Formação continuada com professoras alfabetizadoras de jovens e adultos: uma experiência para ser compartilhada
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Práxis Educacional (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/912 |
Resumo: | A formação continuada das professoras alfabetizadoras na educação de jovens e adultos enfocando a prática do docente dessa modalidade de ensino foi o tema que norteou esse projeto de intervenção elaborado no âmbito do Mestrado Profissional em Educação. A intervenção se justificou devido aos elevados índices de não aprendizagem, reprovação e evasão nas turmas de alfabetização no contexto em que foi desenvolvido o projeto. O objetivo geral foi o de construir coletivamente um espaço de formação continuada com as professoras alfabetizadoras da EJA, para que nele fossem socializadas, analisadas e compreendidas as práticas alfabetizadoras, na busca de um referencial metodológico para ensinar a ler e a escrever todos os alunos. A constituição desse grupo de estudos contribuiu para mudanças na abordagem pedagógica utilizada nas salas de aula; o espaço de interlocução foi constituído, dele emergiu um planejamento flexível abrangendo estratégias para oportunizar que os alunos pensem sobre a leitura e a escrita, elaborando e testando hipóteses com base em seu conhecimento prévio. Na continuidade, pretendemos acompanhar as ações propostas no planejamento, analisando criticamente as estratégias didáticas desenvolvidas, articuladas com o acompanhamento das aprendizagens dos alunos. |
id |
UESB-7_f175a8204155286a042fab92812537cb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/912 |
network_acronym_str |
UESB-7 |
network_name_str |
Práxis Educacional (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação continuada com professoras alfabetizadoras de jovens e adultos: uma experiência para ser compartilhadaAlfabetizaçãoFormação de professoresProcessos de ensino e de aprendizagemA formação continuada das professoras alfabetizadoras na educação de jovens e adultos enfocando a prática do docente dessa modalidade de ensino foi o tema que norteou esse projeto de intervenção elaborado no âmbito do Mestrado Profissional em Educação. A intervenção se justificou devido aos elevados índices de não aprendizagem, reprovação e evasão nas turmas de alfabetização no contexto em que foi desenvolvido o projeto. O objetivo geral foi o de construir coletivamente um espaço de formação continuada com as professoras alfabetizadoras da EJA, para que nele fossem socializadas, analisadas e compreendidas as práticas alfabetizadoras, na busca de um referencial metodológico para ensinar a ler e a escrever todos os alunos. A constituição desse grupo de estudos contribuiu para mudanças na abordagem pedagógica utilizada nas salas de aula; o espaço de interlocução foi constituído, dele emergiu um planejamento flexível abrangendo estratégias para oportunizar que os alunos pensem sobre a leitura e a escrita, elaborando e testando hipóteses com base em seu conhecimento prévio. Na continuidade, pretendemos acompanhar as ações propostas no planejamento, analisando criticamente as estratégias didáticas desenvolvidas, articuladas com o acompanhamento das aprendizagens dos alunos.Edições UESB2015-09-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/912Práxis Educacional; v. 12 n. 23 (2016): Esporte, Lazer e Educação; 199-222Práxis Educacional; Vol. 12 Núm. 23 (2016): Esporte, Lazer e Educação; 199-222Práxis Educacional; Vol. 12 No. 23 (2016): Esporte, Lazer e Educação; 199-2222178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/912/776Legemann Oliveira, Marli PardoSchwartz, Suzanainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-22T23:06:50Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/912Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T23:06:50Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação continuada com professoras alfabetizadoras de jovens e adultos: uma experiência para ser compartilhada |
title |
Formação continuada com professoras alfabetizadoras de jovens e adultos: uma experiência para ser compartilhada |
spellingShingle |
Formação continuada com professoras alfabetizadoras de jovens e adultos: uma experiência para ser compartilhada Legemann Oliveira, Marli Pardo Alfabetização Formação de professores Processos de ensino e de aprendizagem |
title_short |
Formação continuada com professoras alfabetizadoras de jovens e adultos: uma experiência para ser compartilhada |
title_full |
Formação continuada com professoras alfabetizadoras de jovens e adultos: uma experiência para ser compartilhada |
title_fullStr |
Formação continuada com professoras alfabetizadoras de jovens e adultos: uma experiência para ser compartilhada |
title_full_unstemmed |
Formação continuada com professoras alfabetizadoras de jovens e adultos: uma experiência para ser compartilhada |
title_sort |
Formação continuada com professoras alfabetizadoras de jovens e adultos: uma experiência para ser compartilhada |
author |
Legemann Oliveira, Marli Pardo |
author_facet |
Legemann Oliveira, Marli Pardo Schwartz, Suzana |
author_role |
author |
author2 |
Schwartz, Suzana |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Legemann Oliveira, Marli Pardo Schwartz, Suzana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Alfabetização Formação de professores Processos de ensino e de aprendizagem |
topic |
Alfabetização Formação de professores Processos de ensino e de aprendizagem |
description |
A formação continuada das professoras alfabetizadoras na educação de jovens e adultos enfocando a prática do docente dessa modalidade de ensino foi o tema que norteou esse projeto de intervenção elaborado no âmbito do Mestrado Profissional em Educação. A intervenção se justificou devido aos elevados índices de não aprendizagem, reprovação e evasão nas turmas de alfabetização no contexto em que foi desenvolvido o projeto. O objetivo geral foi o de construir coletivamente um espaço de formação continuada com as professoras alfabetizadoras da EJA, para que nele fossem socializadas, analisadas e compreendidas as práticas alfabetizadoras, na busca de um referencial metodológico para ensinar a ler e a escrever todos os alunos. A constituição desse grupo de estudos contribuiu para mudanças na abordagem pedagógica utilizada nas salas de aula; o espaço de interlocução foi constituído, dele emergiu um planejamento flexível abrangendo estratégias para oportunizar que os alunos pensem sobre a leitura e a escrita, elaborando e testando hipóteses com base em seu conhecimento prévio. Na continuidade, pretendemos acompanhar as ações propostas no planejamento, analisando criticamente as estratégias didáticas desenvolvidas, articuladas com o acompanhamento das aprendizagens dos alunos. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-09-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/912 |
url |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/912 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/912/776 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Práxis Educacional; v. 12 n. 23 (2016): Esporte, Lazer e Educação; 199-222 Práxis Educacional; Vol. 12 Núm. 23 (2016): Esporte, Lazer e Educação; 199-222 Práxis Educacional; Vol. 12 No. 23 (2016): Esporte, Lazer e Educação; 199-222 2178-2679 1809-0249 reponame:Práxis Educacional (Online) instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) instacron:UESB |
instname_str |
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
instacron_str |
UESB |
institution |
UESB |
reponame_str |
Práxis Educacional (Online) |
collection |
Práxis Educacional (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
repository.mail.fl_str_mv |
praxisedu@uesb.edu.br|| |
_version_ |
1797068816465788928 |