Alfabetização de jovens e adultos: formação continuada compartilhada
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Momento (Rio Grande. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/momento/article/view/5075 |
Resumo: | A prática pedagógica alfabetizadora na educação de jovens e adultos e a formação do docente para essa modalidade de ensino são os temas que nortearam o projeto de intervenção realizado no Mestrado Profissional em Educação. Esta intervenção justificou-se pelos elevados índices de não aprendizagem, reprovação e evasão nas turmas de alfabetização. O objetivo geral foi o de construir coletivamente um espaço de formação continuada com os professores da EJA, no qual fossem socializadas, analisadas e compreendidas as práticas alfabetizadoras na busca de um referencial metodológico para ensinar a ler e a escrever todos os alunos. A constituição do grupo de estudos contribuiu para mudanças na abordagem pedagógica utilizada nas aulas, o que possibilitou concluir provisoriamente que o objetivo do projeto foi alcançado. |
id |
FURG-2_13f83105c6ae976ece1be6b0843c6a5a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.furg.br:article/5075 |
network_acronym_str |
FURG-2 |
network_name_str |
Momento (Rio Grande. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Alfabetização de jovens e adultos: formação continuada compartilhadaAlfabetização. Formação de professores. Processos de ensino e de aprendizagem.Formação de professoresA prática pedagógica alfabetizadora na educação de jovens e adultos e a formação do docente para essa modalidade de ensino são os temas que nortearam o projeto de intervenção realizado no Mestrado Profissional em Educação. Esta intervenção justificou-se pelos elevados índices de não aprendizagem, reprovação e evasão nas turmas de alfabetização. O objetivo geral foi o de construir coletivamente um espaço de formação continuada com os professores da EJA, no qual fossem socializadas, analisadas e compreendidas as práticas alfabetizadoras na busca de um referencial metodológico para ensinar a ler e a escrever todos os alunos. A constituição do grupo de estudos contribuiu para mudanças na abordagem pedagógica utilizada nas aulas, o que possibilitou concluir provisoriamente que o objetivo do projeto foi alcançado.Universidade Federal do Rio Grande2016-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/5075Momento - Diálogos em Educação; Vol. 24 No. 1 (2015); 139-150Momento - Diálogos em Educação; v. 24 n. 1 (2015); 139-1502316-3100reponame:Momento (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/5075/3744Copyright (c) 2016 Momento - Diálogos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Marli Pardo LegemannSchwartz, Suzana2018-05-08T14:48:10Zoai:ojs.periodicos.furg.br:article/5075Revistahttps://periodicos.furg.br/momentoPUBhttps://periodicos.furg.br/momento/oai||momento.educacao@furg.br2316-31000102-2717opendoar:2018-05-08T14:48:10Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Alfabetização de jovens e adultos: formação continuada compartilhada |
title |
Alfabetização de jovens e adultos: formação continuada compartilhada |
spellingShingle |
Alfabetização de jovens e adultos: formação continuada compartilhada Oliveira, Marli Pardo Legemann Alfabetização. Formação de professores. Processos de ensino e de aprendizagem. Formação de professores |
title_short |
Alfabetização de jovens e adultos: formação continuada compartilhada |
title_full |
Alfabetização de jovens e adultos: formação continuada compartilhada |
title_fullStr |
Alfabetização de jovens e adultos: formação continuada compartilhada |
title_full_unstemmed |
Alfabetização de jovens e adultos: formação continuada compartilhada |
title_sort |
Alfabetização de jovens e adultos: formação continuada compartilhada |
author |
Oliveira, Marli Pardo Legemann |
author_facet |
Oliveira, Marli Pardo Legemann Schwartz, Suzana |
author_role |
author |
author2 |
Schwartz, Suzana |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Marli Pardo Legemann Schwartz, Suzana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Alfabetização. Formação de professores. Processos de ensino e de aprendizagem. Formação de professores |
topic |
Alfabetização. Formação de professores. Processos de ensino e de aprendizagem. Formação de professores |
description |
A prática pedagógica alfabetizadora na educação de jovens e adultos e a formação do docente para essa modalidade de ensino são os temas que nortearam o projeto de intervenção realizado no Mestrado Profissional em Educação. Esta intervenção justificou-se pelos elevados índices de não aprendizagem, reprovação e evasão nas turmas de alfabetização. O objetivo geral foi o de construir coletivamente um espaço de formação continuada com os professores da EJA, no qual fossem socializadas, analisadas e compreendidas as práticas alfabetizadoras na busca de um referencial metodológico para ensinar a ler e a escrever todos os alunos. A constituição do grupo de estudos contribuiu para mudanças na abordagem pedagógica utilizada nas aulas, o que possibilitou concluir provisoriamente que o objetivo do projeto foi alcançado. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-08-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/5075 |
url |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/5075 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/5075/3744 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Momento - Diálogos em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Momento - Diálogos em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande |
dc.source.none.fl_str_mv |
Momento - Diálogos em Educação; Vol. 24 No. 1 (2015); 139-150 Momento - Diálogos em Educação; v. 24 n. 1 (2015); 139-150 2316-3100 reponame:Momento (Rio Grande. Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Momento (Rio Grande. Online) |
collection |
Momento (Rio Grande. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||momento.educacao@furg.br |
_version_ |
1798944870246645760 |