INTERNACIONALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: RELATO DE MOBILIDADE ACADÊMICA E EXPERIÊNCIA FORMATIVA A PARTIR DO DIÁRIO DE REGISTROS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernanda Seidel Vorpagel
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Cláudia da Silva Cousin, Leidy Gabriela Ariza Ariza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Momento (Rio Grande. Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/momento/article/view/12457
Resumo: O texto apresenta uma discussão sobre os fenômenos da Internacionalização na Educação Superior, a partir de revisão bibliográfica em periódicos da área de educação e relato de experiência de mobilidade acadêmica internacional, realizado na Colômbia, na Universidade “Y”[1]. A mobilidade discente foi oportunizada por meio do edital de seleção interna do Programa de Pós-Graduação “Z”, da Universidade “X”, Brasil. O intercâmbio teve a duração de um mês e foi realizado no primeiro ano do mestrado. A vivência dessa mobilidade possibilita a articulação com o problema de pesquisa da mestranda, a saber, “o que é isso que se mostra de Educação Ambiental crítica e transformadora nas escolas da educação básica?” - para com outro lugar socioespacial, oportunizando adensar a discussão dos aspectos intrínsecos à pesquisa. Como modo de re(significar) a experiência se aposta no diário de registros, que evidencia que para além da academia, a mobilidade promove a formação pessoal. Espera-se, a partir do texto, estimular e intensificar a mobilidade internacional, especialmente na graduação e na Pós-Graduação.
id FURG-2_23588fa9b08974715b8fbc4f6e691c99
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/12457
network_acronym_str FURG-2
network_name_str Momento (Rio Grande. Online)
repository_id_str
spelling INTERNACIONALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: RELATO DE MOBILIDADE ACADÊMICA E EXPERIÊNCIA FORMATIVA A PARTIR DO DIÁRIO DE REGISTROSO texto apresenta uma discussão sobre os fenômenos da Internacionalização na Educação Superior, a partir de revisão bibliográfica em periódicos da área de educação e relato de experiência de mobilidade acadêmica internacional, realizado na Colômbia, na Universidade “Y”[1]. A mobilidade discente foi oportunizada por meio do edital de seleção interna do Programa de Pós-Graduação “Z”, da Universidade “X”, Brasil. O intercâmbio teve a duração de um mês e foi realizado no primeiro ano do mestrado. A vivência dessa mobilidade possibilita a articulação com o problema de pesquisa da mestranda, a saber, “o que é isso que se mostra de Educação Ambiental crítica e transformadora nas escolas da educação básica?” - para com outro lugar socioespacial, oportunizando adensar a discussão dos aspectos intrínsecos à pesquisa. Como modo de re(significar) a experiência se aposta no diário de registros, que evidencia que para além da academia, a mobilidade promove a formação pessoal. Espera-se, a partir do texto, estimular e intensificar a mobilidade internacional, especialmente na graduação e na Pós-Graduação.Universidade Federal do Rio Grande2021-05-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/1245710.14295/momento.v29i3.12457Momento - Diálogos em Educação; Vol. 29 No. 3 (2020)Momento - Diálogos em Educação; v. 29 n. 3 (2020)2316-3100reponame:Momento (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/12457/8733Copyright (c) 2021 Momento - Diálogos em Educaçãohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFernanda Seidel VorpagelCláudia da Silva CousinLeidy Gabriela Ariza Ariza2021-05-04T20:52:30Zoai:periodicos.furg.br:article/12457Revistahttps://periodicos.furg.br/momentoPUBhttps://periodicos.furg.br/momento/oai||momento.educacao@furg.br2316-31000102-2717opendoar:2021-05-04T20:52:30Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv INTERNACIONALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: RELATO DE MOBILIDADE ACADÊMICA E EXPERIÊNCIA FORMATIVA A PARTIR DO DIÁRIO DE REGISTROS
title INTERNACIONALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: RELATO DE MOBILIDADE ACADÊMICA E EXPERIÊNCIA FORMATIVA A PARTIR DO DIÁRIO DE REGISTROS
spellingShingle INTERNACIONALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: RELATO DE MOBILIDADE ACADÊMICA E EXPERIÊNCIA FORMATIVA A PARTIR DO DIÁRIO DE REGISTROS
Fernanda Seidel Vorpagel
title_short INTERNACIONALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: RELATO DE MOBILIDADE ACADÊMICA E EXPERIÊNCIA FORMATIVA A PARTIR DO DIÁRIO DE REGISTROS
title_full INTERNACIONALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: RELATO DE MOBILIDADE ACADÊMICA E EXPERIÊNCIA FORMATIVA A PARTIR DO DIÁRIO DE REGISTROS
title_fullStr INTERNACIONALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: RELATO DE MOBILIDADE ACADÊMICA E EXPERIÊNCIA FORMATIVA A PARTIR DO DIÁRIO DE REGISTROS
title_full_unstemmed INTERNACIONALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: RELATO DE MOBILIDADE ACADÊMICA E EXPERIÊNCIA FORMATIVA A PARTIR DO DIÁRIO DE REGISTROS
title_sort INTERNACIONALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: RELATO DE MOBILIDADE ACADÊMICA E EXPERIÊNCIA FORMATIVA A PARTIR DO DIÁRIO DE REGISTROS
author Fernanda Seidel Vorpagel
author_facet Fernanda Seidel Vorpagel
Cláudia da Silva Cousin
Leidy Gabriela Ariza Ariza
author_role author
author2 Cláudia da Silva Cousin
Leidy Gabriela Ariza Ariza
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernanda Seidel Vorpagel
Cláudia da Silva Cousin
Leidy Gabriela Ariza Ariza
description O texto apresenta uma discussão sobre os fenômenos da Internacionalização na Educação Superior, a partir de revisão bibliográfica em periódicos da área de educação e relato de experiência de mobilidade acadêmica internacional, realizado na Colômbia, na Universidade “Y”[1]. A mobilidade discente foi oportunizada por meio do edital de seleção interna do Programa de Pós-Graduação “Z”, da Universidade “X”, Brasil. O intercâmbio teve a duração de um mês e foi realizado no primeiro ano do mestrado. A vivência dessa mobilidade possibilita a articulação com o problema de pesquisa da mestranda, a saber, “o que é isso que se mostra de Educação Ambiental crítica e transformadora nas escolas da educação básica?” - para com outro lugar socioespacial, oportunizando adensar a discussão dos aspectos intrínsecos à pesquisa. Como modo de re(significar) a experiência se aposta no diário de registros, que evidencia que para além da academia, a mobilidade promove a formação pessoal. Espera-se, a partir do texto, estimular e intensificar a mobilidade internacional, especialmente na graduação e na Pós-Graduação.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-05-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/momento/article/view/12457
10.14295/momento.v29i3.12457
url https://periodicos.furg.br/momento/article/view/12457
identifier_str_mv 10.14295/momento.v29i3.12457
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/momento/article/view/12457/8733
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Momento - Diálogos em Educação
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Momento - Diálogos em Educação
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
dc.source.none.fl_str_mv Momento - Diálogos em Educação; Vol. 29 No. 3 (2020)
Momento - Diálogos em Educação; v. 29 n. 3 (2020)
2316-3100
reponame:Momento (Rio Grande. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Momento (Rio Grande. Online)
collection Momento (Rio Grande. Online)
repository.name.fl_str_mv Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv ||momento.educacao@furg.br
_version_ 1775493250355822593