Alfabetização de jovens e adultos: formação continuada compartilhada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Marli Pardo Legemann
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Schwartz, Suzana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Momento (Rio Grande. Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/momento/article/view/5075
Resumo: A prática pedagógica alfabetizadora na educação de jovens e adultos e a formação do docente para essa modalidade de ensino são os temas que nortearam o projeto de intervenção realizado no Mestrado Profissional em Educação. Esta intervenção justificou-se pelos elevados índices de não aprendizagem, reprovação e evasão nas turmas de alfabetização. O objetivo geral foi o de construir coletivamente um espaço de formação continuada com os professores da EJA, no qual fossem socializadas, analisadas e compreendidas as práticas alfabetizadoras na busca de um referencial metodológico para ensinar a ler e a escrever todos os alunos. A constituição do grupo de estudos contribuiu para mudanças na abordagem pedagógica utilizada nas aulas, o que possibilitou concluir provisoriamente que o objetivo do projeto foi alcançado.
id FURG-2_13f83105c6ae976ece1be6b0843c6a5a
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.furg.br:article/5075
network_acronym_str FURG-2
network_name_str Momento (Rio Grande. Online)
repository_id_str
spelling Alfabetização de jovens e adultos: formação continuada compartilhadaAlfabetização. Formação de professores. Processos de ensino e de aprendizagem.Formação de professoresA prática pedagógica alfabetizadora na educação de jovens e adultos e a formação do docente para essa modalidade de ensino são os temas que nortearam o projeto de intervenção realizado no Mestrado Profissional em Educação. Esta intervenção justificou-se pelos elevados índices de não aprendizagem, reprovação e evasão nas turmas de alfabetização. O objetivo geral foi o de construir coletivamente um espaço de formação continuada com os professores da EJA, no qual fossem socializadas, analisadas e compreendidas as práticas alfabetizadoras na busca de um referencial metodológico para ensinar a ler e a escrever todos os alunos. A constituição do grupo de estudos contribuiu para mudanças na abordagem pedagógica utilizada nas aulas, o que possibilitou concluir provisoriamente que o objetivo do projeto foi alcançado.Universidade Federal do Rio Grande2016-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/5075Momento - Diálogos em Educação; Vol. 24 No. 1 (2015); 139-150Momento - Diálogos em Educação; v. 24 n. 1 (2015); 139-1502316-3100reponame:Momento (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/5075/3744Copyright (c) 2016 Momento - Diálogos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Marli Pardo LegemannSchwartz, Suzana2018-05-08T14:48:10Zoai:ojs.periodicos.furg.br:article/5075Revistahttps://periodicos.furg.br/momentoPUBhttps://periodicos.furg.br/momento/oai||momento.educacao@furg.br2316-31000102-2717opendoar:2018-05-08T14:48:10Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Alfabetização de jovens e adultos: formação continuada compartilhada
title Alfabetização de jovens e adultos: formação continuada compartilhada
spellingShingle Alfabetização de jovens e adultos: formação continuada compartilhada
Oliveira, Marli Pardo Legemann
Alfabetização. Formação de professores. Processos de ensino e de aprendizagem.
Formação de professores
title_short Alfabetização de jovens e adultos: formação continuada compartilhada
title_full Alfabetização de jovens e adultos: formação continuada compartilhada
title_fullStr Alfabetização de jovens e adultos: formação continuada compartilhada
title_full_unstemmed Alfabetização de jovens e adultos: formação continuada compartilhada
title_sort Alfabetização de jovens e adultos: formação continuada compartilhada
author Oliveira, Marli Pardo Legemann
author_facet Oliveira, Marli Pardo Legemann
Schwartz, Suzana
author_role author
author2 Schwartz, Suzana
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Marli Pardo Legemann
Schwartz, Suzana
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização. Formação de professores. Processos de ensino e de aprendizagem.
Formação de professores
topic Alfabetização. Formação de professores. Processos de ensino e de aprendizagem.
Formação de professores
description A prática pedagógica alfabetizadora na educação de jovens e adultos e a formação do docente para essa modalidade de ensino são os temas que nortearam o projeto de intervenção realizado no Mestrado Profissional em Educação. Esta intervenção justificou-se pelos elevados índices de não aprendizagem, reprovação e evasão nas turmas de alfabetização. O objetivo geral foi o de construir coletivamente um espaço de formação continuada com os professores da EJA, no qual fossem socializadas, analisadas e compreendidas as práticas alfabetizadoras na busca de um referencial metodológico para ensinar a ler e a escrever todos os alunos. A constituição do grupo de estudos contribuiu para mudanças na abordagem pedagógica utilizada nas aulas, o que possibilitou concluir provisoriamente que o objetivo do projeto foi alcançado.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-08-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/momento/article/view/5075
url https://periodicos.furg.br/momento/article/view/5075
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/momento/article/view/5075/3744
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Momento - Diálogos em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Momento - Diálogos em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
dc.source.none.fl_str_mv Momento - Diálogos em Educação; Vol. 24 No. 1 (2015); 139-150
Momento - Diálogos em Educação; v. 24 n. 1 (2015); 139-150
2316-3100
reponame:Momento (Rio Grande. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Momento (Rio Grande. Online)
collection Momento (Rio Grande. Online)
repository.name.fl_str_mv Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv ||momento.educacao@furg.br
_version_ 1798944870246645760