame:Momento (Rio Grande. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Momento (Rio Grande. Online)
collection Momento (Rio Grande. Online)
repository.name.fl_str_mv Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv ||momento.educacao@furg.br
_version_ 1775493250287665152