Nenhum a menos: tramas entre o cinema, a educação e o currículo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Berino, Aristóteles
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Silva Soares, Maria da Conceição
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Momento (Rio Grande. Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/momento/article/view/6118
Resumo: Com esse ensaio, nos propomos a problematizar as noções de ensino e de educação, muitas vezes tomadas como indistintas nos textos de políticas públicas para a área, a partir de uma conversa com o filme Nenhum a menos, de Zhang Yimou, e considerando que a criação de currículos acontece nos cotidianos das escolas. Na trilha de pensamento que construímos para abordar a questão, analisamos processos curriculares apresentados no filme e defendemos que várias concepções, valores e apostas sobre o que é/deveria ser o ensino, a educação e o papel do professor circulam e embaralham-se tanto na narrativa cinematográfica como nos múltiplos contextos cotidianos das escolas que temos pesquisado. Mas do que lugar de consensos, os currículos praticados constituem espaçostempos de disputas, de negociações e de produção de sentidos e significados.
id FURG-2_1f08c2b024a68b22a589e914f6e7a37f
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.furg.br:article/6118
network_acronym_str FURG-2
network_name_str Momento (Rio Grande. Online)
repository_id_str
spelling Nenhum a menos: tramas entre o cinema, a educação e o currículoNarrativas cinematográficascotidianos das escolasprodução de sentidosprocessos curricularesCom esse ensaio, nos propomos a problematizar as noções de ensino e de educação, muitas vezes tomadas como indistintas nos textos de políticas públicas para a área, a partir de uma conversa com o filme Nenhum a menos, de Zhang Yimou, e considerando que a criação de currículos acontece nos cotidianos das escolas. Na trilha de pensamento que construímos para abordar a questão, analisamos processos curriculares apresentados no filme e defendemos que várias concepções, valores e apostas sobre o que é/deveria ser o ensino, a educação e o papel do professor circulam e embaralham-se tanto na narrativa cinematográfica como nos múltiplos contextos cotidianos das escolas que temos pesquisado. Mas do que lugar de consensos, os currículos praticados constituem espaçostempos de disputas, de negociações e de produção de sentidos e significados.Universidade Federal do Rio Grande2016-10-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/6118Momento - Diálogos em Educação; Vol. 25 No. 1 (2016); 187-204Momento - Diálogos em Educação; v. 25 n. 1 (2016); 187-2042316-3100reponame:Momento (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/6118/3933Copyright (c) 2016 Momento - Diálogos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessBerino, AristótelesSilva Soares, Maria da Conceição2018-05-08T14:47:36Zoai:ojs.periodicos.furg.br:article/6118Revistahttps://periodicos.furg.br/momentoPUBhttps://periodicos.furg.br/momento/oai||momento.educacao@furg.br2316-31000102-2717opendoar:2018-05-08T14:47:36Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Nenhum a menos: tramas entre o cinema, a educação e o currículo
title Nenhum a menos: tramas entre o cinema, a educação e o currículo
spellingShingle Nenhum a menos: tramas entre o cinema, a educação e o currículo
Berino, Aristóteles
Narrativas cinematográficas
cotidianos das escolas
produção de sentidos
processos curriculares
title_short Nenhum a menos: tramas entre o cinema, a educação e o currículo
title_full Nenhum a menos: tramas entre o cinema, a educação e o currículo
title_fullStr Nenhum a menos: tramas entre o cinema, a educação e o currículo
title_full_unstemmed Nenhum a menos: tramas entre o cinema, a educação e o currículo
title_sort Nenhum a menos: tramas entre o cinema, a educação e o currículo
author Berino, Aristóteles
author_facet Berino, Aristóteles
Silva Soares, Maria da Conceição
author_role author
author2 Silva Soares, Maria da Conceição
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Berino, Aristóteles
Silva Soares, Maria da Conceição
dc.subject.por.fl_str_mv Narrativas cinematográficas
cotidianos das escolas
produção de sentidos
processos curriculares
topic Narrativas cinematográficas
cotidianos das escolas
produção de sentidos
processos curriculares
description Com esse ensaio, nos propomos a problematizar as noções de ensino e de educação, muitas vezes tomadas como indistintas nos textos de políticas públicas para a área, a partir de uma conversa com o filme Nenhum a menos, de Zhang Yimou, e considerando que a criação de currículos acontece nos cotidianos das escolas. Na trilha de pensamento que construímos para abordar a questão, analisamos processos curriculares apresentados no filme e defendemos que várias concepções, valores e apostas sobre o que é/deveria ser o ensino, a educação e o papel do professor circulam e embaralham-se tanto na narrativa cinematográfica como nos múltiplos contextos cotidianos das escolas que temos pesquisado. Mas do que lugar de consensos, os currículos praticados constituem espaçostempos de disputas, de negociações e de produção de sentidos e significados.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-10-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/momento/article/view/6118
url https://periodicos.furg.br/momento/article/view/6118
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/momento/article/view/6118/3933
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Momento - Diálogos em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Momento - Diálogos em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
dc.source.none.fl_str_mv Momento - Diálogos em Educação; Vol. 25 No. 1 (2016); 187-204
Momento - Diálogos em Educação; v. 25 n. 1 (2016); 187-204
2316-3100
reponame:Momento (Rio Grande. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Momento (Rio Grande. Online)
collection Momento (Rio Grande. Online)
repository.name.fl_str_mv Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv ||momento.educacao@furg.br
_version_ 1798944870303268864