Nenhum a menos: tramas entre o cinema, a educação e o currículo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Momento (Rio Grande. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/momento/article/view/6118 |
Resumo: | Com esse ensaio, nos propomos a problematizar as noções de ensino e de educação, muitas vezes tomadas como indistintas nos textos de políticas públicas para a área, a partir de uma conversa com o filme Nenhum a menos, de Zhang Yimou, e considerando que a criação de currículos acontece nos cotidianos das escolas. Na trilha de pensamento que construímos para abordar a questão, analisamos processos curriculares apresentados no filme e defendemos que várias concepções, valores e apostas sobre o que é/deveria ser o ensino, a educação e o papel do professor circulam e embaralham-se tanto na narrativa cinematográfica como nos múltiplos contextos cotidianos das escolas que temos pesquisado. Mas do que lugar de consensos, os currículos praticados constituem espaçostempos de disputas, de negociações e de produção de sentidos e significados. |
id |
FURG-2_8c9abb2e8c413e9815a364f4a337b9b1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/6118 |
network_acronym_str |
FURG-2 |
network_name_str |
Momento (Rio Grande. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Nenhum a menos: tramas entre o cinema, a educação e o currículoNarrativas cinematográficascotidianos das escolasprodução de sentidosprocessos curricularesCom esse ensaio, nos propomos a problematizar as noções de ensino e de educação, muitas vezes tomadas como indistintas nos textos de políticas públicas para a área, a partir de uma conversa com o filme Nenhum a menos, de Zhang Yimou, e considerando que a criação de currículos acontece nos cotidianos das escolas. Na trilha de pensamento que construímos para abordar a questão, analisamos processos curriculares apresentados no filme e defendemos que várias concepções, valores e apostas sobre o que é/deveria ser o ensino, a educação e o papel do professor circulam e embaralham-se tanto na narrativa cinematográfica como nos múltiplos contextos cotidianos das escolas que temos pesquisado. Mas do que lugar de consensos, os currículos praticados constituem espaçostempos de disputas, de negociações e de produção de sentidos e significados.Universidade Federal do Rio Grande2016-10-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/6118Momento - Diálogos em Educação; Vol. 25 No. 1 (2016); 187-204Momento - Diálogos em Educação; v. 25 n. 1 (2016); 187-2042316-3100reponame:Momento (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/6118/3933Copyright (c) 2016 Momento - Diálogos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessBerino, AristótelesSilva Soares, Maria da Conceição2018-05-08T14:47:36Zoai:periodicos.furg.br:article/6118Revistahttps://periodicos.furg.br/momentoPUBhttps://periodicos.furg.br/momento/oai||momento.educacao@furg.br2316-31000102-2717opendoar:2018-05-08T14:47:36Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Nenhum a menos: tramas entre o cinema, a educação e o currículo |
title |
Nenhum a menos: tramas entre o cinema, a educação e o currículo |
spellingShingle |
Nenhum a menos: tramas entre o cinema, a educação e o currículo Berino, Aristóteles Narrativas cinematográficas cotidianos das escolas produção de sentidos processos curriculares |
title_short |
Nenhum a menos: tramas entre o cinema, a educação e o currículo |
title_full |
Nenhum a menos: tramas entre o cinema, a educação e o currículo |
title_fullStr |
Nenhum a menos: tramas entre o cinema, a educação e o currículo |
title_full_unstemmed |
Nenhum a menos: tramas entre o cinema, a educação e o currículo |
title_sort |
Nenhum a menos: tramas entre o cinema, a educação e o currículo |
author |
Berino, Aristóteles |
author_facet |
Berino, Aristóteles Silva Soares, Maria da Conceição |
author_role |
author |
author2 |
Silva Soares, Maria da Conceição |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Berino, Aristóteles Silva Soares, Maria da Conceição |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Narrativas cinematográficas cotidianos das escolas produção de sentidos processos curriculares |
topic |
Narrativas cinematográficas cotidianos das escolas produção de sentidos processos curriculares |
description |
Com esse ensaio, nos propomos a problematizar as noções de ensino e de educação, muitas vezes tomadas como indistintas nos textos de políticas públicas para a área, a partir de uma conversa com o filme Nenhum a menos, de Zhang Yimou, e considerando que a criação de currículos acontece nos cotidianos das escolas. Na trilha de pensamento que construímos para abordar a questão, analisamos processos curriculares apresentados no filme e defendemos que várias concepções, valores e apostas sobre o que é/deveria ser o ensino, a educação e o papel do professor circulam e embaralham-se tanto na narrativa cinematográfica como nos múltiplos contextos cotidianos das escolas que temos pesquisado. Mas do que lugar de consensos, os currículos praticados constituem espaçostempos de disputas, de negociações e de produção de sentidos e significados. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-10-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/6118 |
url |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/6118 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/6118/3933 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Momento - Diálogos em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Momento - Diálogos em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande |
dc.source.none.fl_str_mv |
Momento - Diálogos em Educação; Vol. 25 No. 1 (2016); 187-204 Momento - Diálogos em Educação; v. 25 n. 1 (2016); 187-204 2316-3100 reponame:Momento (Rio Grande. Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Momento (Rio Grande. Online) |
collection |
Momento (Rio Grande. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||momento.educacao@furg.br |
_version_ |
1775493249483407360 |