Formação continuada com professoras alfabetizadoras de jovens e adultos: uma experiência para ser compartilhada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Legemann Oliveira, Marli Pardo
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Schwartz, Suzana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Práxis Educacional (Online)
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/912
Resumo: A formação continuada das professoras alfabetizadoras na educação de jovens e adultos enfocando a prática do docente dessa modalidade de ensino foi o tema que norteou esse projeto de intervenção elaborado no âmbito do Mestrado Profissional em Educação. A intervenção se justificou devido aos elevados índices de não aprendizagem, reprovação e evasão nas turmas de alfabetização no contexto em que foi desenvolvido o projeto. O objetivo geral foi o de construir coletivamente um espaço de formação continuada com as professoras alfabetizadoras da EJA, para que nele fossem socializadas, analisadas e compreendidas as práticas alfabetizadoras, na busca de um referencial metodológico para ensinar a ler e a escrever todos os alunos. A constituição desse grupo de estudos contribuiu para mudanças na abordagem pedagógica utilizada nas salas de aula; o espaço de interlocução foi constituído, dele emergiu um planejamento flexível abrangendo estratégias para oportunizar que os alunos pensem sobre a leitura e a escrita, elaborando e testando hipóteses com base em seu conhecimento prévio. Na continuidade, pretendemos acompanhar as ações propostas no planejamento, analisando criticamente as estratégias didáticas desenvolvidas, articuladas com o acompanhamento das aprendizagens dos alunos.
id UESB-7_f175a8204155286a042fab92812537cb
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/912
network_acronym_str UESB-7
network_name_str Práxis Educacional (Online)
repository_id_str
spelling Formação continuada com professoras alfabetizadoras de jovens e adultos: uma experiência para ser compartilhadaAlfabetizaçãoFormação de professoresProcessos de ensino e de aprendizagemA formação continuada das professoras alfabetizadoras na educação de jovens e adultos enfocando a prática do docente dessa modalidade de ensino foi o tema que norteou esse projeto de intervenção elaborado no âmbito do Mestrado Profissional em Educação. A intervenção se justificou devido aos elevados índices de não aprendizagem, reprovação e evasão nas turmas de alfabetização no contexto em que foi desenvolvido o projeto. O objetivo geral foi o de construir coletivamente um espaço de formação continuada com as professoras alfabetizadoras da EJA, para que nele fossem socializadas, analisadas e compreendidas as práticas alfabetizadoras, na busca de um referencial metodológico para ensinar a ler e a escrever todos os alunos. A constituição desse grupo de estudos contribuiu para mudanças na abordagem pedagógica utilizada nas salas de aula; o espaço de interlocução foi constituído, dele emergiu um planejamento flexível abrangendo estratégias para oportunizar que os alunos pensem sobre a leitura e a escrita, elaborando e testando hipóteses com base em seu conhecimento prévio. Na continuidade, pretendemos acompanhar as ações propostas no planejamento, analisando criticamente as estratégias didáticas desenvolvidas, articuladas com o acompanhamento das aprendizagens dos alunos.Edições UESB2015-09-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/912Práxis Educacional; v. 12 n. 23 (2016): Esporte, Lazer e Educação; 199-222Práxis Educacional; Vol. 12 Núm. 23 (2016): Esporte, Lazer e Educação; 199-222Práxis Educacional; Vol. 12 No. 23 (2016): Esporte, Lazer e Educação; 199-2222178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/912/776Legemann Oliveira, Marli PardoSchwartz, Suzanainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-22T23:06:50Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/912Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T23:06:50Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação continuada com professoras alfabetizadoras de jovens e adultos: uma experiência para ser compartilhada
title Formação continuada com professoras alfabetizadoras de jovens e adultos: uma experiência para ser compartilhada
spellingShingle Formação continuada com professoras alfabetizadoras de jovens e adultos: uma experiência para ser compartilhada
Legemann Oliveira, Marli Pardo
Alfabetização
Formação de professores
Processos de ensino e de aprendizagem
title_short Formação continuada com professoras alfabetizadoras de jovens e adultos: uma experiência para ser compartilhada
title_full Formação continuada com professoras alfabetizadoras de jovens e adultos: uma experiência para ser compartilhada
title_fullStr Formação continuada com professoras alfabetizadoras de jovens e adultos: uma experiência para ser compartilhada
title_full_unstemmed Formação continuada com professoras alfabetizadoras de jovens e adultos: uma experiência para ser compartilhada
title_sort Formação continuada com professoras alfabetizadoras de jovens e adultos: uma experiência para ser compartilhada
author Legemann Oliveira, Marli Pardo
author_facet Legemann Oliveira, Marli Pardo
Schwartz, Suzana
author_role author
author2 Schwartz, Suzana
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Legemann Oliveira, Marli Pardo
Schwartz, Suzana
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização
Formação de professores
Processos de ensino e de aprendizagem
topic Alfabetização
Formação de professores
Processos de ensino e de aprendizagem
description A formação continuada das professoras alfabetizadoras na educação de jovens e adultos enfocando a prática do docente dessa modalidade de ensino foi o tema que norteou esse projeto de intervenção elaborado no âmbito do Mestrado Profissional em Educação. A intervenção se justificou devido aos elevados índices de não aprendizagem, reprovação e evasão nas turmas de alfabetização no contexto em que foi desenvolvido o projeto. O objetivo geral foi o de construir coletivamente um espaço de formação continuada com as professoras alfabetizadoras da EJA, para que nele fossem socializadas, analisadas e compreendidas as práticas alfabetizadoras, na busca de um referencial metodológico para ensinar a ler e a escrever todos os alunos. A constituição desse grupo de estudos contribuiu para mudanças na abordagem pedagógica utilizada nas salas de aula; o espaço de interlocução foi constituído, dele emergiu um planejamento flexível abrangendo estratégias para oportunizar que os alunos pensem sobre a leitura e a escrita, elaborando e testando hipóteses com base em seu conhecimento prévio. Na continuidade, pretendemos acompanhar as ações propostas no planejamento, analisando criticamente as estratégias didáticas desenvolvidas, articuladas com o acompanhamento das aprendizagens dos alunos.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/912
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/912
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/912/776
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Práxis Educacional; v. 12 n. 23 (2016): Esporte, Lazer e Educação; 199-222
Práxis Educacional; Vol. 12 Núm. 23 (2016): Esporte, Lazer e Educação; 199-222
Práxis Educacional; Vol. 12 No. 23 (2016): Esporte, Lazer e Educação; 199-222
2178-2679
1809-0249
reponame:Práxis Educacional (Online)
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Práxis Educacional (Online)
collection Práxis Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv praxisedu@uesb.edu.br||
_version_ 1797068816465788928