INTERAÇÃO ENTRE ALUNOS E PROFESSORES EM CURSOS TÉCNICOS A DISTÂNCIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borges, Rosimeire Aparecida Soares
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Mesquita, Vânia dos Santos, Miranda, Gilmar dos Santos Sousa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Momento (Rio Grande. Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/momento/article/view/9051
Resumo: Este estudo teve por objetivo investigar as concepções de professores em relação à interação entre professor e aluno em cursos técnicos profissionalizantes, na modalidade Educação a Distância (EaD), ofertados por Institutos Federais de Educação em Minas Gerais. De caráter exploratório e quanti-qualitativo, a pesquisa contou com a aplicação de dois questionários a trinta professores desses cursos. Os resultados mostram que na concepção desses professores existe a interação professor e aluno. No entanto, verifica-se a não utilização por parte dos pesquisados de ferramentas tecnológicas do Moodle direcionadas a promover essa interação, e que o papel do docente nesses cursos EaD, muitas vezes, é desempenhado pelo tutor, o que indica ser essa interação ainda incipiente. Ações dos professores desses cursos técnicos EaD no sentido de promover a interação professor e aluno podem contribuir para uma educação de qualidade frente aos avanços tecnológicos e uma formação mais humana do aluno.
id FURG-2_15b8e549d7806121a76536f6d0fbce75
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.furg.br:article/9051
network_acronym_str FURG-2
network_name_str Momento (Rio Grande. Online)
repository_id_str
spelling INTERAÇÃO ENTRE ALUNOS E PROFESSORES EM CURSOS TÉCNICOS A DISTÂNCIAAmbientes virtuais de aprendizagemeducação a distânciainteração professor alunoInteração professor e aluno em cursos técnicos EadEste estudo teve por objetivo investigar as concepções de professores em relação à interação entre professor e aluno em cursos técnicos profissionalizantes, na modalidade Educação a Distância (EaD), ofertados por Institutos Federais de Educação em Minas Gerais. De caráter exploratório e quanti-qualitativo, a pesquisa contou com a aplicação de dois questionários a trinta professores desses cursos. Os resultados mostram que na concepção desses professores existe a interação professor e aluno. No entanto, verifica-se a não utilização por parte dos pesquisados de ferramentas tecnológicas do Moodle direcionadas a promover essa interação, e que o papel do docente nesses cursos EaD, muitas vezes, é desempenhado pelo tutor, o que indica ser essa interação ainda incipiente. Ações dos professores desses cursos técnicos EaD no sentido de promover a interação professor e aluno podem contribuir para uma educação de qualidade frente aos avanços tecnológicos e uma formação mais humana do aluno.Universidade Federal do Rio Grande2020-12-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/905110.14295/momento.v29i2.9051Momento - Diálogos em Educação; Vol. 29 No. 2 (2020)Momento - Diálogos em Educação; v. 29 n. 2 (2020)2316-3100reponame:Momento (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/9051/8320Copyright (c) 2020 Momento - Diálogos em Educaçãohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBorges, Rosimeire Aparecida SoaresMesquita, Vânia dos SantosMiranda, Gilmar dos Santos Sousa2020-12-04T20:02:14Zoai:ojs.periodicos.furg.br:article/9051Revistahttps://periodicos.furg.br/momentoPUBhttps://periodicos.furg.br/momento/oai||momento.educacao@furg.br2316-31000102-2717opendoar:2020-12-04T20:02:14Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv INTERAÇÃO ENTRE ALUNOS E PROFESSORES EM CURSOS TÉCNICOS A DISTÂNCIA
title INTERAÇÃO ENTRE ALUNOS E PROFESSORES EM CURSOS TÉCNICOS A DISTÂNCIA
spellingShingle INTERAÇÃO ENTRE ALUNOS E PROFESSORES EM CURSOS TÉCNICOS A DISTÂNCIA
Borges, Rosimeire Aparecida Soares
Ambientes virtuais de aprendizagem
educação a distância
interação professor aluno
Interação professor e aluno em cursos técnicos Ead
title_short INTERAÇÃO ENTRE ALUNOS E PROFESSORES EM CURSOS TÉCNICOS A DISTÂNCIA
title_full INTERAÇÃO ENTRE ALUNOS E PROFESSORES EM CURSOS TÉCNICOS A DISTÂNCIA
title_fullStr INTERAÇÃO ENTRE ALUNOS E PROFESSORES EM CURSOS TÉCNICOS A DISTÂNCIA
title_full_unstemmed INTERAÇÃO ENTRE ALUNOS E PROFESSORES EM CURSOS TÉCNICOS A DISTÂNCIA
title_sort INTERAÇÃO ENTRE ALUNOS E PROFESSORES EM CURSOS TÉCNICOS A DISTÂNCIA
author Borges, Rosimeire Aparecida Soares
author_facet Borges, Rosimeire Aparecida Soares
Mesquita, Vânia dos Santos
Miranda, Gilmar dos Santos Sousa
author_role author
author2 Mesquita, Vânia dos Santos
Miranda, Gilmar dos Santos Sousa
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Borges, Rosimeire Aparecida Soares
Mesquita, Vânia dos Santos
Miranda, Gilmar dos Santos Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv Ambientes virtuais de aprendizagem
educação a distância
interação professor aluno
Interação professor e aluno em cursos técnicos Ead
topic Ambientes virtuais de aprendizagem
educação a distância
interação professor aluno
Interação professor e aluno em cursos técnicos Ead
description Este estudo teve por objetivo investigar as concepções de professores em relação à interação entre professor e aluno em cursos técnicos profissionalizantes, na modalidade Educação a Distância (EaD), ofertados por Institutos Federais de Educação em Minas Gerais. De caráter exploratório e quanti-qualitativo, a pesquisa contou com a aplicação de dois questionários a trinta professores desses cursos. Os resultados mostram que na concepção desses professores existe a interação professor e aluno. No entanto, verifica-se a não utilização por parte dos pesquisados de ferramentas tecnológicas do Moodle direcionadas a promover essa interação, e que o papel do docente nesses cursos EaD, muitas vezes, é desempenhado pelo tutor, o que indica ser essa interação ainda incipiente. Ações dos professores desses cursos técnicos EaD no sentido de promover a interação professor e aluno podem contribuir para uma educação de qualidade frente aos avanços tecnológicos e uma formação mais humana do aluno.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/momento/article/view/9051
10.14295/momento.v29i2.9051
url https://periodicos.furg.br/momento/article/view/9051
identifier_str_mv 10.14295/momento.v29i2.9051
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/momento/article/view/9051/8320
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Momento - Diálogos em Educação
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Momento - Diálogos em Educação
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
dc.source.none.fl_str_mv Momento - Diálogos em Educação; Vol. 29 No. 2 (2020)
Momento - Diálogos em Educação; v. 29 n. 2 (2020)
2316-3100
reponame:Momento (Rio Grande. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Momento (Rio Grande. Online)
collection Momento (Rio Grande. Online)
repository.name.fl_str_mv Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv ||momento.educacao@furg.br
_version_ 1798944871257473024