A ESCOLA NO PÓS-PANDEMIA: desinvibilização curricular a partir das mídias
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Communitas |
Texto Completo: | https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6321 |
Resumo: | O artigo discute a produção audiovisual de currículos no período do pós-covid, na perspectiva da criação cotidiana (OLIVEIRA, 2012) dos praticantes (CERTEAU, 20013) de uma escola pública localizada na periferia de um município da região metropolitana do estado do Rio de Janeiro, como modo de divulgação dos conhecimentos criados pelos sujeitos da escola e como possível caminho para a formação contínua de professores (REIS, 2013). O texto se articula teóricometodológico[1] ao campo de pesquisas dos cotidianos e do paradigma indiciário (GINZUBURG, 2008). A investigação está vinculada ao projeto de extensão Conversas entre professores: alteridades e singularidades – CoNpas, da Universidade do estado do Rio de Janeiro – UERJ. [1] Aprendemos com os estudiosos do cotidiano a juntar palavras na intenção de inventar novos significados: “princípio da juntabilidade”, que concede sentido e significado diferentes dos usuais, quando de sua separação (ALVES, 2001). |
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A ESCOLA NO PÓS-PANDEMIA: desinvibilização curricular a partir das mídiascotidiano escolar; narrativa; currículo; redes sociaisO artigo discute a produção audiovisual de currículos no período do pós-covid, na perspectiva da criação cotidiana (OLIVEIRA, 2012) dos praticantes (CERTEAU, 20013) de uma escola pública localizada na periferia de um município da região metropolitana do estado do Rio de Janeiro, como modo de divulgação dos conhecimentos criados pelos sujeitos da escola e como possível caminho para a formação contínua de professores (REIS, 2013). O texto se articula teóricometodológico[1] ao campo de pesquisas dos cotidianos e do paradigma indiciário (GINZUBURG, 2008). A investigação está vinculada ao projeto de extensão Conversas entre professores: alteridades e singularidades – CoNpas, da Universidade do estado do Rio de Janeiro – UERJ. [1] Aprendemos com os estudiosos do cotidiano a juntar palavras na intenção de inventar novos significados: “princípio da juntabilidade”, que concede sentido e significado diferentes dos usuais, quando de sua separação (ALVES, 2001). Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC2023-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/632110.29327/268346.7.17-5Communitas; v. 7 n. 17 (2023): EDUCAÇÃO EM MÚLTIPLOS CONTEXTOS E LINGUAGENS; 58-68Communitas; Vol. 7 No. 17 (2023): EDUCAÇÃO EM MÚLTIPLOS CONTEXTOS E LINGUAGENS; 58-68Revista Communitas; ##issue.vol## 7 ##issue.no## 17 (2023): EDUCAÇÃO EM MÚLTIPLOS CONTEXTOS E LINGUAGENS; 58-682526-597010.29327/268346.7.17reponame:Communitasinstname:Universidade Federal do Acre (UFAC)instacron:UFACporhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6321/4367Copyright (c) 2023 Communitashttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessEmilião, Soymara2024-01-22T18:37:11Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6321Revistahttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITASPUBhttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITAS/oairevistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br2526-59702526-5970opendoar:2024-01-22T18:37:11Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC)false |
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